No que tange ao processo histórico da Educação Física na escola, assinale a afirmação verdadeira.
O Método Pilates, criado na Alemanha em 1920, foi implantado oficialmente no Brasil em 1999, após certificação de Romana Kryzanowska, ex-aluna de Joseph Pilates (CONFEF, 2004), por meio da seguinte profissional de educação física:
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.
A gênese da educação física brasileira recebeu forte influência dos métodos ginásticos europeus, que expressavam a cientificidade da educação física no Ocidente com base em princípios biológicos e positivistas.
“As concepções _________ e _________ da Educação Física consideravam a Educação Física como disciplina essencialmente prática, não necessitando, portanto, de uma fundamentação teórica que lhe desse suporte”. Preencha as lacunas corretamente.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.
A década de 1980 ficou conhecida como o período do movimento renovador do pensamento pedagógico da educação física, momento histórico em que se identificam severas críticas à ação pedagógica do professor centrada exclusivamente no esporte de rendimento e na aptidão física.
Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.
Nos primeiros anos da República, foi incluída em alguns estados brasileiros a ginástica nas escolas, espelhada nos métodos de alguns países europeus que seguiam uma linha mais higienista e militarista, ou seja, o exercício físico deveria ser utilizado para aquisição e manutenção da higiene física e moral, preparando os indivíduos fisicamente para o combate militar.
A constituição da educação física enquanto área de conhecimento no Brasil passou por alguns movimentos históricos importantes, que tiveram desdobramentos na formação de professores e no pensamento crítico da educação física escolar. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos históricos da educação física brasileira.
Na fase higienista da educação física no Brasil, a ideia era de desenvolver e aprimorar a aptidão física do indivíduo por meio da prática de ginástica. As aulas eram ministradas por instrutores do exército, sendo que os conteúdos eram elaborados por:
Sobre o histórico da educação física no Brasil,
assinale V(verdadeiro) e F(falso) :
( ) Nos anos 60 a Educação Física vive uma crise
existencial à procura de propósitos voltados à
sociedade
( ) Os anos 70, marcado pela ditadura militar, a
Educação Física era usada, não para fins educativos,
mas de propaganda do governo sendo todos os ramos
e níveis de ensino voltada para os esportes de alto
rendimento.
( ) Os anos 80 o processo ficou limitado ao
desenvolvimento das estruturas organizacionais e
administrativas específicas tais como: Divisão de
Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos.
( ) Nos anos 90 o esporte passa a ser visto como meio
de promoção à saúde acessível a todos manifestada de
três formas: esporte educação, esporte participação e
esporte performance.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
No Brasil, há três dimensões sociais do esporte que são legalmente definidas (lei nº 9.615/1998 – Lei Pelé). Assinale a opção que define identifica essas dimensões:
Sobre as tendências que permearam a história da Educação Física no Brasil segundo Ghiraldelli Junior (1998), complete as
informações abaixo e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência correta.
I) A tendência da Educação Física ______________ vislumbra a possibilidade e a necessidade de resolver o problema da saúde
pública pela educação. Para essa tendência, a Educação Física assume um papel fundamental na formação de homens e mulheres
sadios, fortes, dispostos à ação. A Educação Física age como protagonista num projeto de “assepsia social”.
II) A Educação Física na tendência ______________ assume o papel de colaborar no processo de seleção natural, eliminando os
fracos e premiando os fortes, no sentido de depuração da raça. A ginástica, o desporto, os jogos etc somente tem utilidade quando
contribuem para eliminação dos incapacitados fisicamente. A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada, constituem
a plataforma básica dessa tendência.
III) A tendência da Educação Física ______________ não está preocupada com a saúde pública, pois entende que tal questão não
pode ser discutida sem levar em conta a problemática da complexidade da organização social, política e econômica do país. Nessa
tendência, a Educação Física não se pretende disciplinadora, pois é, antes de tudo, ludicidade e cooperação.
IV) A Educação Física ______________ está a serviço de uma hierarquização e elitização social. Essa tendência apresenta como
principal objetivo a caracterização da competição e da superação individual como valores fundantes e desejados para uma
sociedade moderna. A ginástica, o esporte, o treinamento, os jogos recreativos etc ficam submetidos ao desporte de elite.
Sobre o contexto histórico e evolutivo que permeia a Educação Física, é correto afirmar:
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.
O princípio da coeducação corresponde ao fortalecimento da unidade do homem consigo mesmo, com o outro e com o mundo, desde que preservada a individualidade.
De acordo com os PCNs do Ensino Médio, faz parte do rol de habilidades e competências a serem desenvolvidas nesse segmento da educação básica:
“Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.”
O professor contribui especialmente para o desenvolvimento desse conjunto de ações quando propõe:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física estabelece eixos temáticos atuais e relevantes que irão se
relacionar com os eixos de conteúdos. Entre estes está o eixo
“Lazer e Trabalho”.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como possibilidades de lazer tanto no tempo escolar como
após este.
II. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprendizado sobre a importância do
controle do esforço físico e repouso durante o trabalho.
III. Os conteúdos da Educação Física devem ser incorporados
como forma de aprofundar e sistematizar as experiências
do “se movimentar”.
Assinale