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Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.

A necessária formação escolar contemporânea está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento de valores individuais e sociais. Por essa razão a produção do conhecimento na escola deve possibilitar ao aluno ser consciente, crítico e participativo. Dessa forma, ele poderá exercer seus direitos e deveres de forma mais responsável. Para isso, é preciso pensar a educação sob diferentes e novos pontos de vista, transformando as antigas práticas e buscando alternativas inovadoras. Assim, é correto afirmar que a escola deve preparar aluno para:

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

No final do século XX, o ensino de arte baseava-se essencialmente em uma pedagogia tradicional que privilegiava o domínio e a apreensão de técnicas, pois competia ao professor transmitir aos alunos instruções relacionadas com determinados padrões estéticos.

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.

No que se refere às regências, a estudante está equivocada, pois o período regencial foi de instabilidade política, evidenciada em rebeliões como a Sabinada, na Bahia, cujos líderes optaram por limitar a independência da região à menoridade de D. Pedro II.

Embora possua caráter aberto, o processo para realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes, tais como: 1- direitos humanos fundamentais. 2- reconhecimento e a valorização das diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência. 3- valores sociais mais restritos, como o respeito ao meio ambiente, o desenvolvimento de uma cultura de paz e a busca por relações humanas mais individualizadas. 4- legislação educacional brasileira. 5- conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância. Estão corretos apenas os itens:

As reformas na educação propostas pelo governo empresarial-militar de 1964/1984 estão contidas

“De modo geral, o ensino de História pode ser caracterizado a partir de dois grandes momentos. O primeiro teve início na primeira metade do século ___________, com a introdução da área no currículo escolar. Após a Independência, com a preocupação de criar uma 'genealogia da nação', elaborou-se uma 'história nacional', baseada em uma matriz europeia e a partir de pressupostos eurocêntricos. O segundo momento ocorreu a partir das décadas de ___ e ___ deste século, orientado por uma política nacionalista e desenvolvimentista. O Estado também passou a realizar uma intervenção mais normativa na educação e foram criadas as faculdades de filosofia no Brasil, formando pesquisadores e professores, consolidando-se uma produção de conhecimento científico e cultural mais autônoma no país. (Parâmetros Curriculares Nacionais: História). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

Na história das ideias, o teórico suíço se liga inevitavelmente à Revolução Francesa. Dos três lemas dos revolucionários - liberdade, igualdade e fraternidade -, apenas o último não foi objeto de exame profundo na obra do filósofo, e os mais apaixonados líderes da revolta contra o regime monárquico francês, como Robespierre, o admiravam com devoção. O princípio fundamental de toda a sua obra, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada por circunstâncias sociais. Estamos falando de:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História afirmam que, sob inspiração do nacional-desenvolvimentismo, nas décadas de 50 e 60, o ensino de História voltou-se especialmente para as temáticas:

Leia as informações sobre a História da Educação Brasileira e assinale a alternativa correta: 11 1- Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
2- O Manifesto redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira.
3- O Manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
4- Na época do Manifesto, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.

Em relação à História da Educação, assinale a alternativa correta:

A pesquisadora e escritora Inaldete Pinheiro de Andrade realizou uma oficina em escolas em que oferecia livros que reforçavam a imagem do povo negro. Após lerem, os alunos deveriam comentar ou se expressar sobre a história lida. A estratégia, replicada em vários espaços, tem como objetivos I.apreender a manifestação da identidade racial. II.estimular a promoção da autoestima dos alunos. III.alimentar a memória negativa na construção da identidade do aluno negro. Está correto o que se afirma em

Leia as informações sobre a História da Educação Brasileira e assinale a alternativa correta:
1- Em 1932, um grupo de intelectuais preocupado em elaborar um programa de política educacional amplo e integrado lança o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
2- O Manifesto redigido por Fernando de Azevedo e assinado por outros conceituados educadores, como Anísio Teixeira.
3- O Manifesto propunha que o Estado organizasse um plano geral de educação e definisse a bandeira de uma escola única, pública, laica, obrigatória e gratuita.
4- Na época do Manifesto, a igreja era concorrente do Estado na área da educação.

No que tange à capacitação em serviço e treinamento pedagógico nas empresas, assinale a alternativa correta.

Como uma espécie de coroamento do processo que vinha se desenvolvendo desde a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1924, foi lançado em 1932 o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Dirigido "ao povo e ao governo", esse manifesto propunha-se a realizar a reconstrução social pela reconstrução educacional.

D. Saviani. O legado educacional do "Longo Século XX" brasileiro. In D. Saviani; J. Almeida; R. Souza.; V. Valdemarin. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2004, p. 33 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir, relativos ao pensamento educacional brasileiro.

A escola para todos, amparada na perspectiva da educação como uma função eminentemente pública, orientada pelos princípios de laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e unicidade, é um dos pontos centrais do Manifesto dos Pioneiros.

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