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Leia as afirmativas a seguir: I. Decorar fórmulas é um exemplo de uma conduta tecnicista em educação. II. O tecnicismo em educação exige do aluno uma conduta passiva no tocante à recepção do conhecimento. III. Historicamente, a avaliação tem sido utilizada como aferição, como julgamento do aluno, atribuindo-se valores que, supostamente, medem o que ele aprendeu, ou não, e que o promovem ou que o reprovam. Tais práticas têm sido veementemente criticadas por muitos autores que entendem a avaliação como parte integrante do projeto pedagógico da escola, como um de seus elementos constitutivos, ou seja, como um procedimento técnico referente aos desempenhos dos aprendizes. IV. O coordenador pedagógico, enquanto formador de professores, deve buscar, por meio do trabalho formativo, impedir o professor de tomar consciência das dimensões envolvidas na sua prática. Marque a alternativa CORRETA:

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento.

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.

A estudante abordou o conteúdo relativo à abolição de forma incompleta, por não ter mencionado a pressão da Inglaterra pelo fim da escravidão e as medidas tomadas pelo Império para atender a esse interesse, como a Lei Feijó, de proibição do tráfico de 1831, que contou com ampla adesão do Estado e da sociedade.

Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.

O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:

Assinale qual é a informação correta sobre o período colonial, da história da educação brasileira:

“Nas condições atuais de economia internacional, o financeiro ganha uma espécie de autonomia. Por isso, a relação entre a finança e a produção, entre o que agora se chama economia real e o mundo da finança, dá lugar àquilo que _____________ chamava de loucura especulativa, fundada no papel do dinheiro em estado puro. Este se torna o centro do mundo [...]". (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal).

Quem foi o filósofo citado pelo texto?

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

Acerca do contexto apresentado, o referido texto dá ênfase à leitura, compreendendo a leitura de palavra, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas.

Sobre a história do planejamento na educação leia o trecho a seguir:

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

“Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da _______________. [...] as novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca [...]". (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

A gestão democrática das escolas foi prevista na Constituição Federal de 1998 e depois corroborada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, que no seu artigo 14 informa que “Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios”:

O Brasil adentra o século XXI com um sistema de avaliação da educação básica capaz de disponibilizar informações sobre qualidade, especialmente no que se refere ao desempenho dos estudantes. Os estudos do Saeb, ao longo dos anos, foram se aperfeiçoando, e hoje é possível contar com uma excelente base de dados sobre fatores extra e intraescolares associados ao desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio. Atualmente o Saeb consiste das seguintes avaliações:

“Distribuir os conteúdos no tempo é uma exigência inerente ao ensino. A opção tradicional [...] constitui em distribuí-los estabelecendo uma correspondência termo a termo entre parcelas de saber e parcelas de tempo [...]." (LERNER, Delia. Escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

A opção tradicional, a qual cita a autora, ocorre desde que século?

A maioria dos sujeitos está acostumada a nomear de “artefatos” os objetos ou materiais produzidos pelos grupos culturais; de fato, não são só formas individuais de cultura materiais, ou produtos definidos da mão de obra humana; também se pode incluir tudo o que se vê e sente quando se está em contato com a cultura de uma comunidade. Neste sentido, e ainda concebendo a cultura e comunidade surda como produtora e usuária de alguns artefatos culturais surdos, assinale a alternativa que não apresenta um artefato cultural pertencente à cultura do povo surdo, isto é, as suas atitudes de ser surdo, de ver, de perceber e de modificar o mundo:

A História da Educação de Surdos no mundo e no Brasil foi marcada por relatos de atrocidades “pelos espartanos, que condenavam a criança a sofrer a mesma morte reservada ao retardado ou ao deformado."

Considerando uma linha de tempo, assinale a opção que mostra a história da educação dos surdos a partir do monge beneditino Pedro Ponce de Leon, da Espanha, que utilizava a metodologia da datilologia, da escrita e da oralização.

Sobre a história da universidade brasileira, é correto afirmar:

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