Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
A comunicação é essencial para o gradativo alcance da consonância e consistência do comportamento das pessoas nas organizações. Existem três tipos de canais formais de comunicação: as comunicações descendentes, as comunicações ascendentes e as comunicações horizontai (CHIAVENATO, 2005). São exemplos da comunicação descendente: I. implementação de objetivos estratégicos; II. assessoria de staff para os departamentos; III. práticas e procedimentos; IV. problemas e exceções; V. retroação de desempenho. Estão de acordo com a afirmação de Chiavenato apenas as afirmativas
Um dos principais indicadores utilizados para medir a atividade econômica do país é o cálculo do seu Produto Interno Bruto (PIB). Esse indicador pode ser definido como:
Na abordagem da Escola da Administração
Científica, a ferramenta para racionalizar o trabalho
dos operários era o estudo de tempos e movimentos
(motion-time study). As proposições abaixo estão
relacionadas à análise do trabalho e estudo de
tempos e movimentos.
I. Decompor cada tarefa em uma série de
movimentos simples.
II. Os movimentos inúteis eram acrescidos enquanto
os úteis eram incrementados.
III. Determinação do tempo, através do uso do
cronômetro.
IV. A esse tempo médio era adicionado os tempos
elementares e mortos, para resultar o chamado
“tempo-padrão”.
Assinale a alternativa que indica as afirmações
corretas sobre a análise do trabalho e estudo de
tempos e movimentos:
Segundo os trabalhos de Joan Woodward, uma organização deve ter a estrutura que melhor se adapte à/ao:
Tendo em vista as funções administrativas, avalie
os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função administrativa que
define a empresa no início dos planos: o que é,
o que faz, onde e como está e estabelece o que a
empresa quer ser, o que quer fazer, como quer
estar e onde quer estar em determinado
momento do futuro.
II. Organização significa o ato de organizar,
estruturar e integrar os recursos e os órgãos
incumbidos de sua administração e estabelecer
as relações entre eles e as atribuições de cada
um.
III. Controle é a mais complexa função
administrativa porque envolve a orientação,
assistência à execução, comunicação e
motivação.
IV. A última fase do controle é a ação preventiva.
Através dela, poderão ser revistos os objetivos
alcançados e traçados novos rumos.
As empresas são constituídas por pessoas que lidam com recursos para atingir seus objetivos, o que significa dizer que, sem recursos, elas não conseguem alcançar os objetivos pretendidos. No entanto, um dos recursos tem papel integrador dos demais e viabiliza o bom uso do processo básico da Administração. Trata-se do recurso conhecido como:
A escala global dos negócios contemporâneos faz com que as organizações encomendem dos seus fornecedores maiores quantidades e itens de insumos para poderem elevar o estoque médio e atender à demanda crescente. Tal prática tem resultado em sérios transtornos e, para minorar os efeitos negativos destas situações, o que se tem recomendado é:
De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir planejar:
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:
Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:
Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.
A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.