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Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos

de mudança organizacional.

Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.

Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas

organizações, julgue os itens que se seguem.

Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal

e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.

A seleção de pessoal realizada de forma inadequada pode provocar elevação da rotatividade de pessoas na organização.

Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

Para redirecionar estrategicamente as suas ações, a empresa deve viabilizar uma atuação conjunta entre gestão de pessoas e pesquisa, com o objetivo de definir, com maior precisão, o perfil dos profissionais para o desenvolvimento das ações pretendidas.

No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.

A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da

esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

1 - Cyert e Narch

2 - Argyris e Schon

3 - Senge

( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de

aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão

compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento

sistêmico.

( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à

aprendizagem, o próprio processo decisório produz a

aprendizagem.

( ) Novas competências modificam o comportamento e a

capacidade de resolver problemas, depende também do

comportamento participativo dos gerentes.

Marque a sequência correta.

O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:

Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do Projeto. I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar ─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o que se quer que aconteça com o projeto.
II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa por etapa, durante todo o tempo demandado por ele. III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade alinhado com o que se pretende desenvolver.
IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até seu encerramento.
V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que, procurando entender melhor o que se quer fazer, são definidos os grandes passos e o volume de recursos necessários.
Indique a quantidade de itens corretos.

A respeito dos conceitos de organização, julgue as

afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas ( F).

Ao final, assinale a opção correta.


I. A organização empresarial envolve um relacionamento

social fechado que ou está fechado ou limita a

administração de estranhos por meio de regras impostas

pela equipe administrativa.


II. A concepção de ambiente inclui tudo que está de fora ou

além das fronteiras de uma organização. Essa fronteira

é totalmente impermeável e as organizações não são

afetadas por fatores ambientais.


III. Existem muitas atividades nas organizações que

dificilmente se relacionam com o seu objetivo maior, por

mais que se dê margem à imaginação, por exemplo,

às atividades administrativas, às normas e aos

procedimentos.

Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a

opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.

Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.

Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.

Tanto na teoria clássica quanto na administração científica,

a análise da estrutura organizacional é realizada da direção

para a execução (de cima para baixo) e da síntese para

a própria análise (do todo para as partes).

O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações

comportamentais e estruturais na organização. Um importante

modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as

alterações estruturais necessárias ao processo de

desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do

defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que

opera uma organização é diferenciado, e a cada setor

especializado do ambiente corresponde um subsistema

organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos

setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos

subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de

diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a

necessidade de:

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