Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.
Com relação às características e aos impactos da rotação de pessoal
e do absenteísmo, julgue os itens subsequentes.
A seleção de pessoal realizada de forma inadequada pode provocar elevação da rotatividade de pessoas na organização.
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.
Para redirecionar estrategicamente as suas ações, a empresa deve viabilizar uma atuação conjunta entre gestão de pessoas e pesquisa, com o objetivo de definir, com maior precisão, o perfil dos profissionais para o desenvolvimento das ações pretendidas.
No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.
A orientação estratégica para resultados é uma característica de controle que visa proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação dos envolvidos.
A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da
esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.
1 - Cyert e Narch
2 - Argyris e Schon
3 - Senge
( ) Há cinco disciplinas que auxiliam o processo de
aprendizagem: domínio pessoal, modelos mentais, visão
compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento
sistêmico.
( ) A busca de soluções dos problemas da empresa leva à
aprendizagem, o próprio processo decisório produz a
aprendizagem.
( ) Novas competências modificam o comportamento e a
capacidade de resolver problemas, depende também do
comportamento participativo dos gerentes.
Marque a sequência correta.
O Balanced Scorecard é um instrumento de apoio à gestão estratégica, que visa fornecer uma visão de conjunto dos fatores críticos de sucesso para as organizações e enfatiza as seguintes dimensões ou perspectivas, EXCETO:
Analise as sentenças a respeito do Ciclo de Vida do
Projeto.
I. Por meio do Ciclo de Vida do Projeto, pode-se observar
─ ou criar ─ com antecipação e macroscopicamente o
que se quer que aconteça com o projeto.
II. Ao elaborar o Ciclo de Vida de um Projeto, pode-se
prever, prioritariamente, o consumo de recursos, etapa
por etapa, durante todo o tempo demandado por ele.
III. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto permite
elaborar um anteprojeto, um estudo de viabilidade
alinhado com o que se pretende desenvolver.
IV. O Ciclo de Vida do Projeto representa desde seu
nascimento, seu desenvolvimento e consolidação até
seu encerramento.
V. A elaboração do Ciclo de Vida do Projeto é toda
desenvolvida na fase I ─ Conceitual. É nessa fase que,
procurando entender melhor o que se quer fazer, são
definidos os grandes passos e o volume de recursos
necessários.
Indique a quantidade de itens corretos.
A respeito dos conceitos de organização, julgue as
afirmativas a seguir como verdadeiras ( V) ou falsas ( F).
Ao final, assinale a opção correta.
I. A organização empresarial envolve um relacionamento
social fechado que ou está fechado ou limita a
administração de estranhos por meio de regras impostas
pela equipe administrativa.
II. A concepção de ambiente inclui tudo que está de fora ou
além das fronteiras de uma organização. Essa fronteira
é totalmente impermeável e as organizações não são
afetadas por fatores ambientais.
III. Existem muitas atividades nas organizações que
dificilmente se relacionam com o seu objetivo maior, por
mais que se dê margem à imaginação, por exemplo,
às atividades administrativas, às normas e aos
procedimentos.
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, assinale a
opção que contenha a sequência correta para a coluna II.

Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
Julgue os próximos itens, relativos às funções administrativas.
Tanto na teoria clássica quanto na administração científica,
a análise da estrutura organizacional é realizada da direção
para a execução (de cima para baixo) e da síntese para
a própria análise (do todo para as partes).
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações
comportamentais e estruturais na organização. Um importante
modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as
alterações estruturais necessárias ao processo de
desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do
defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que
opera uma organização é diferenciado, e a cada setor
especializado do ambiente corresponde um subsistema
organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos
setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos
subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de
diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a
necessidade de: