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Folha de respostas:

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Entre as metodologias aplicáveis para a gestão de materiais nas organizações, aquela que classifica os materiais de acordo com seu grau de importância, geralmente financeira, exercendo sobre tais itens uma gestão mais refinada, denomina-se

Considere que a Agência de Fomento do Amapá (AFAP) tenha contratado consultoria especializada para a implementação de avaliação de desempenho de seus servidores. Referida consultoria propôs a adoção da Avaliação Circular ou 360°, o que, contudo, foi rejeitado pela AFAP, pois considerou que a referida metodologia não oferece resultados confiáveis, eis que se baseia exclusivamente na autoavaliação. A premissa adotada pela AFAP para refutar a metodologia afigura-se

A Matriz GUT, desenvolvida a partir dos estudos de Kepner e Tregoe, especialistas na resolução de questões organizacionais,

Na teoria de administração, quando se fala em gestão de pessoas costuma-se recorrer à figura dos “subsistemas" que compõem essa área. Dentre as atividades que pertencem ao subsistema “manutenção", encontra(m)-se

Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece. I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente. II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização. III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

Para alcançar seus objetivos e coordenar suas atividades, as empresas podem realizar planejamentos que se diferenciam por aspectos como, por exemplo, o prazo de suas ações e os níveis hierárquicos envolvidos. Os principais níveis de planejamento são comumente agrupados em estratégico, tático e organizacional. O planejamento tático

Uma das funções administrativas é a responsável “pela distribuição das tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa” (Sobral e Peci, 2014, p. 251).
Essa função administrativa e uma de suas atribuições essenciais são, respectivamente:

Em uma equipe de trabalho de quatro pessoas, o funcionário A é objetivo e prático - como A afirmou, “quem organiza a equipe, estabelece os objetivos e faz tudo acontecer, sou eu”. O funcionário B prefere verificar todos os fatos e números para evitar erros e inconsistências com as políticas organizacionais. O funcionário C tende a não impor seus pontos de vista, buscando obter o máximo de informações antes de tomar suas decisões – influenciando a equipe a buscar mais informações antes de as decisões importantes serem tomadas. O funcionário D, o mais experiente do grupo, abraça as novas ideias e busca recursos para implementá-las.
Os papéis que A, B, C e D desempenham na equipe são, respectivamente, de:

Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

Uma empresa do ramo de higiene pessoal está modificando todas as suas embalagens, com vistas a reduzir à metade a quantidade de plástico utilizado em seus produtos, com investimentos significativos e meta para conclusão do projeto em 2022. Segundo a diretora de relações com o mercado, “embora a lei não exija que mudemos as embalagens, estamos respondendo a uma tendência atual e futura, que é a preocupação com a sustentabilidade ambiental”.
A iniciativa revela que a empresa está sendo influenciada, em suas estratégias, por um fator do ambiente:

O processo decisório organizacional é influenciado pelas características individuais dos decisores, que têm diferentes estilos de decisão.
Administradores que privilegiam decisões técnicas e racionais, com base em dados objetivos e muitas informações, considerando múltiplas alternativas e buscando soluções complexas para os problemas, são decisores de estilo:

A denominada função “Controle” está relacionada com

As empresas, de uma forma ou de outra, direcionam suas
atividades para o rumo que entendem ser o melhor. Este rumo
geralmente é traçado em cima de previsões, sendo estas a
base para o planejamento estratégico das áreas de produção,
vendas e finanças de qualquer empresa. Para que esta
previsão seja a melhor possível, alguns cuidados devem ser
tomados com os dados. A respeito destes cuidados, analise as
afirmativas a seguir:
I. Quanto mais dados históricos forem coletados e analisados,
mais propensão ao erro ocorrerá, qualquer que seja a técnica
utilizada.
II. Os dados devem buscar a caracterização da demanda pelos
produtos da empresa. Isso não necessariamente é igual às
vendas passadas, pois pode ter havido falta de produtos,
acarretando atrasos nas entregas.
III. As variações extraordinárias da demanda, por exemplo, as
decorrentes de promoções especiais, devem ser analisadas e
substituídas por valores médios, compatíveis com a demanda
normal.
Assinale

Julgue o item a seguir, relativo a planejamento baseado em cenários, pensamento estratégico, modelos de gestão estratégica e estratégias competitivas.

Para promover inovações tecnológicas em um órgão público, é mais relevante priorizar a contratação de servidores com conhecimentos em tecnologia da informação do que promover a modernização de máquinas e equipamentos tecnológicos.

No que se refere a sistemas de medição de desempenho, indicadores de desempenho e balanced scorecard (BSC), julgue o item subsecutivo.

Objetivos estratégicos que visem ao desenvolvimento de novos processos de trabalho em busca de inovação no atendimento integram a perspectiva aprendizado e crescimento, de acordo com a metodologia BSC.

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