Julgue o item subsequente, relativo à motivação e liderança, e ao controle.
No âmbito das organizações, a comunicação é afetada por ruídos que podem alterar ou deturpar a mensagem transmitida de forma imprevisível e são passíveis de redução por meio da redundância.
Na elaboração do planejamento estratégico de um órgão público, os responsáveis pela condução do trabalho estão desempenhando a etapa conhecida por definição da visão.
Assinale a opção que apresenta as características dessa etapa.
Uma empresa do setor de e-commerce elabora o mapa estratégico para a realização do Balanced Scorecard.
Relacione os objetivos estratégicos, listados a seguir, às perspectivas correspondentes.
1- Aumentar o lucro líquido.
2- Aumentar o nível de satisfação dos funcionários.
3- Reduzir as devoluções de produtos.
4- Aumentar o market-share.
( ) Perspectiva Financeira.
( ) Perspectiva do Cliente.
( ) Perspectiva dos Processos Internos.
( ) Perspectiva do aprendizado e crescimento.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.
No que se refere aos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item a seguir.
Considerado um elemento fundamental para o grau de governança democrática, o accountability refere-se à capacidade financeira e gerencial do Estado de implementar políticas públicas.
A respeito das funções de administração e suas ferramentas aplicadas à gestão, julgue o próximo item.
O planejamento tático é aquele que ocorre no nível institucional e que prevê um mapeamento ambiental.
É necessário que uma equipe tenha objetivos para que consiga se manter e se desenvolver. São eles que guiam as ações de participação da equipe, que coordenam e planejam seus esforços. Servem também para delimitar critérios para resolver conflitos interpessoais e para a melhoria do trabalho. Quando uma equipe executa seus trabalhos e atinge níveis ótimos, dizemos que a equipe está em:
Treinamento é o processo educacional, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em funções de objetivos definidos. No sentido usado em administração, o treinamento envolve:
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
No planejamento tático de determinada empresa, é preciso fazer a análise marginal de custo, que consiste na busca da melhor relação entre o custo e o benefício.
No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue o item.
A organização informal concretiza-se nos usos e costumes, nas tradições, nos ideais e nas normas sociais.
A comunicação é uma ferramenta no atendimento de pessoas e deve promover o perfeito entendimento interpessoal. No entanto, existem barreiras que podem comprometer a compreensão das mensagens, tais como gírias, regionalismos e gagueira. Esses casos caracterizamse como barreira de:
Uma definição simples de ambiente é: tudo aquilo que está fora de uma organização. Por ser vasto e comum a todas as organizações, o ambiente geral é constituído de certas variáveis. Indique a alternativa cujas características NAO correspondem a sua variável:
No que tange ao alcance de uma meta preestabelecida, o desempenho de uma organização é avaliado quanto ao grau de
A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Em uma equipe, o alcance de resultados é medido pela soma do alcance das metas individuais de seus membros.
Para a compreensão da dinâmica da gestão empresarial, são imprescindíveis as noções de Estratégia e Estrutura Organizacional. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
A qualidade no atendimento é um dos principais elementos para manter a empresa produtiva e competitiva no mercado. Segundo Godri (1994, p. 59) “Atendimento é sinônimo de empatia e atenção." Ou seja, o cliente deve ser tratado com prioridade, deve ser ouvido, acompanhado, tratado preferencialmente pelo nome e, acima de tudo, com respeito as suas decisões e opiniões. Marque a alternativa incorreta no tocante ao conceito de qualidade no atendimento.