Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A autuação de processos nos órgãos públicos brasileiros é uma atividade exclusiva do setor de protocolo.
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
O arquivamento de documentos é um ato físico, ao passo que
a ordenação é a disposição intelectual dos documentos em
uma unidade de classificação.
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
A classificação de documentos de arquivo é utilizada para
se permitir a organização desses documentos e seu acesso
rápido quando necessário. Na ausência de um código ou plano
de classificação, pode–se utilizar o modelo padrão existente nas
bibliotecas.
Julgue os itens a seguir, a respeito da gestão de documentos.
A destinação final dos documentos de arquivo em uma tabela
de temporalidade pode indicar a eliminação física do
documento ou, para documentos com valor secundário, sua
guarda permanente.
Analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e
F para a falsa.
( ) O Princípio da Proveniência preconiza a indissolubilidade do vínculo entre os documentos e a instituição que os produziu ou recebeu.
( ) Os documentos arquivísticos passam por todas as fases do ciclo de vida documental.
( ) O arranjo nos arquivos permanentes é chamado de funcional.
As afirmativas são, respectivamente,
Assinale a alternativa que denomina o instrumento utilizado para o tratamento das massas documentais acumuladas.
No que se refere à atividade-fim e à atividade-meio, no âmbito da produção documental, é correto afirmar que a documentação arquivística técnica e científica, produzida e recebida no decurso das atividades das organizações, deriva de suas atividades-fim.
No que se refere à gestão de documentos e à teoria das três idades, Odila Fonseca situa, em meados do século XX, as preocupações com a eliminação de documentos arquivísticos e identifica dois principais modelos de ação: o canadense, por meio do qual a eliminação ficaria totalmente sob a responsabilidade da administração produtora – posição defendida pelo eminente arquivista canadense Hilary Jenkinson, para quem a eliminação de documentos não deveria fazer parte das atribuições do Arquivista – e o alemão, que, ao contrário, sustenta que a importância da tarefa de eliminação exige a intervenção do Arquivista.
A respeito de arquivologia e da legislação arquivística, julgue os
itens a seguir.
A responsabilidade pela gestão dos documentos dos órgãos públicos é do Arquivo Nacional.
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens que se seguem.
O registro dos documentos de arquivo recebidos no setor de
protocolo precede sempre a tramitação desses documentos
pelos setores de destino do órgão ou agência.
Acerca da gestão de documentos, julgue os itens subsequentes.
Disposição e rastreabilidade são processos do programa de gestão de documentos.
No que diz respeito à gestão de documentos, julgue os próximos
itens.
O acesso à informação independe, para sua eficácia, da aplicação do programa de gestão de documentos.
Com relação a conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os seguintes itens.
A avaliação de documentos de arquivo tem caráter irrevogável.
Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
O objetivo fundamental da avaliação de documentos de arquivo é a eliminação de documentos dispensáveis às atividades institucionais.
O Manual de gestão documental da Justiça do Trabalho (Brasília, 2011) discorre sobre critérios para baixa definitiva de autos e contagem do prazo de guarda, propondo:
I. Os autos dos processos com decisões transitadas em julgado serão definitivamente arquivados quando satisfeitos todos os requisitos constantes da
Lista de Verificação para Baixa Definitiva de Autos.
II. O prazo mínimo de guarda dos autos dos processos judiciais com trânsito em julgado, registrado na Tabela de Temporalidade de Documentos Unificada
da Justiça do Trabalho - TTDU-JT, conta-se a partir da data do arquivamento definitivo.
III. Transcorrido o prazo de guarda, a destinação de cada documento ou de autos de processo poderá ser alterada pela comissão de avaliação documental,
com base em eventuais fatos supervenientes.
Está correto o que consta em