Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O setor de protocolo está relacionado às atividades de entrada, saída e controle dos documentos. Assinale a alternativa que corresponde a uma de suas atividades.

Conhecer e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos é importante na gestão de documentos. Em relação aos prazos de guarda dos documentos, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

“Os boletins administrativos, de pessoal e de serviço devem ser guardados por ____. As obrigações trabalhistas e estatutárias devem ser guardadas por _____. Documentos relativos a sindicatos, acordos e dissídios devem ser guardados por _____.”

O método de arquivamento utilizado para guardar um documento deve considerar as características, identificando o aspecto pelo qual o documento é consultado. De acordo com essa informação, assinale a alternativa correta.

Alberto está criando seu controle de gastos pessoais em uma planilha eletrônica e deseja saber o total das despesas. Assinale a alternativa correta que indica qual função do MS Excel 2016 (versão em português, configuração padrão), retorna o total de gastos pessoais de Alberto.

Assinale a alternativa que lista corretamente métodos de arquivamento mais comumente utilizados.

Dentro do contexto das rotinas de protocolo observamos o recebimento de correspondências, as quais podem ser classificadas quanto:

O malote pode ser definido como o invólucro ou a sacola utilizado(a) para transportar a correspondência.

Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item

São considerados como documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam sua eliminação ou seu recolhimento para guarda permanente.

Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item  

O conjunto de procedimentos referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento temporário de documentos denomina‐se gestão de documentos de uso corrente

Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item  

A transferência ou o recolhimento de documentos da fase corrente para a fase intermediária tem por objetivo a racionalização do trabalho, uma vez que ocorre liberação de espaço e economia de recursos materiais.

Sobre o método alfabético de arquivamento, considere as seguintes afirmativas:

1 - Os artigos e preposições são considerados parte integrante do último sobrenome.

2 - Os nomes que exprimem grau de parentesco não são considerados parte integrante do último sobrenome.

3 - Nomes orientais (japoneses, chineses e árabes) são ordenados (registrados) como se apresentam, na ordem direta.

4 - Nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser registrados como se apresentam (ordem direta).

Assinale a alternativa correta.

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Os documentos em tramitação são mantidos nos arquivos intermediários.

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Para as massas documentais acumuladas, o instrumento de avaliação utilizado é a tabela de temporalidade.

Em relação ao ciclo vital dos documentos e sua função arquivística, marque V para as afimativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O arquivo corrente abriga documentos durante seu uso funcional, administrativo, jurídico e sua utilização está ligada às razões pelas quais foram criados.
( ) A terceira idade do ciclo vital de documentos compreende o período de 25 (vinte e cinco) ou 30 (trinta) anos contados da produção do documento ou do fim de sua tramitação.
( ) A permanência de documentos no arquivo intermediário depende da sua tipologia e principalmente da vigência, e ficam armazenados no respectivo órgão gerador por no máximo 03 (três) anos.
( ) Na segunda fase do ciclo vital, os documentos são submetidos às tabelas de temporalidade, que determinam seus prazos de vigência segundo as respectivas tipologias e funções.
( ) A função primordial dos arquivos permanentes é classificar e eliminar documentos públicos, após o cumprimento das razões pelas quais foram gerados.

Assinale a sequência correta. 

Com relação ao arquivamento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores, para efeitos futuros.

( ) Considerando a natureza da entidade que criou o arquivo, ele pode ser classificado em público, institucional, comercial ou pessoal.

( ) No arquivo intermediário se encontram os documentos que perderam o valor administrativo e cujo uso deixou de ser frequente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282