O Arquivamento tem como objetivo principal
Acerca dos modos de conversão do conhecimento nas organizações, assinale a opção correta.
O conhecimento, nas organizações, é encontrado em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais. O conhecimento formal, possível de ser transmitido a outrem, é definido como
O objetivo dos sistemas de informação é apresentar os fluxos de informação, estabelecendo vinculações com o processo decisório e dando pleno suporte aos gestores responsáveis pela gestão de processos. Nesse contexto, considere as seguintes ações.
I - Determinar os requisitos de informação para a tomada de decisão.
II - Localizar e registrar os dados necessários à produção da informação.
III - Manipular e resumir os dados de modo a produzir os relatórios de informação necessários.
IV - Prover a avaliação da informação.
V - Confrontar a informação produzida com as necessidades de informação por parte da unidade operacional superior.
Quais devem ser executadas pelo gestor a fim de maximizar a eficiência da gestão?
Gestores da organização Beta estão preocupados com as situações comentadas em reunião: os relatórios administrativos apontam para informações que não convergem; não conseguimos concluir quais departamentos são mais eficientes por não estabelecermos padrões de desempenho.
Assinale a alternativa que corresponde à função de administração melhor relacionada ao texto:
A conversão do conhecimento
Leia o trecho:
Na Era da Informação, as empresas estão sendo conceituadas como conjuntos integrados, articulados e sempre atualizados de competências, sempre prontas e disponíveis para serem aplicadas a toda e qualquer oportunidade ou ameaça que surja.
Sistema de informação é um conjunto de recursos humanos e materiais dentro de uma entidade, sendo responsável pela coleta e pelo processamento de dados, para produzir informações que sejam úteis a todos os segmentos dessa entidade. Uma informação, para ser considerada como tal, deve atender a alguns atributos:
Acessibilidade
Abrangência
Precisão
Propriedade
Oportunidade
Clareza
Flexibilidade
Verificabilidade
Não preconcepção
Quantificabilidade
Assinale a única alternativa correta.
O processo de comunicação é essencial para que as informações passem de uma pessoa a outra dentro das organizações. Quando a informação não ocorre de maneira clara, surgem as barreiras no processo de comunicação. Representa uma barreira humana à comunicação
Considerando o planejamento estratégico do tipo convencional,
julgue os próximos itens.
Uma das finalidades da comunicação nas instituições é a divulgação de informações sobre procedimentos e práticas organizacionais.
Para McGee e Prusak, a informação é constituída de dados que, independentemente da forma sob as quais são coletados, processados, organizados e ordenados, assumem significado e contexto. Dados em uso são aqueles que pressupõem a participação de usuários para manipulá- los no seu contexto. Assinale a opção abaixo relacionada que se caracteriza como um motivo relevante para uma pessoa procurar informação.
Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.
A segurança da informação é componente importante dos sistemas de informação, indispensáveis para a tomada de decisão empresarial.
Formulário é o instrumento de base que recebe uma informação para seu armazenamento, recuperação, leitura e interpretação. Dentre os objetivos do formulário podemos afirmar:
I - Proporcionar um fluxo de informações racional, adequado e dinâmico.
II - Uniformizar procedimentos de registro e manutenção de informações.
III - Estabelecer padrões para o relacionamento entre os dados existentes e as formas alternativas de sintetização ou consolidação das informações disponíveis.
IV - Minimizar o nível de repetição das informações.
V - Facilitar a execução de controles sobre as operações das áreas e da empresa como um todo.
Assinale a alternativa correta.
Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,
julgue os itens subsequentes.
O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.
O conhecimento tácito