Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 174 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.

A segurança da informação é componente importante dos sistemas de informação, indispensáveis para a tomada de decisão empresarial.

Formulário é o instrumento de base que recebe uma informação para seu armazenamento, recuperação, leitura e interpretação. Dentre os objetivos do formulário podemos afirmar:

I - Proporcionar um fluxo de informações racional, adequado e dinâmico.

II - Uniformizar procedimentos de registro e manutenção de informações.

III - Estabelecer padrões para o relacionamento entre os dados existentes e as formas alternativas de sintetização ou consolidação das informações disponíveis.

IV - Minimizar o nível de repetição das informações.

V - Facilitar a execução de controles sobre as operações das áreas e da empresa como um todo.

Assinale a alternativa correta.

Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,
julgue os itens subsequentes.

O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.

O conhecimento tácito

Com relação aos mecanismos de gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir.

I. O mapeamento do conhecimento é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.
II. As comunidades da prática são um mecanismo de gestão do conhecimento explícito.
III. O diálogo é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.

Assinale:

Coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas no exemplo abaixo sobre aplicativos de um sistema ERP:

( ) o sistema verifica os níveis de estoque, informa os vendedores sobre a quantidade disponível, envia uma ordem de produção para a fábrica.
( ) o sistema programa a produção e define os recursos necessários.
( ) o sistema alerta o departamento de recursos humanos da necessidade de trabalhadores temporários.
( ) o sistema informa o departamento de compras das matérias-primas que devem ser pedidas.
( ) o cliente entra no sistema para acompanhar o status do pedido.
( ) a gerência usa dados do ERP para avaliar e ajustar seu plano estratégico.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Quanto à gestão do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:

Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de:

Em comunicação organizacional, os símbolos utilizados e os incentivos da percepção das pessoas estão associados, respectivamente, aos seguintes processos de gerenciamento:

O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.

O processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa, de maneira a fazer que a informação certa chegue à pessoa certa na hora certa, é conhecido como gestão do conhecimento.

A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:

Não faz parte dos elementos básicos dos sistemas de informações gerenciais:

Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas propostas:

I. O conhecimento é um algo mais, é uma capacidade de selecionar um caminho que irá levar mais facilmente a atingir determinados objetivos na corporação.

II. Antes de gerenciar o conhecimento, uma organização deve, portanto, definir onde quer chegar, que espaço quer ocupar no mercado, para que se possa criar um ambiente propício para que o conhecimento seja utilizado de forma a apoiar estrategicamente a empresa.

III. Para o melhor uso do conhecimento é necessário que se tenha, em vez de chefes, líderes que gerenciem, estimulando o colaborador a compartilhar o seu conhecimento.

IV. É preciso quebrar o velho paradigma da "Era Industrial", que tinha como premissa o fato de que compartilhar saberes está ligado a perder, o poder.

Com relação ao conhecimento tácito e ao conhecimento explícito, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II. O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III. Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.

Assinale:

A informação é crucial para as organizações. É sabido que a qualidade das decisões tomadas no âmbito organizacional é tão boa quanto a informação nas quais são fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc.,

"Será que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informação, como fez Frederick Taylor com a fábrica na era da industrialização, por quilômetro de texto produzido? A informação não deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeição pelo número de calorias? O sentido dos PCs é precisamente realçar o conteúdo assim como a produção. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual."

As empresas vêm se preocupando, há algum tempo significativo, com a qualidade de sua informação, refletindo assim uma época em que, indiscutivelmente, a quantidade de informação é muito grande.
Considerando o exposto,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282