Considerando que o processo de negociação e tomada de decisão
é objeto de preocupação frequente e de melhoria contínua para as
organizações, julgue os próximos itens.
A segurança da informação é componente importante dos sistemas de informação, indispensáveis para a tomada de decisão empresarial.
Formulário é o instrumento de base que recebe uma informação para seu armazenamento, recuperação, leitura e interpretação. Dentre os objetivos do formulário podemos afirmar:
I - Proporcionar um fluxo de informações racional, adequado e dinâmico.
II - Uniformizar procedimentos de registro e manutenção de informações.
III - Estabelecer padrões para o relacionamento entre os dados existentes e as formas alternativas de sintetização ou consolidação das informações disponíveis.
IV - Minimizar o nível de repetição das informações.
V - Facilitar a execução de controles sobre as operações das áreas e da empresa como um todo.
Assinale a alternativa correta.
Com relação à gestão do conhecimento no âmbito das organizações,
julgue os itens subsequentes.
O compartilhamento de informações entre os trabalhadores desconsidera o papel relevante da competição entre os departamentos da empresa para o alcance dos resultados.
O conhecimento tácito
Com relação aos mecanismos de gestão do conhecimento, analise as afirmativas a seguir.
I. O mapeamento do conhecimento é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.
II. As comunidades da prática são um mecanismo de gestão do conhecimento explícito.
III. O diálogo é um mecanismo de gestão do conhecimento tácito.
Assinale:
Coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas no exemplo abaixo sobre aplicativos de um sistema ERP:
( ) o sistema verifica os níveis de estoque, informa os vendedores sobre a quantidade disponível, envia uma ordem de produção para a fábrica.
( ) o sistema programa a produção e define os recursos necessários.
( ) o sistema alerta o departamento de recursos humanos da necessidade de trabalhadores temporários.
( ) o sistema informa o departamento de compras das matérias-primas que devem ser pedidas.
( ) o cliente entra no sistema para acompanhar o status do pedido.
( ) a gerência usa dados do ERP para avaliar e ajustar seu plano estratégico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Quanto à gestão do conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de:
Em comunicação organizacional, os símbolos utilizados e os incentivos da percepção das pessoas estão associados, respectivamente, aos seguintes processos de gerenciamento:
O mundo contemporâneo evolui muito rapidamente e, para
acompanhar essa velocidade, a cada dia surgem novos modelos
de gestão. A respeito da gestão do conhecimento, da gestão por
desempenho e da gestão por competências, julgue os itens de
74 a 80.
O processo de organização e distribuição do saber coletivo da empresa, de maneira a fazer que a informação certa chegue à pessoa certa na hora certa, é conhecido como gestão do conhecimento.
A língua escrita, como a falada, compreende diferentes níveis, de acordo com o uso que dela se faça. Por exemplo, em uma carta a um amigo, podemos nos valer de determinado padrão de linguagem que incorpore expressões extremamente pessoais ou coloquiais; em um parecer jurídico, não se há de estranhar a presença do vocabulário técnico correspondente. Nos dois casos, há um padrão de linguagem que atende ao uso que se faz da língua e à finalidade com que a empregamos. O mesmo ocorre com os textos oficiais: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que:
Não faz parte dos elementos básicos dos sistemas de informações gerenciais:
Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas propostas:
I. O conhecimento é um algo mais, é uma capacidade de selecionar um caminho que irá levar mais facilmente a atingir determinados objetivos na corporação.
II. Antes de gerenciar o conhecimento, uma organização deve, portanto, definir onde quer chegar, que espaço quer ocupar no mercado, para que se possa criar um ambiente propício para que o conhecimento seja utilizado de forma a apoiar estrategicamente a empresa.
III. Para o melhor uso do conhecimento é necessário que se tenha, em vez de chefes, líderes que gerenciem, estimulando o colaborador a compartilhar o seu conhecimento.
IV. É preciso quebrar o velho paradigma da "Era Industrial", que tinha como premissa o fato de que compartilhar saberes está ligado a perder, o poder.
Com relação ao conhecimento tácito e ao conhecimento explícito, analise as afirmativas a seguir.
I. O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II. O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III. Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.
Assinale:
A informação é crucial para as organizações. É sabido que a qualidade das decisões tomadas no âmbito organizacional é tão boa quanto a informação nas quais são fundamentadas. Segundo Jean-Louis Gassee, ex-diretor de pesquisa e desenvolvimento da Apple Computer Inc.,
"Será que realmente acreditamos que podemos medir a produtividade na era da informação, como fez Frederick Taylor com a fábrica na era da industrialização, por quilômetro de texto produzido? A informação não deve ser avaliada simplesmente pelo volume. Avaliamos uma refeição pelo número de calorias? O sentido dos PCs é precisamente realçar o conteúdo assim como a produção. Dessa forma, os PCs se tornam verdadeiras ferramentas de poder intelectual."
As empresas vêm se preocupando, há algum tempo significativo, com a qualidade de sua informação, refletindo assim uma época em que, indiscutivelmente, a quantidade de informação é muito grande.
Considerando o exposto,