Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais uma das habilidades a ser desenvolvida nas aulas de Artes no Ensino Médio é:
“Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da linguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens."
Sobre o trecho acima podemos afirmar:
A educação estética deverá se preocupar com uma abordagem que:
Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.
A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:
Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “apoios do corpo humano” com alunos do Ensino Fundamental amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, elementos visuais associados aos gêneros musicais constitui um conteúdo conceitual presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
No Ensino Fundamental, valorização da profissão de dançarino e dos grupos de dança brasileiros constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:
Pensando na função do Ensino de Arte e na contribuição dos aspectos cotidianos desenvolvidos no campo da estética, é incorreto afirmar que tais estudos contribuem para:
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, que
Nas últimas décadas, a tendência sociointeracionista passou a influenciar o ensino da Arte na escola. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “pessoas e lugares”, espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte, que lhe permita ser capaz de:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “materiais usados no processo de fazer Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma específica que o aluno seja capaz de:
Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)", voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“Termo da Comédia antiga (Aristófanes) para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história, ao coração de um drama."
No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:
O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:
Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro: