Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 142 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais uma das habilidades a ser desenvolvida nas aulas de Artes no Ensino Médio é:

“Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos, cores, que chamamos de elementos da linguagem visual. Ao combiná-los entre si, podemos criar imagens."

Sobre o trecho acima podemos afirmar:

A educação estética deverá se preocupar com uma abordagem que:

Conforme os conceitos apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa incorreta.

A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:

Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “apoios do corpo humano” com alunos do Ensino Fundamental amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:

No Ensino Fundamental, elementos visuais associados aos gêneros musicais constitui um conteúdo conceitual presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:

No Ensino Fundamental, valorização da profissão de dançarino e dos grupos de dança brasileiros constitui um conteúdo atitudinal presente no ensino de Artes. Assim sendo, tal conteúdo deve ser desenvolvido através do seguinte eixo norteador:

Pensando na função do Ensino de Arte e na contribuição dos aspectos cotidianos desenvolvidos no campo da estética, é incorreto afirmar que tais estudos contribuem para:

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Arte, cada uma das quatro linguagens do componente curricular – Artes visuais, Dança, Música e Teatro – constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, que

Nas últimas décadas, a tendência sociointeracionista passou a influenciar o ensino da Arte na escola. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “pessoas e lugares”, espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte, que lhe permita ser capaz de:

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza os “materiais usados no processo de fazer Arte” como eixo norteador do ensino de Arte, propicia de forma específica que o aluno seja capaz de:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)", voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

“Termo da Comédia antiga (Aristófanes) para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história, ao coração de um drama."

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

O Professor de Artes poderá apresentar aos seus alunos a seguinte obra de arte:

Uma vez observada a obra de arte apresentada, o Professor poderá destacar que, no contexto das artes plásticas, os traços e as técnicas utilizadas são atribuídas ao seguinte artista brasileiro:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282