“Que a formação do professor de Artes Visuais seja pensada e organizada na intersecção entre três dimensões que comporiam a sua identidade profissional, o ensino, a pesquisa e as práticas artísticas": ( Mauren Teuber,2016) O excerto trata da formação do professor visando alcançar objetivos de acordo com a base conceitual denominada Abordagem Triangular (BARBOSA,2004,1998).
Essa abordagem tem como premissa:
I. integração entre o fazer artístico, a leitura da obra de arte e a contextualização artística.
II. políticas públicas, patrocínio e função social da arte
III. integração entre a produção, a divulgação e o retorno do público
IV. conteúdos específicos , contextos gerais e teorias.
V. organização do espaço, articulação e mensagem.
Assinale a alternativa correta:
Na apresentação da linha do tempo do ensino de Arte no Brasil, julgue as afirmativas: I)1816 - Durante o governo de dom João chega ao Rio de Janeiro a Missão Artística Francesa e é criada a Academia Imperial de Belas Artes. Seguindo modelos europeus, é instalado oficialmente o ensino de Arte nas escolas e em 1900,até o início do século 20, o ensino do desenho é visto como uma preparação para o trabalho em fábricas e serviços artesanais. São valorizados o traço, a repetição de modelos e o desenho geométrico. II) II)1922 - Apesar da efervescência das manifestações da Semana de Arte Moderna, o ensino segue as tendências da escola tradicional, que defende a necessidade de copiar modelos para treinar habilidades manuais e em 1935,o escritor Mario de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura do município de São Paulo, promove um concurso de desenho para crianças com tema livre. O ganhador recebe uma quantia em dinheiro. III)1973 - Criações dos primeiros cursos de licenciatura em Arte, com dois anos de duração e voltados à formação de professores capazes de lecionar música, teatro, artes visuais, desenho, dança e desenho geométrico. IV)1971 - Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Artística (que inclui artes plásticas, educação musical e artes cênicas) passa a fazer parte do currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio e em 1996 A LDB passa a considerar a Arte como disciplina obrigatória da Educação Básica. Assinale o CORRETO:
Segundo o filósofo austríaco Ernst Fischer, "a arte é tão necessária pelo seu potencial de mudar o mundo ao incitar a ação reflexiva quanto pelo seu potencial! de mudar o homem ao incitar a imaginação emocional". Sendo assim, a arte é essencialmente coletiva. Ainda que possa ser uma expressão individual, essa expressão se torna arte a partir:
Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens,
o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a
percepção dos alunos e sensibilizá-los.
Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.
As opções a seguir apresentam características do processo de
análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.
Dentre os mais conhecidos argumentos para a defesa do ensino da Arte na escola é possível encontrar a aprendizagem da Arte:
1– como desenvolvimento moral, sensibilidade e criatividade do indivíduo;
2– como forma de recreação, de lazer e de divertimento;
3– como artifício para ornamentação da escola e celebrações cívicas;
4– como apoio da aprendizagem e memorização de conteúdos de outras disciplinas e, finalmente,
5– para acalmar, resignar e descansar os alunos das disciplinas consideradas “sérias".
Nenhum desses argumentos são desprezíveis, no entanto, são alheios aos processos que compreendem a atividade artística, seus produtos,
ações e reflexões, que exigem uma ação didática que envolva o conceber, fazer/criar arte aliado ao:
A escultura é a mais bela expressão da arte egípcia no
Antigo Império.
As esculturas egípcias representam a(o)
Com a criação da Academia Imperial de Belas Artes por
D. João VI, foram contratados artistas franceses, do Instituto
de França, vanguarda na época.
Ao chegarem ao Brasil, esses artistas instituíram uma escola
que professava a estética artística denominada