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Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue o item que se segue.

Em se tratando de criança surda filha de pais ouvintes, o desenvolvimento linguístico dela na LIBRAS pode ficar prejudicado se ela adquirir a língua após o chamado período crítico, que se estende, aproximadamente, dos dois anos de idade até a puberdade.

Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.

Com a entrada do professor francês Ernest Huet no Imperial Instituto de Surdos-Mudos, o número de discentes surdos no instituto aumentou significativamente, devido ao reconhecimento dado pelas famílias de surdos ao trabalho desse educador.

A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.

Em sala de aula, é conveniente que os tradutores e intérpretes da LIBRAS dominem pelo menos os seguintes eixos do saber: o linguístico, o discursivo, o disciplinar e o pedagógico.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

priorizar o público surdo em detrimento do público ouvinte, traduzindo apenas da língua oral para a LIBRAS, e não da LIBRAS para a língua oral.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

atentar para as especificidades da comunidade surda, conduzindo e promovendo ações pontuais e ágeis para servi-la.

A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.

A concepção socioantropológica da surdez considera os surdos pessoas com deficiência.

Observe a figura a seguir:


A figura apresenta as unidades mínimas que formam os sinais da Libras: Locação (L), Movimento (M) e Configuração de Mão (CM). Essas unidades são consideradas como parâmetros

Leia o trecho:

Discutir a educação bilíngue numa perspectiva política pode apresentar um duplo sentido. O primeiro pode ser atribuído ao valor de construção histórica, cultural e social e o segundo como relações de poder e conhecimentos que atravessam e delimitam a proposta e o processo educacional (SKLIAR, 2009, p. 7).

Na perspectiva política, o autor considera o segundo sentido da educação bilingue como uma prática]

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), na Libras, o parâmetro Movimento tem sido descrito em quatro categorias: tipo, direcionalidade, maneira e frequência. São tipos de movimento

Na proposta bilíngue de educação de surdos, a surdez não é concebida como a “experiência de uma falta” (a falta da audição), mas em termos linguísticos, políticos, sociais e culturais (SÁ, 2006). A Libras é considerada a primeira língua dos surdos e a língua portuguesa como segunda língua, bem como as relações e representações sociais conferidas a essas línguas pelo surdo. Nessa perspectiva, o currículo deve

De acordo com Basso, Strobel e Masutti (2009), o ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos considera, principalmente, o desenvolvimento da leitura de sinais, a produção de textos sinalizados e escritos em sinais e o estudo da gramática. No que diz respeito a esse último aspecto, a premissa de que os alunos surdos utilizam a gramática da Libras de forma inconsciente implica uma busca pelo seu uso consciente, o qual pode ser alcançado por meio de

O registro de aulas e atividades de Libras representa a constituição de um material para o próprio estudo e ensino da Libras. No que diz respeito ao processo de ensino da leitura de sinais, o registro em vídeo de textos em sinais toma grande importância, pois se mostra como uma possibilidade de

Existem tecnologias assistivas que se destinam ao atendimento de pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar, escrever e/ou compreender, que são denominadas

O livro Inclusão Escolar – O que é? Por quê? Como fazer?, afirma que “Os movimentos em favor da integração de crianças com deficiência surgiram nos __________________ em 1969, quando se questionaram as práticas sociais e escolares de segregação".

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

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