Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 241 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e a efetivação dos objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram critérios para a seleção dos conteúdos na área. A esse respeito, relacione a primeira coluna com os critérios de organização dos conteúdos com demandas sociais da segunda coluna. COLUNA I 1 – Relevância social 2 – Características dos alunos 3 – Características da própria área COLUNA II ( ) Recorte dos conhecimentos que vêm sendo produzido sobre a cultura corporal e estão sendo incorporados pela Educação Física. ( ) Seleção de práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira. ( ) Definição dos conteúdos que consideram as diferenças entre regiões, cidades e suas respectivas populações. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

São possibilidades de dança e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas nas aulas de Educação Física, EXCETO:

A abordagem desenvolvimentista tem como objeto de estudo o movimento humano, especificamente a aprendizagem do movimento por meio do ensino das:

Uma visão funcionalista e/ou assistencialista de compreensão de lazer não apresenta como finalidade na sua intervenção:

No Coletivo de Autores (1993) o conteúdo “jogo” é compreendido como:

A concepção da Saúde Renovada tem como finalidade na Educação Física:

A concepção Crítico-superadora estabelece que a função da Educação Física seria:

Na Educação Básica a Educação Física pode ser compreendia como:

A concepção construtivista-interacionista na área de Educação Física tem o mérito de considerar:

Nesse estilo, uma pergunta é apresentada, mas múltiplas repostas motoras podem emergir dessa pergunta.

De acordo com as regras do futsal, assinale a alternativa INCORRETA:

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.

Segundo o Coletivo de Autores, (apud

CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta

uma grande tendência a possuir: “princípios de

rendimento atlético, competição, comparação de

rendimento e recordes, regulamentação rígida,

sucesso no esporte como sinônimo de vitória,

racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o

esporte para estar na escola, e ser ensinado na

escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,

deve ser ressignificado, reelaborado consolidado

em uma práxis educativa para além da repetição e

da mecanização, da finalidade única da técnica e do

rendimento, em que os mais fracos e os menos

habilidosos são colocados à margem e marcados

pela exclusão.


A partir da leitura acima questionamos: Que

esporte nós temos e que esporte queremos no

âmbito escolar? Por que alguns esportes estão

presentes na escola e outros não? A hegemonia do

esporte está presente na escola?

Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas

da Educação Física, tomando-a

como matéria escolar que trata, pedagogicamente,

de temas da cultura corporal de movimento,

estamos dizendo que estes temas são:

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282