Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e a efetivação dos objetivos da Educação Física, os Parâmetros Curriculares Nacionais elegeram critérios para a seleção dos conteúdos na área. A esse respeito, relacione a primeira coluna com os critérios de organização dos conteúdos com demandas sociais da segunda coluna. COLUNA I 1 – Relevância social 2 – Características dos alunos 3 – Características da própria área COLUNA II ( ) Recorte dos conhecimentos que vêm sendo produzido sobre a cultura corporal e estão sendo incorporados pela Educação Física. ( ) Seleção de práticas da cultura corporal que têm presença marcante na sociedade brasileira. ( ) Definição dos conteúdos que consideram as diferenças entre regiões, cidades e suas respectivas populações. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
São possibilidades de dança e outras atividades rítmicas e/ou expressivas que podem ser abordadas nas aulas de Educação Física, EXCETO:
A abordagem desenvolvimentista tem como objeto de estudo o movimento humano, especificamente a aprendizagem do movimento por meio do ensino das:
Uma visão funcionalista e/ou assistencialista de compreensão de lazer não apresenta como finalidade na sua intervenção:
No Coletivo de Autores (1993) o conteúdo “jogo” é compreendido como:
A concepção da Saúde Renovada tem como finalidade na Educação Física:
A concepção Crítico-superadora estabelece que a função da Educação Física seria:
Na Educação Básica a Educação Física pode ser compreendia como:
A concepção construtivista-interacionista na área de Educação Física tem o mérito de considerar:
Nesse estilo, uma pergunta é apresentada, mas múltiplas repostas motoras podem emergir dessa pergunta.
De acordo com as regras do futsal, assinale a alternativa INCORRETA:
Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).” Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é
De acordo com a visão de Neira e Nunes (2008), assinale a afirmativa correta.
Segundo o Coletivo de Autores, (apud
CAPARROZ, 1997 p. 132), o esporte apresenta
uma grande tendência a possuir: “princípios de
rendimento atlético, competição, comparação de
rendimento e recordes, regulamentação rígida,
sucesso no esporte como sinônimo de vitória,
racionalização de meios e técnicas". Entretanto, o
esporte para estar na escola, e ser ensinado na
escola, isto é, tornar-se um esporte “da" escola,
deve ser ressignificado, reelaborado consolidado
em uma práxis educativa para além da repetição e
da mecanização, da finalidade única da técnica e do
rendimento, em que os mais fracos e os menos
habilidosos são colocados à margem e marcados
pela exclusão.
A partir da leitura acima questionamos: Que
esporte nós temos e que esporte queremos no
âmbito escolar? Por que alguns esportes estão
presentes na escola e outros não? A hegemonia do
esporte está presente na escola?
Ao buscar aprofundar e discutir questões teóricometodológicas
da Educação Física, tomando-a
como matéria escolar que trata, pedagogicamente,
de temas da cultura corporal de movimento,
estamos dizendo que estes temas são:
Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.