Sobre a ideia que fundamenta os jogos cooperativos, é possível considerar que:
A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.
Leia o fragmento a seguir. “... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.” (Arroyo & Silva, 2012) Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.
A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir. I.A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada. II.O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço. III.Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos. Está correto o que se afirma em
De acordo com o Estatuto do Conselho Regional de Educação Física da l l 9 Região, não serão inscritos no CONFEF e registrados no CREF11 os seguintes profissionais:
Sobre os conteúdos relacionados à prática do Atletismo, analise
as afirmativas a seguir.
I. Saltos e corridas são atividades naturais presentes no
cotidiano das crianças e adolescentes que, naturalmente,
competem entre si como forma de mensurar seu
desempenho frente aos seus pares.
II. O Atletismo demonstra rica possibilidade de trabalho dos
conteúdos de outras disciplinas, especialmente da Física,
em que questões como velocidade, atrito e trajetória estão
vivamente presentes.
III. A competição inerente a uma corrida, em que vários alunos
disputam, individual e simultaneamente, o primeiro lugar
oferece rica oportunidade para discussão de questões
relacionadas à competição como o respeito ao próximo e a
ética.
Assinale:
Segundo Schiavon e Nista–Piccolo (2006), “a iniciação e a
vivência das Ginásticas Artística e Rítmica, quando tratadas de
maneira pedagógica adequada, vão enfatizar as
movimentações básicas da criança, como os movimentos
fundamentais locomotores, manipulativos e estabilizadores, o
que é possível para crianças a partir de 2 anos".
Essas modalidades recebem pouquíssima atenção no âmbito
escolar. Sobre os possíveis motivos para que isso aconteça,
analise os itens a seguir.
I. A falta de equipamentos e materiais específicos.
II. A inadequação dos espaços físicos nas escolas.
III. A falta de interesse dos alunos em praticá–las.
Assinale:
Gallahue e Ozmun (2003) afi rmam que um auto conceito negativo ou defi ciente pode resultar em problemas de comportamento, dificuldade de aprendizagem e delinquência. Segundo os autores, a percepção que o estudante tem de si afeta o nível de desempenho acadêmico. E os educadores precisam saber utilizar as atividades motoras para encorajar a formação de auto conceitos positivos e estáveis. Ainda de acordo com os autores citados, é muito importante que as experiências motoras dos educandos sejam orientadas para o êxito, pois assim auxiliariam na melhora do auto conceito. E para que isso aconteça, Gallahue e Ozmun sugerem que os educadores usem métodos de abordagens:
Segundo Corsino (2010), “muito se ouve entre professores de
Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas
e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se
passa por uma convincente justificativa para as separações por
sexo”.
Com relação às aulas mistas de Educação Física, analise as
afirmativas a seguir.
I. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas convivam, observem–se, descubram–se e possam
aprender a ser tolerantes.
II. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas não discriminem e compreendam as diferenças, de
forma a não reproduzir, de forma estereotipada, relações
sociais autoritárias.
III. Elas podem prover oportunidades para que meninos e
meninas tenham clareza sobre suas diferenças físicas e
intelectuais.
Assinale:
O Goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. Desde 1980, o esporte integra o programa paraolímpico. Sobre essa modalidade, é correto afirmar que
A partir das regras do Futebol de campo, assinale a alternativa correta.
Em relação aos esportes com raquete, marque
com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Badminton é um esporte praticado em quadra
coberta, com raquetes e peteca.
( ) Os movimentos básicos do jogo de Tênis são:
batida de direita (“forehand”), batida de esquerda
(“backhand”) e saque (“service”).
( ) A partida de Tênis de mesa deve ser interrompida
quando o saque "queimar" a rede.
( ) A partida do Tênis de Mesa é constituída de sets
de 20 (vinte) pontos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Os PCNs – Educação Física propõem a organização dos conteúdos
de aprendizagem dividida em três grandes blocos: 1)
conhecimento do corpo; 2) esportes, jogos, lutas e ginásticas;
3) atividades rítmicas e expressivas. Esses conteúdos são
divididos nas seguintes categorias:
Os saltos no atletismo são compostos de movimentos que
se confrontam com as leis da física e da biomecânica.
Os saltos podem ser subdivididos em horizontais e
verticais.
Dentre os saltos verticais, tem-se:
Considerando que, para o movimento humano assumir o caráter de linguagem, ele não pode ser limitado a um fenômeno físico, devendo ser compreendido como um comportamento, uma postura, uma presença e uma intencionalidade, assinale a opção correta.