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Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.

A cultura corporal, por designar um vasto e rico campo da cultura, com abrangência da produção de práticas expressivo-comunicativas fundadas na subjetividade e externalizadas pela expressão do corpo, afasta-se das configurações próprias de uma linguagem.

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1961, estabeleceu a educação física como obrigatória desde a pré-escola até o nível superior, mas com predominância esportiva nos cursos primário e médio.

A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.

Como conteúdo de ensino, as lutas devem enfatizar apenas as ações de ataque para que o oponente seja subjugado com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização.

Julgue o item seguinte, referentes a competição e cooperação no esporte.

Ao adotar regras esportivas institucionalizadas durante as aulas de educação física, o professor estará impondo uma vivência competitiva e desatrelada de valores éticos e morais.

Que diretriz, como essência da vivência corporal dos alunos de Educação Física, tem como características básicas o prazer e o exercício da liberdade, ou seja, realizar algo que promova o bem-estar e a alegria, a partir de escolhas conscientes e autônomas, assumindo quaisquer responsabilidades sobre elas?

Durante as aulas de Educação Física Escolar, a escolha dos conteúdos deve seguir a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apresentam três blocos que se articulam entre si, mas guardam suas especificidades. Diante dessas orientações, pode-se observar que os professores utilizam, em suas aulas, atividades em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas por federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional, permitindo, assim, ao aluno o conhecimento de práticas universalizadas pela mídia. Entretanto, essas atividades também podem ser apresentadas aos alunos, demonstrando ter uma flexibilidade maior nas regras, que são adaptadas em função das possibilidades do próprio educando, das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outras adequações, podendo ser exercidos com um caráter competitivo, cooperativo ou recreativo. De acordo com o PCN, esse tipo de conteúdo caracterizado pela flexibilização regulamentar durante sua prática é denominado:

O processo avaliativo na área da Educação Física deve considerar as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos; pois deve começar na construção do planejamento, acompanhar todo o desenvolvimento da proposta, até a sua conclusão. Entretanto, a simples atribuição de conceitos ou notas pelo professor em função do desempenho físico e esportivo, classificando os mais habilidosos que devem ser incentivados à busca de práticas esportivas fora da escola, se trata de uma perspectiva:

Qual abordagem abaixo se fundamenta no movimento enquanto um instrumento facilitador da aprendizagem de conteúdos diretamente ligados ao aspectos cognitivo, como: a aprendizagem da leitura, da escrita, da matemática etc.?

Sobre a Abordagem Crítico-superadora, marque a alternativa errada:

Segundo Hildebrandt e Laging (1986) o ensino da Educação Física baseado em uma Concepção Aberta requer: I - que o aluno participe nas decisões referentes aos objetivos, seleção dos conteúdos, metodologia e avaliação. II – que a avaliação seja um subsídio de coerção e evolução intelectual. III – que professor priorize o respeito nas relações de professor-aluno, aluno-aluno. IV – que os conteúdos das aulas façam um elo com o mundo dos alunos. Das afirmações, estão corretas:

No ensino das modalidades esportivas coletivas o professor deve, EXCETO:

De acordo com Da rido, o esporte, enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física, deve ser apresentado aos alunos como uma ferramenta pedagogicamente transformada, tendo como pressuposto, entre outros fatores, o aspecto de servir ao desenvolvimento do educando considerando as três dimensões do comportamento humano, denominadas:

Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.

A ênfase do esporte como conteúdo hegemônico nas aulas de educação física justifica-se em função de seu potencial de contribuir para a ascensão social das camadas menos favorecidas da sociedade.

Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos.

À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva

verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada.

Um professor disse aos alunos: "Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?". E, em seguida, complementou: "Pratiquem!".

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.

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