Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.
O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como
cooperativo, porque tem como prioridade os momentos de aproximação dos jogadores, que buscam alcançar os objetivos comuns para todos.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.
A capoeira, que passou de uma prática reprimida pelo poder público no início do século XX para uma modalidade de esporte praticada por pessoas de diferentes classes sociais, exemplifica o rompimento de uma tradição pela transformação da cultura.
A respeito das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino da educação física no ensino médio, julgue o item a seguir.
A educação física deve proporcionar ao aluno o aprendizado do movimento vivenciado, estimulando nele o interesse pelo aprofundamento em uma única manifestação da cultura corporal, a fim de valorizar seu melhor desempenho em jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas ou em atividades rítmicas.
Uma das orientações metodológicas para facilitar a aprendizagem de modalidades esportivas para crianças e adolescentes é a adaptação da atividade que pode fazer ficar mais simples e fácil de ser realizada. A adaptação torna possível a realização da tarefa e permite o aumento progressivo da sua complexidade com o tempo. Assinale a alternativa que NÃO representa a utilização de uma adaptação que facilite a aprendizagem no ensino do esporte.
Sobre o objetivo de ensino da Educação Física nas escolas de educação básica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, NÃO é correto afirmar:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, o ensino da Educação Física na escola deve se preocupar com a formação do cidadão que será responsável pela produção, reprodução e transformação da cultura corporal de movimentos na sociedade. Tendo em vista essa afirmação, a professora Isabela propôs aos seus estudantes do ensino médio uma prática de futsal na qual alunos e alunas deveriam construir coletivamente o regulamento para um evento da modalidade em que todos deveriam participar e cuja vitória não estava centrada apenas em ganhar do adversário, mas na participação, no prazer e no significado do evento para todos. Dessa maneira, o evento ocorreu com a participação conjunta de meninos e meninas nos diferentes papéis que poderiam ser representados em uma partida de futsal. Todas as equipes se enfrentaram, todos os alunos jogaram, todos ganharam e perderam, e todos exerceram papéis de comissão técnica, arbitragem, dirigentes, torcedores, pais de atletas. Para avaliar o significado da prática, Isabela realizou rodas de conversa, identificou pontos positivos e negativos e finalizou com uma mesa-redonda, como as realizadas pelas redes de televisão, com representantes das equipes para discussão dos diferentes pontos de vista. Considerando a prática desenvolvida pela professora Isabela relativa à relação entre Educação Física e cidadania, tendo em vista as orientações dos PCN, assinale a afirmativa CORRETA.
A capoeira é uma prática corporal difundida em todo o país e que foi desenvolvida como uma manifestação cultural dos negros africanos escravizados no Brasil. Segundo os Conteúdos Básicos Comuns (CBC), a capoeira “destaca a perspectiva interdisciplinar e a necessária articulação com aportes teóricos vinculados à filosofia, à história, à sociologia, à antropologia e à pedagogia". Assim, essa é uma prática que, ao ser considerada no plano de ensino de Educação Física de uma escola, tem evidente potencial para contribuir com os objetivos do CBC. Foi a partir dessa compreensão que Paula, professora de uma escola estadual em Minas Gerais, propôs o ensino desse conteúdo para os alunos do 9º ano do ensino fundamental e convidou os professores de História, Geografia, Artes e Português para compartilharem da proposta.
Considerando a situação descrita, analise as afirmativas a seguir sobre os encaminhamentos dados à proposta de ensino da capoeira, tendo em vista as orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC, e as classifique como corretas [C] e incorretas [I].
( ) No CBC, a capoeira é um tema previsto para ser tratado no eixo temático esporte, já que se trata de uma modalidade esportiva altamente difundida no mundo inteiro, com regras universalizadas, federação internacional, campeonatos mundiais, nacionais e regionais com alto nível de profissionalismo de seus praticantes.
( ) Ao propor que outras disciplinas e professores compartilhassem com ela a proposta de ensino da capoeira, a professora Paula contemplou a ampla dimensão sociocultural desta manifestação, a compreensão de que se trata de um fenômeno com possíveis múltiplos olhares e o enriquecimento do ensino a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
( ) Uma das práticas de ensino propostas pelos professores envolvidos foi a realização de uma redação em que cada estudante descreveria suas experiências e impressões pessoais com a capoeira até aquele momento. A redação seria reescrita no encerramento da etapa. Além da evidente relação com a disciplina Português, essa ideia levou em conta a orientação metodológica de valorização das experiências prévias dos alunos.
( ) Do ponto de vista metodológico, as discussões teóricas ficaram sob responsabilidade das disciplinas Português, Geografia e História. A dimensão estética e da sensibilidade, com Artes, e a prática da capoeira, com a Educação Física. Dessa maneira, Paula contemplou a orientação metodológica de integração entre teoria e prática do CBC da disciplina que leciona.
Assinale a sequência que classifica corretamente as afirmativas em relação ao ensino da capoeira e suas relações com orientações metodológicas para o ensino da Educação Física no CBC.
Assinale a alternativa que apresenta a abordagem pedagógica fundada na pedagogia histórico‐crítica, em que o objeto de conhecimento da educação física é a cultura corporal, que se concretiza em seus diferentes temas (o esporte, a ginástica, o jogo, as lutas, a dança e a mímica) e que propõe uma organização didático‐metodológica referenciada historicamente de maneira que o processo de ensino‐aprendizagem observe os movimentos contraditórias da realidade.
Tomando como pressuposto o seguinte objetivo para o aluno: enfrentar desafios, colocando em situações de jogo e competições, respeitando as regras e adotando uma postura cooperativa, e os seguintes aspectos avaliativos: avaliar se ao aluno aceita as limitações impostas pelas situações de jogo, tanto no que se refere às regras quanto no que diz respeito à sua possibilidade de desempenho e à interação com os outros, tolera pequenas frustrações, é capaz de colaborar com os colegas, mesmo que estes sejam menos competentes, e participa do jogo com entusiasmo, assinale a alternativa que apresenta a ação metodológica avaliativa do professor que mais bem se adequa ao objetivo e aos critérios avaliativos expressos.
A promoção da saúde consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais como temática transversal aos conteúdos da educação física. Trata‐se de um objetivo pedagógico da educação física desenvolver a articulação entre promoção da saúde e práticas corporais. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação/dinâmica pedagógica da educação física que tem como objetivo central tematizar a saúde nas aulas.
No Brasil, o esporte é um dos conteúdos mais lecionados nas aulas de Educação Física.
Uma das ocorrências históricas que ajudam a entender essa intensa presença do esporte nas aulas é a difusão das propostas do(a):
Uma das formas apropriadas para dar início ao trabalho com lutas é:
Um(a) professor(a) prepara uma aula pretendendo que o(a)s aluno(a)s não só aprendam determinado gesto motor, como também reflitam sobre certas normas e valores. Ao adotar esse procedimento, está levando em conta as categorias:
De acordo com a Abordagem Desenvolvimentista, deve-se
Para Betti (2001, 2004), a decisiva influência das mídias, em especial a televisão, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, apresenta importantes repercussões para a Educação Física. Em sua obra, o autor apresenta tendências que a Educação Física sofre pela ação da mídia imposta pela sociedade. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma dessas tendências.