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Os PCNs elencam critérios para seleção dos conteúdos para o 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. São eles:

Com base nos PCNs para o 3º e 4º ciclos, analise as assertivas abaixo: I. Os PCNs foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania. II. De acordo com os PCNs, o objetivo do ensino fundamental é conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de educação física trazem uma proposta que procura democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos. Incorpora, de forma organizada, as principais questões que o professor deve considerar no desenvolvimento de seu trabalho, subsidiando as discussões, os planejamentos e as avaliações da prática de educação física. Quais estão corretas?

A Educação Física pode, através de suas práticas educativas, abordar vários aspectos no desenvolvimento do ser humano. Entre os aspectos abaixo, assinale qual é o menos trabalhado pela Educação Física nas escolas.

A concepção crítico-emancipatória é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza:

Sobre a concepção de aulas abertas é correto afirmar que:

Sobre as relações existentes entre os corpos, os gêneros e as sexualidades é correto afirmar, EXCETO:

Para entendermos o desenvolvimento motor, é necessário compreendermos a sua relação com o contexto neural. Em função disto podemos afirmar que esse desenvolvimento tem uma direção

Ao aplicar o conteúdo do jogo popular “bola queimada”, o professor pode elencar qual objetivo atitudinal para seus alunos alcançarem?

Para se conhecer o corpo como um organismo integrado, como um corpo vivo, que interage com o meio físico e cultural, os Parâmetros Curriculares Nacionais elege a abordagem de alguns conhecimentos para o bloco “Conhecimentos sobre o corpo”, EXCETO:

- Os temas transversais citados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física, são EXCETO:

A concepção dominante da Educação Física, no seu início, é calcada na perspectiva que muitos autores chamam de higienismo. Nela, a preocupação central é com:

Segundo Castellani Filho (1999) as teorias da Educação Física podem ser classificadas em não-propositivas e propositivas. As teorias não propositivas segundo este autor seriam aquelas que não expõem a dinâmica curricular e o tratamento dado ao conhecimento, sendo então conceituadas como abordagens e entre elas temos:

Sobre a perspectiva histórico-crítica e o ensino da Educação Física não é corretor afirmar que:

A busca em garantir o direito do aluno de saber o porquê de estar realizando este ou aquele movimento estão ligados a dimensão do conteúdo:

(BASQUETEBOL, Regras Oficiais) Um arremesso para uma cesta de campo ou um lance livre é quando a bola é segura na(s) mão(s) do jogador e então é lançada ao ar em direção à cesta dos adversários. Um tapa e uma enterrada também são considerados como arremessos para uma cesta de campo.

I. ___________ é quando a bola é forçada para baixo na cesta dos adversários com uma ou ambas as mãos.

II. ___________ é quando a bola é direcionada com a(s) mão(s) para a cesta dos adversários.

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