Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 241 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

As abordagens críticas da educação física compreendem uma determinada perspectiva de trato pedagógico do esporte enquanto conteúdo de aulas de educação física na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta uma perspectiva crítica de abordagem pedagógica da educação física escolar quanto ao ensino de esporte.

Segundo Gaspar e Barbosa (2006), ―há algum tempo, era muito comum nas cidades, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nas calçadas ou praças e ruas tranquilas‖. Na atualidade, percebe-se uma nítida substituição das brincadeiras e jogos infantis populares pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. Porém ainda se encontra uma série de brincadeiras e jogos infantis populares que são desenvolvidos nos mais variados ambientes, inclusive nas aulas de Educação Física na escola. Tais como: queimada, cabo-de-guerra, esconde-esconde, amarelinha, dentre outras. Marque V para as respostas verdadeiras e F para as falsas considerando o que estas brincadeiras e jogos infantis populares proporcionam ao desenvolvimento das crianças: ( ) A socialização. ( ) O desenvolvimento das táticas esportivas. ( ) O espírito de colaboração. ( ) O desenvolvimento da imaginação. ( ) A concepção de que só é importante competir. A sequência correta de respostas é:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) elencam uma série de objetivos de educação física para os ciclos do ensino fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ciclos). Analise os objetivos abaixo e assinale a alternativa que corresponde ao objetivo traçado para o 1º ciclo.

Dentre os itens listados abaixo, qual deles NÃO é um tema transversal citado pelos PCNs?

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, os temas transversais deverão ser abordados durante as aulas de Educação Física, sem desconsiderar as peculiaridades regionais. Assinale os temas transversais que deverão ser abordados nas aulas de Educação Física.

Assinale o item que destaca a presença de todos os conteúdos de ensino a serem desenvolvidos pelo professor de Educação Física na Escola, levando em consideração o que consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

"O movimento humano é o sentido e/ou significado do mover-se, mediados simbolicamente e que os coloca no plano da cultura." Assinale a alternativa que contempla corretamente a concepção acima.

A Educação Física desempenha papel fundamental, juntamente com outras áreas do conhecimento, na formação dos sujeitos e, isso implica na reflexão sobre o papel da avaliação escolar que legitime, garanta e aprimore a relevância dessas formas de conhecimento. Nesse sentido, a avaliação, na Educação Física, deve:

Exposto nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o Ensino Fundamental, trata-se do princípio que sugere que o professor de Educação Física complemente o ensino e desenvolva a oferta de experiência de aprendizagem, tendo em mente que elas devem envolver as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos.

Assinale o princípio a que se refere.

Considerando os jogos cooperativos, onde, enfatizam a participação, o desafio e a diversão, mesmo sabendo que pode até haver certa competição envolvida no jogo, mas o resultado dessa concorrência não está focado em perder ou ganhar, e sim em participar de uma atividade prazerosa em grupo, qual alternativa representa exemplos de jogos cooperativos?

No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.

Para desenvolver a autonomia dos alunos, o professor deverá estabelecer um ambiente pedagógico no qual os alunos possam escolher livremente o que querem fazer e como o querem fazer.

Tendo como base uma perspectiva crítica de avaliação em educação física, julgue o próximo item.

A avaliação é um processo contínuo que deve expressar o desenvolvimento dos alunos ante os objetivos de aprendizagem, de forma a contemplar competências, habilidades, conhecimentos e atitudes.

Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.

As aulas de educação física devem possibilitar aos alunos a vivência de espaços formativos que valorizem o agir solidário, a adoção de atitudes cooperativas e o repúdio à violência e às injustiças.

Um professor disse aos alunos: "Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?". E, em seguida, complementou: "Pratiquem!".

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de comando, pois determinou que a atividade fosse executada sem, no entanto, ter indicado o número de vezes que os alunos deveriam repeti-la.

Dois grupos de alunos, um em cada lado de uma quadra de voleibol, utilizam dois lençóis abertos para arremessar a bola de um lado para o outro, a fim de mantê-la em jogo o maior tempo possível, bem como para realizar o maior número possível de arremessos nesse tempo.

O jogo descrito nessa situação caracteriza-se como

lúdico e esportivo, porque, embora vise bastante ao divertimento, também é muito competitivo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282