Assinale a alternativa que apresenta, apenas, exemplos de despesas correntes.
Despesa pública são os gastos, que o governo realiza para se desincumbir de suas funções, no atendimento _____________________ quanto à defesa nacional, à segurança pública, à justiça, à saúde, à educação, ao transporte, ao trabalho, à habitação, ao saneamento etc. Esses gastos necessariamente exigem dispêndios financeiros e autorização na lei de orçamento, por isso são chamados de __________________. Assinale a alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas do texto acima.
O crescimento das despesas públicas significa elevação da carga tributária ou do endividamento público para financiar tais gastos. Ou seja, tanto a carga tributária quanto a dívida do setor público cresceram substancialmente, ao longo do tempo, com diversos efeitos sobre a economia e a sociedade. Sobre esses efeitos, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas. ( ) O crescimento da carga tributária significa a retirada de recursos das mãos das pessoas e empresas para as mãos do governo, reduzindo a capacidade de investimentos do setor privado. ( ) Os tributos fazem parte dos custos de produção das empresas. Logo, se os tributos se elevam, os preços das mercadorias tendem a aumentar, alimentando a inflação e reduzindo o poder de compra das pessoas. ( ) Quando o governo eleva os tributos de forma seletiva, ou seja, fazendo-o incidir sobre determinadas atividades apenas, ele reduz a lucratividade desses setores, entretanto isso ainda não incentiva a migração de investimentos para outros setores e atividades. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
Identifique os itens que completam corretamente a frase abaixo e assinale a alternativa correta. De acordo com a Lei Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), os Tribunais de Contas alertarão os Poderes ou órgãos quando constatarem: I. ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais. II. que o montante da despesa total com pessoal ultrapassou 90% do limite. III. fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária. IV. que os montantes das dívidas consolidada e mobiliária, das operações de crédito e da concessão de garantia se encontram acima de 90% dos respectivos limites.
São exemplos de despesas efetivas:
De acordo com a Lei nº 4.320/64, assinale a alternativa correta que indica em qual categoria econômica estão classificadas as despesas de custeio.
A respeito dos principais instrumentos da gestão orçamentária, julgue o item
A identificação de determinada receita como oriunda de juros de mora da dívida ativa é feita por meio da classificação dos tipos de receita
Acerca dos aspectos básicos de orçamento público, julgue o item
A classificação da receita por natureza tem por objetivo identificar as receitas públicas de acordo com a destinação final dos recursos.
Com relação à classificação da despesa pública, julgue os itens a seguir.
Estão certos apenas os itens
A execução da despesa orçamentária se dá em três estágios, na forma prevista na Lei n° 4.320/1964:
São despesas orçamentárias com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital.
No orçamento público, a definição acima é a de despesas classificadas no grupo de natureza:
As despesas com a aquisição de vacinas para campanhas de saúde pública são classificadas como:
É uma despesa de transferência intragovernamental para a União:
Assinale a única alternativa que não apresenta uma despesa de capital.
No que se refere às noções de administração financeira e orçamentária, julgue o item. É vedada a consignação de despesas no orçamento sem a especificação do estado ou município beneficiário do gasto.