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No que diz respeito à capacitação de pessoas e à gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

Na rotação de cargos, o colaborador é transferido lateralmente

para outros cargos, passa a desempenhar diferentes funções e,

consequentemente, adquire ampla variedade de habilidades que

podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento

das competências organizacionais e, após serem implantados,

servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do

negócio, das competências individuais e das competências

empresariais da organização.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Na educação corporativa, o delineamento da ação de

aprendizagem envolve a experiência anterior do colaborador,

o tema proposto, a relevância pessoal, o estilo de aprendizado

e as oportunidades de uso do conteúdo ministrado; além disso,

influencia a experiência do participante, impacta na

transferência do conhecimento e afeta os resultados esperados.

Acerca da gestão de políticas e práticas de capacitação e desenvolvimento, assinale a opção correta.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento

tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal,

deve ser substituído pelo conhecimento explícito, que se

caracteriza por ser formal, sistemático e de fácil transmissão.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de

competências, promove a reformulação das práticas

pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão

constante de suas práticas de ensino.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

O modelo de avaliação proposto por Donald Kirkpatrick

mensura os resultados em quatro níveis: reação, aprendizado,

comportamento ou transferência e retorno sobre o

investimento (ROI).

A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas,

julgue os itens a seguir.

Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

As universidades corporativas buscam oferecer aos

colaboradores — funcionários, clientes, fornecedores e

comunidade — o conhecimento e as competências técnicas e

comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos

estratégicos das organizações.

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a

andragogia, julgue os itens a seguir.

Um dos princípios da educação de adultos é utilizar a

experiência e a vivência do aluno como recurso à

aprendizagem.

Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Questionar os empregados sobre os cursos que eles gostariam

de realizar ou solicitar que eles os apontem em uma lista

predeterminada constituem opções adequadas de levantamento

de necessidades de treinamento.

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

Nos órgãos públicos, o processo de desenvolvimento de pessoas por meio de treinamento é dispensável, uma vez que a aprovação do candidato em seleção por concurso público comprova que ele já possui as habilidades e competências exigidas para o exercício do cargo para o qual foi aprovado.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

Os objetivos atuais da educação corporativa incluem

desenvolvimento de competências críticas, foco no

aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas

estratégias do negócio e aumento da competitividade.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

O sucesso de um departamento de educação corporativa

dependerá, entre outros fatores, da capacidade da empresa em

disponibilizar aos colaboradores atividades e recursos

educacionais de fácil acesso, estimulando-os a se

responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e

pelo autodesenvolvimento.

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a

andragogia, julgue os itens a seguir.

Nas atividades de aprendizagem corporativa para a aquisição

de competências, recomenda-se que o mediador assuma a

responsabilidade desde o planejamento até a avaliação da

atividade.

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