No que diz respeito à capacitação de pessoas e à gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Na rotação de cargos, o colaborador é transferido lateralmente
para outros cargos, passa a desempenhar diferentes funções e,
consequentemente, adquire ampla variedade de habilidades que
podem contribuir com seu desenvolvimento pessoal.
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em
competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.
Os sistemas de educação corporativa dispensam o mapeamento
das competências organizacionais e, após serem implantados,
servem de base para a definição das diretrizes estratégicas do
negócio, das competências individuais e das competências
empresariais da organização.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Na educação corporativa, o delineamento da ação de
aprendizagem envolve a experiência anterior do colaborador,
o tema proposto, a relevância pessoal, o estilo de aprendizado
e as oportunidades de uso do conteúdo ministrado; além disso,
influencia a experiência do participante, impacta na
transferência do conhecimento e afeta os resultados esperados.
Acerca da gestão de políticas e práticas de capacitação e desenvolvimento, assinale a opção correta.
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em
competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.
No processo corporativo de aprendizagem, o conhecimento
tácito do colaborador, por ser subjetivo, complexo e pessoal,
deve ser substituído pelo conhecimento explícito, que se
caracteriza por ser formal, sistemático e de fácil transmissão.
Com relação à gestão do desenvolvimento com base em
competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.
A educação corporativa, fundamentada no desenvolvimento de
competências, promove a reformulação das práticas
pedagógicas tradicionais e exige dos docentes uma revisão
constante de suas práticas de ensino.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
O modelo de avaliação proposto por Donald Kirkpatrick
mensura os resultados em quatro níveis: reação, aprendizado,
comportamento ou transferência e retorno sobre o
investimento (ROI).
A respeito dos processos e atividades relativos à gestão de pessoas,
julgue os itens a seguir.
Um programa ou ação de treinamento de pessoas pode integrar a política de educação corporativa caso tenha sido precedido por uma iniciativa de levantamento de necessidades que tenha articulado as demandas de aprendizagem dos funcionários com as diretrizes processuais e estratégicas da organização.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
As universidades corporativas buscam oferecer aos
colaboradores — funcionários, clientes, fornecedores e
comunidade — o conhecimento e as competências técnicas e
comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos
estratégicos das organizações.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Um dos princípios da educação de adultos é utilizar a
experiência e a vivência do aluno como recurso à
aprendizagem.
Julgue os itens a seguir, relativos a benefícios sociais, recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Questionar os empregados sobre os cursos que eles gostariam
de realizar ou solicitar que eles os apontem em uma lista
predeterminada constituem opções adequadas de levantamento
de necessidades de treinamento.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.
Nos órgãos públicos, o processo de desenvolvimento de pessoas por meio de treinamento é dispensável, uma vez que a aprovação do candidato em seleção por concurso público comprova que ele já possui as habilidades e competências exigidas para o exercício do cargo para o qual foi aprovado.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos atuais da educação corporativa incluem
desenvolvimento de competências críticas, foco no
aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas
estratégias do negócio e aumento da competitividade.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
O sucesso de um departamento de educação corporativa
dependerá, entre outros fatores, da capacidade da empresa em
disponibilizar aos colaboradores atividades e recursos
educacionais de fácil acesso, estimulando-os a se
responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e
pelo autodesenvolvimento.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Nas atividades de aprendizagem corporativa para a aquisição
de competências, recomenda-se que o mediador assuma a
responsabilidade desde o planejamento até a avaliação da
atividade.