Julgue os itens que se seguem, referentes a educação, treinamento
e desenvolvimento.
Antes da definição de um modelo pedagógico para a criação de
um curso a distância, é essencial que se realize uma avaliação
diagnóstica dos cursos presenciais da organização, de forma a
evitarem-se discrepâncias entre os modelos que possam
desqualificar as ações educacionais.
A respeito do desenvolvimento de pessoas e competências nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Organizações que aprendem incentivam o pensamento sistêmico como competência inerente a pessoas, a processos e a tecnologias, por ser importante para promover a vantagem competitiva.
Acerca das tendências na gestão de pessoas e na gestão de
desempenho, julgue os itens subsequentes.
Os indivíduos com elevada autoeficácia prescindem da participação em programas de treinamento e desenvolvimento.
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a
seguir
Os métodos de treinamento no trabalho constantes da programação das organizações devem incluir critérios claros e estruturados, habilidade dos gerentes para treinar e formar pessoas e definição de metas de trabalho fundamentada na realidade.
Em uma situação adversa, com desafios externos impostos, pode-se dizer que o que permite prever a atitude de um dos membros da equipe de trabalho é a:
No que diz respeito ao desenvolvimento e à capacitação de pessoal, julgue os itens subsecutivos.
A falta de interesse pelo trabalho, a variedade reduzida das atividades e a baixa complexidade das tarefas podem ser minimizadas por meio de ações de capacitação e desenvolvimento de pessoas.
Após receber resultados ruins, determinada empresa contratou um renomado consultor, iniciando um processo que resultará em reestruturações e, simultaneamente, uma visão sistêmica e comprometimento dos empregados frente às novas metas organizacionais. Esse processo, conhecido como modelo de Lewin, é também chamado de
Ao longo do tempo, o capital intelectual conquistou um papel de destaque no desenvolvimento das organizações.
As empresas mais modernas e bem sucedidas, com o objetivo de desenvolver seus empregados, fazem uso de diferentes práticas, objetivando permitir que o empregado
As empresas lidam diariamente com diversas pessoas: empregados, clientes, fornecedores e diversos atores que, de alguma forma, mantêm contato com a empresa. Alguns desses atores têm maior interação com a empresa, como é o caso dos empregados. Em algumas ocasiões esse relacionamento passa por situações difíceis que interferem no desempenho do empregado, o que afeta também o desempenho da organização.
Quando algum dos empregados passa por situações que afetam seu desempenho, o gestor deve
Algumas empresas têm aspectos culturais que possibilitam o incentivo ao aprendizado organizacional; outras dificultam esse aprendizado.
Constitui-se em um aspecto dominante na empresa que facilita o aprendizado organizacional
São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:
Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:
I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as
habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus
cargos.
II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de
maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas
aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos
objetivos definidos.
III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos,
ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise
comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O
treinando assume um determinado papel previamente
estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar
ângulos emocionais do que racionais.
IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados
na organização e as novas habilidades e capacidades que serão
requeridas.
A sequência correta é:
Após vencer os obstáculos do processo seletivo, os
candidatos são admitidos na organização e se tornam os
novos membros desta. A Gestão de Pessoas, no atual
contexto organizacional, não abre mão de integrar e
socializar o novo funcionário. A esse respeito, analise as
assertivas abaixo.
I. Um dos objetivos da socialização é garantir que
comportamentos, práticas e filosofias do novo
integrante da empresa sejam mantidos, respeitandoos
mesmo que esses sejam impróprios e
indesejados no novo contexto.
II. Na socialização, a organização espera que o novo
colaborador renuncie a certo grau de sua liberdade
de ação para poder seguir os preceitos internos.
III. Na socialização, é enfatizado que, nos primeiros
meses na organização, o novo empregado receba
as influências naturais que a empresa exercerá, pois
ela intenciona proporcionar meios de satisfação no
trabalho e, para tanto, é necessário que seja um
processo, pelo menos nesse começo, de “mão
única”; da empresa para o empregado.
IV. O contrato psicológico, que não está presente no
processo de socialização, é um contrato explícito e
formal entre funcionário e empresa, em que ambas
as partes se comprometem, por cláusulas, a cumprir
com as obrigações.
É correto o que se afirma em
Analise o texto a seguir completando a lacuna com a
alternativa correta. Elaborar hipóteses sobre o ambiente
de negócios, avaliar as habilidades da empresa, ligar
estratégias às operações e às pessoas que irão
implementá–las, e atrelando incentivos a resultados.
Dessa maneira, os lideres que praticam a cultura da
execução conseguem colocar em prática os
pressupostos da ________________, fazendo com que
os planos da organização possam ser cumpridos,
gerando, consequentemente os resultados esperados.
Trata–se de uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização, de um treinamento empresarial ou qualificação de mão de obra: