O uso de taxionomias de objetivos educacionais facilita também
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.
No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.
É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.
Uma grande empresa do setor de modas desenvolve um programa em que funcionários experientes acompanham jovens profissionais, fornecendo dicas e orientações, visando auxiliá-los em seu crescimento. É correto dizer que o programa desenvolvido pela empresa é uma forma de
É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.
Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.
O servidor público deve ser um agente de mudanças, com competências em aspectos gerais da instituição, assim como conhecedor da gestão de pessoas que colabora com o processo de transformação organizacional, que considera que o objetivo da mudança é trazer satisfação e harmonia ao ambiente de trabalho tanto como fatores de realização e desenvolvimento pessoal, como causadores de eficiência, a partir da perspectiva
O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em diferentes níveis de análise. O nível de análise do sistema organizacional envolve:
Um treinamento deve ser realizado de modo a favorecer a interação entre os treinados, no sentido de influenciar mudança de comportamento ou de atitude, mais do que transmitir conhecimento.
Assim sendo, deve-se optar por uma técnica de treinamento de
Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.
Uma das vantagens do recrutamento interno é o incentivo ao desenvolvimento pessoal dos funcionários atuais de uma organização.
Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.
Entre os desafios contemporâneos na gestão de pessoas, destaca-se a necessidade de gerenciar mudanças, o que exige manter comunicação contínua de nível pessoal e sensibilizar as pessoas para que se comprometam com as mudanças.
Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.
A gestão de pessoas deve incentivar e promover o desenvolvimento do capital humano da instituição com a implantação de organizações de aprendizagem, fundamental para desenvolver a capacidade de aprender em todos os níveis e, consequentemente, melhorar o desempenho.
Quando se pensa o treinamento e o desenvolvimento de pessoas nas organizações (T&D), além do fator mudança, outros fatores precisam ser considerados, tais como: compromisso dos especialistas e dos generalistas, avanços da tecnologia, complexidade organizacional, princípios de aprendizagem e outros processos de Gestão de Pessoas. Levando em consideração esses fatores que impactam nos esforços de T&D, assinale a alternativa correta.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.