Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 146 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

O uso de taxionomias de objetivos educacionais facilita também

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

O método da análise de problemas de desempenho é útil quando demandas não previstas nos planos organizacionais de capacitação emergem das unidades e trabalhadores; essas demandas só serão revertidas em treinamentos se resultarem de lacunas nas capacidades dos indivíduos, e não de problemas motivacionais ou contextuais.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

A fim de determinar a efetividade de um programa de educação corporativa, devem ser realizadas avaliações no nível de resultados, cujo alvo são os efeitos gerados no desempenho das organizações, descontada a influência de outras ações que também possam contribuir com os resultados observados.

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

É possível distinguir coaching e mentoring a partir dos objetivos destas duas atividades: enquanto a primeira visa ao desenvolvimento de habilidades e ao aumento do desempenho no trabalho, a segunda almeja o desenvolvimento de carreira no longo prazo.

Uma grande empresa do setor de modas desenvolve um programa em que funcionários experientes acompanham jovens profissionais, fornecendo dicas e orientações, visando auxiliá-los em seu crescimento. É correto dizer que o programa desenvolvido pela empresa é uma forma de

É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.

Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.

O servidor público deve ser um agente de mudanças, com competências em aspectos gerais da instituição, assim como conhecedor da gestão de pessoas que colabora com o processo de transformação organizacional, que considera que o objetivo da mudança é trazer satisfação e harmonia ao ambiente de trabalho tanto como fatores de realização e desenvolvimento pessoal, como causadores de eficiência, a partir da perspectiva

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em diferentes níveis de análise. O nível de análise do sistema organizacional envolve:

Um treinamento deve ser realizado de modo a favorecer a interação entre os treinados, no sentido de influenciar mudança de comportamento ou de atitude, mais do que transmitir conhecimento.

Assim sendo, deve-se optar por uma técnica de treinamento de

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item que se segue.

Uma das vantagens do recrutamento interno é o incentivo ao desenvolvimento pessoal dos funcionários atuais de uma organização.

Julgue o item a seguir, referente à gestão de pessoas e à gestão da qualidade em organizações.

Entre os desafios contemporâneos na gestão de pessoas, destaca-se a necessidade de gerenciar mudanças, o que exige manter comunicação contínua de nível pessoal e sensibilizar as pessoas para que se comprometam com as mudanças.

Julgue o seguinte item, acerca da gestão de pessoas.

A gestão de pessoas deve incentivar e promover o desenvolvimento do capital humano da instituição com a implantação de organizações de aprendizagem, fundamental para desenvolver a capacidade de aprender em todos os níveis e, consequentemente, melhorar o desempenho.

Quando se pensa o treinamento e o desenvolvimento de pessoas nas organizações (T&D), além do fator mudança, outros fatores precisam ser considerados, tais como: compromisso dos especialistas e dos generalistas, avanços da tecnologia, complexidade organizacional, princípios de aprendizagem e outros processos de Gestão de Pessoas. Levando em consideração esses fatores que impactam nos esforços de T&D, assinale a alternativa correta.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Uma maneira de se levantarem necessidades de desenvolvimento de competências é questionar os trabalhadores sobre os cursos que desejam realizar no futuro; outra, é solicitar que ordenem suas demandas de treinamento consultando uma lista prévia de cursos.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Independente do tipo de ação — treinamento, educação ou desenvolvimento —, o programa instrucional a ser compartilhado com os alunos deverá conter objetivos de aprendizagem, sequência de ensino-aprendizagem, métodos, estratégias e recursos didático-pedagógicos e critérios de avaliação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282