Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 297 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento (Moreira e Candau, 2008). Assim, diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, para que o currículo venha ser entendido como: I. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. II. As experiências de aprendizagens escolares a serem vividas pelos alunos. III. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. IV. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. V. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus de escolarização. Assinale a alternativa correta:

Pensando nos ciclos comuns ao processo de alfabetização e como o domínio sobre a escrita e a linguagem ocorre a partir de estágios sequenciais, é correto afirmar que:

Considerando o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, associe a segunda coluna relacionado-a aos termos apresentados na primeira:

A sequência CORRETA dessa associação é:

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.

Provas: IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Pedagogia
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Currículo

A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar:

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do

São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos objetivos de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a em ação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas ( ) Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias. ( ) Tomar o aluno exigente e crítico em relação à própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compará-la, de modo mais sistemático, às do círculo de produção social ao qual tem acesso. ( ) Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista. Marque a sequência CORRETA:

A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

1 questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e .administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela.
2 relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.
3 a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los.
4 transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.

Estão corretos apenas os itens:

Segundo Moreira (2006), a escola é o espaço de concretização do currículo. Este é o instrumento central pelo qual ocorre a promoção da qualidade do ensino. O currículo é o “coração da escola". Todas as suas ações giram em torno dele. No que se refere ao currículo, é CORRETO afirmar que

A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquele responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:

À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:

1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.

Estão corretos apenas os itens:

O currículo formal deve contemplar todas as propostas pedagógicas da escola, de modo que elas possam ser trabalhadas de forma:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Nos PCNs os conteúdos são abordados em três grandes categorias. Os conteúdos _________________ permeiam todo o conhecimento escolar, envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282