À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento (Moreira e Candau, 2008). Assim, diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, para que o currículo venha ser entendido como: I. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. II. As experiências de aprendizagens escolares a serem vividas pelos alunos. III. Os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. IV. Os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino. V. Os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus de escolarização. Assinale a alternativa correta:
Pensando nos ciclos comuns ao processo de alfabetização e como o domínio sobre a escrita e a linguagem ocorre a partir de estágios sequenciais, é correto afirmar que:
Considerando o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, associe a segunda coluna relacionado-a aos termos apresentados na primeira:
A sequência CORRETA dessa associação é:
A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.
De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.
A educação em Artes propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana. Nesse sentido, é correto afirmar:
Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue os itens que se seguem.
Na perspectiva do currículo, sua transposição à prática depende tão-somente da identificação dos elementos culturais produzidos pela humanidade, distinguindo entre o essencial e o acidental, o principal e o secundário, o fundamental e o acessório.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, no currículo do ensino fundamental, a oferta da língua inglesa deve ser a partir do
São importantes passos enquanto instrumentos pedagógicos e curriculares atentar sempre para a temática da diversidade no plano dos indivíduos em uma sala de aula. Desse modo, é incorreto afirmar que:
Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação aos objetivos de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. ( ) Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a em ação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas ( ) Buscar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, documentos, acervos nos espaços da escola e fora dela (livros, revistas, jornais, ilustrações, vídeos, cartazes) e acervos públicos (museus, galerias, centros de cultura, bibliotecas, cinematecas), reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias. ( ) Tomar o aluno exigente e crítico em relação à própria produção, justamente porque nesse momento de seu desenvolvimento já pode compará-la, de modo mais sistemático, às do círculo de produção social ao qual tem acesso. ( ) Compreender e saber identificar aspectos da função e dos resultados do trabalho do artista, reconhecendo, em sua própria experiência de aprendiz, aspectos do processo percorrido pelo artista. Marque a sequência CORRETA:
A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:
1 questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e .administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela.
2 relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos.
3 a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los.
4 transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
Estão corretos apenas os itens:
Segundo Moreira (2006), a escola é o espaço de concretização do currículo. Este é o instrumento central pelo qual ocorre a promoção da qualidade do ensino. O currículo é o “coração da escola". Todas as suas ações giram em torno dele. No que se refere ao currículo, é CORRETO afirmar que
A escola que conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças ao longo da história. Uma das mais relevantes foi aquele responsável por organizar os conteúdos escolares predominantemente por disciplinas, distribuindo-os ao longo da duração do período de estudos de um aluno. Essa mudança diz respeito à:
À palavra currículo associam-se distintas concepções, que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem, assim, para que currículo venha a ser entendido como:
1 conteúdos a serem ensinados e aprendidos.
2 experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos.
3 planos pedagógicos elaborados pelos sistemas educacionais.
4 objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino.
5 processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização.
Estão corretos apenas os itens:
O currículo formal deve contemplar todas as propostas pedagógicas da escola, de modo que elas possam ser trabalhadas de forma:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo: Nos PCNs os conteúdos são abordados em três grandes categorias. Os conteúdos _________________ permeiam todo o conhecimento escolar, envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.