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A respeito de cultura e clima organizacionais, julgue o item a seguir.

Por ser unifatorial, o clima organizacional pode ser mensurado.

Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a sequência correta, de cima para baixo.

( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.

( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.

( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social", desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.

( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.

( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.

Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.

A percepção de que o hospital tem diversas áreas e departamentos, mas que precisam funcionar em harmonia para que os resultados sejam alcançados, se relaciona com a capacidade cognitiva de enxergar a instituição como um todo e as relações entre as partes. Isso envolve o pensamento gerencial e analítico, o processamento das informações e a capacidade de planejamento. Enxergar as situações, os padrões amplos e subjetivos, implica conhecer onde um departamento se ajusta na organização como um todo e como a organização se encaixa no negócio ampliado, na comunidade e no ambiente social. Esse conceito refere-se a

Na teoria Neoclássica, temos diferentes tipos de organizações. Sobre a organização Linear, que constitui uma forma estrutural mais simples e antiga, assinale a opção INCORRETA, quanto às suas vantagens.

Considere que uma determinada empresa faça questão de ostentar, nas suas instalações físicas, nos veículos e nos uniformes dos empregados, a representação gráfica de sua marca, na forma de um trevo de quatro folhas, sendo, assim, reconhecida pelos seus clientes, fornecedores e pela sociedade em geral. Essa circunstância

Entre os elementos ou níveis da cultura organizacional inclui(em)-se

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.

A gestão de desempenho surgiu nos últimos anos como um conceito alternativo às técnicas tradicionalmente utilizadas para a avaliação de desempenho. Quanto ao modelo de gestão de desempenho, pode-se afirmar que

O estilo de liderança no qual o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, é conhecido como:

A técnica de mapeamento de processos envolve a descrição dos processos em que as atividades se relacionam umas com as outras. Esse mapeamento geralmente é realizado por meio de fluxogramas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o que identifica o símbolo a seguir.

A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, com o intuito de assegurar a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Analise as assertivas a seguir com relação aos aspectos tratados na Teoria da Burocracia. I. As disfunções da burocracia são características básicas da burocracia e que existem dentro de um amplo espectro ou de um continuum. II. O caráter formal é decorrente de comunicação feita por escrito, a fim de assegurar sua documentação e comprovação. III. A autoridade tradicional se verifica quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque esta sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas. Está correto o que se afirma em:

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos, às convergências e diferenças entre gestão pública e gestão privada e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue o item seguinte.

O paradigma do cliente na gestão pública decorre do fato de que os administradores dos serviços públicos estão mais voltados a atender os interesses do Legislativo e do Executivo que os dos cidadãos.

Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

No contexto da administração, funções e processos, avalie as afirmativas a seguir assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) O processo de organização pode envolver as etapas: (1) analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados; (2) dividir o trabalho conforme os critérios apropriados para a realização dos objetivos; (3) definir as responsabilidades pela realização do trabalho; (4) definir os níveis de autoridade. ( ) Controlar significa ter padrões estabelecidos de avaliação e que permitam o acompanhamento das atividades e operações desenvolvidas na empresa, coletando os dados acerca do desempenho de cada setor, avaliando esse desempenho e fixando correções conforme os padrões da organização. ( ) O processo de organização é uma sequência de decisões e / ou determinação dos modos de atuar que cria uma estrutura estável e dinâmica para uma empresa, um departamento ou escritório. Essa estrutura define o trabalho que as pessoas e equipes devem realizar. ( ) Os cargos têm títulos que identificam a atividade principal do ocupante, como: auxiliar administrativo, assistente social, auxiliar de serviços de saúde, operador de máquinas, professor, secretária, entre outros. O conteúdo do cargo especifica as tarefas ou responsabilidades (também chamadas de funções do cargo) que o ocupante deve desempenhar. Assinale a sequência correta.

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