Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Entre as características básicas das organizações formais modernas, a literatura aponta a distribuição da autoridade e da responsabilidade como um dos seus pilares e, nesse sentido, a denominada cadeia escalar corresponde

A comunicação envolve a interação entre as pessoas e, enquanto processo, requer alguns elementos básicos para que possa se concretizar efetivamente. Com relação ao processo de comunicação, assinale a alternativa incorreta.

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.

Uma rede de comunicação em roda (ou estrela) é indicada quando os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como, por exemplo, criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas.

Byung-Chul Han (2019) afirma que o meio digital e a permanente encenação do ego promovem cansaço, pois os novos meios de comunicação e suas técnicas estão destruindo cada vez mais a relação com o outro, o que torna a comunicação pobre em:

Jorge tem uma vasta cognição social e uma inteligência emocional pouco desenvolvida, por isso a instituição procura afastá-lo de atividades que exigem intervenções:

O processo de comunicação é sistêmico. Nele, cada etapa corresponde a um subsistema ou a uma parte integrante do conjunto e a interferência, em qualquer um dos subsistemas, afeta o funcionamento do todo. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma barreira à comunicação.

A comunicação é de suma importância para a realização das atividades na organização. Sem uma boa comunicação é difícil conseguir uma administração eficiente. Sobre a comunicação nas organizações, marque a opção INCORRETA.

Em relação às habilidades e comportamentos necessários para o bom desempenho no trabalho, marque a opção INCORRETA.

Gerenciamento e priorização de tarefas, feed de notícias em tempo real, cronograma interativo e gerenciamento de carga de trabalho são alguns dos recursos úteis oferecidos por uma ferramenta de gestão de projetos que possibilita aos membros de uma equipe utilizar aplicativos móveis nativos para trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora, de modo que a equipe possa agendar, discutir e priorizar suas tarefas e acompanhar o progresso do projeto em tempo real. Essa ferramenta é denominada

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.

Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.  

A identidade de uma instituição é uma manifestação tangível de sua personalidade e se desenvolve por um conjunto de comportamentos (seus atos), de comunicação desses atos, de simbolismo capaz de expressar essa personalidade e da manifestação da autopercepção, que engloba as intenções da organização e como esta reage a estímulos externos.

A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.

Para o desenvolvimento de um planejamento estratégico em relações públicas, é necessário conhecer a organização a fundo, a partir de uma análise dos ambientes interno e externo, com suas ameaças e oportunidades.

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:

Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.  

Na comunicação organizacional integrada, a gestão da imagem corporativa é um instrumento da comunicação mercadológica, por trabalhar diretamente para a geração de valor da marca e para a prospecção ou manutenção de clientes.

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.  

A teoria da responsabilidade social dos meios de comunicação defende que os media possuem deveres perante a sociedade e, por isso, podem regular conteúdos semânticos, apoiando também a autorregulação por parte dos profissionais que atuam na imprensa.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282