De acordo com Malina & Bouchard (2002), o conceito de maturação sugere um progresso em direção a um estado de amadurecimento. Cada pessoa apresenta um “relógio biológico” inato dentro de si que parece regular seu desenvolvimento em direção ao estado de amadurecimento. A ideia de maturação depende, particularmente, dos sistemas que serão analisados, mas a questão relevante é que as pessoas terão variações quanto ao nível de maturação que atingem em um determinado período da vida e na taxa de maturação ao longo do tempo. Dentro dessa perspectiva, é possível afirmar que:
Potter (2013) afirma que “os cuidados de higiene adequados requerem uma compreensão da anatomia e fisiologia da pele, unhas, cavidade oral, olhos, orelhas e nariz”. A epiderme é a camada mais externa da pele e participa da manutenção do equilíbrio entre o meio externo e o meio interno do organismo e é dividida em cinco subcamadas na pele espessa, relacionadas da mais interna para a mais externa em:
O soro fisiológico é uma solução isotônica, em relação aos líquidos corporais, que contem 0,9% em massa de NaCl em água destilada, ou seja, cada 100 ml da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. Nessas condições, quantos MG de sal existirão em 10 ml de soro fisiológico?
“Região de transição entre o esôfago inferior e o estômago, que também denomina-se esfíncter esofágico inferior, (EEI)." Trata-se de
Entre as estruturas macroscópicas do sistema linfático, incluem-se os seguintes órgãos, EXCETO:
Determinada empresa adotou um estilo para negociação e solução de conflitos internos, que é confrontador e colaborativo ao mesmo tempo; busca a solução para o problema em conjunto, de modo benéfico para ambas as partes. Requer tempo, esforço, compromisso mútuo, comunicação franca e poderes de decisão compartilhados. Essas características, segundo Kurcgant, são compatíveis com o estilo denominado
O esqueleto axial é constituído pelos seguintes ossos:
Assinale a alternativa que indica os três principais sistemas de produção de energia para a ação do músculo esquelético.
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise:
Acerca dos sistemas de vigilância epidemiológica e vigilância em saúde, julgue os próximos itens. Considere que a sigla DCNT, sempre que empregada, refere-se a doenças crônicas não transmissíveis.
O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) é um sistema de monitoramento das principais DCNT.
Uma questão polêmica na educação física escolar é a avaliação. Tal problema é detectado ainda na formação de professores dentro das universidades, como afi rma a pesquisa de Paiva e Souza (in Monteiro e Cupollilo, 2011), em que aponta que o ensino sobre a avaliação ainda possui características conservadoras e limitadas. Portanto, a hipótese da pesquisa demonstra que professores avaliam de acordo com a forma denominada “tendência clássica de avaliação”. Tal tendência expressa uma avaliação centrada nos seguintes fatores:
A respeito dos exames do trato urogenital, julgue os próximos itens.
A diminuição difusa da ecogenicidade testicular é um achado que indica escroto agudo.
A partir dos anos de 1980, surgiram abordagens que tematizaram
e debateram a Educação Física Escolar. Elas construíram
críticas ao modelo tradicional de aula, conhecido como tecnicista,
competitivista, esportivizado. Embora essas abordagens tivessem
em comum o anseio de uma intervenção na atuação do professor
de Educação Física com fundamentos científicos e filosóficos,
havia, também, muitas divergências entre elas, de natureza
teórica e didática.
Considerando essas abordagens, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Em relação à seleção dos conteúdos, quais são as diferenças entre as
abordagens crítico-superadora e construtivista-interacionista?
b) No que concerne aos objetivos de ensino, quais são as diferenças entre a aula
tradicional tecnicista e a abordagem crítico-emancipatória?
Na iniciação de esportes coletivos, o professor de Educação Física escolar
deve considerar o conjunto de objetivos, o planejamento de estratégias de
ações educativas nas aulas, meios de intervenção pedagógica, sistema
de avaliação do progresso dos alunos e integração de três dimensões de
conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer, e saber ser.
Há muitas dificuldades relacionadas a conflitos de objetivos entre os
alunos, seus pais e professores, como, por exemplo, a pressão psicológica
exercida externamente, a especialização prematura em habilidades
motoras envolvidas em jogos, a qual resulta na busca excessiva da
plenitude atlética e no envolvimento precoce em competições.
A iniciação esportiva deve ser considerada uma etapa no processo
de formação integral humana, não sendo o desempenho esportivo
um fim em si mesmo. O esporte dever ser utilizado para desenvolver
valores humanos.
Considerando as ideias centrais desenvolvidas no texto acima, redija um texto
dissertativo sobre a iniciação esportiva no contexto da Educação Física escolar.
Em seu texto, aborde as principais características dos conteúdos a ser
aprendidos relacionados ao saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Em anatomia, olécrano ou olecrânio é um termo que se refere a um acidente ósseo localizado