A coluna lombar é constituída por:
Em consideração a afirmativa: "Nos músculos estriados são encontrados elementos do tecido conjuntivo, ricos em fibras colágenas e que servem para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Esses elementos possuem aspecto morfológico fusiforme ou membranáceo. "Denominamos esse componente dos músculos estriados como:
O esqueleto humano é formado por 206 peças ósseas, não incluindo os ossos sesamoides. Existem, basicamente, dois tipos de ossos: o compacto, que é bastante denso e forma a parte mais externa de ossos longos e chatos, e o osso esponjoso, que tem uma estrutura esponjosa, composta por numerosas trabéculas e forma a parte mais interna dos ossos. A esse respeito, numere a coluna II de acordo com a coluna I, relacionando a classificação aos exemplos ósseos. COLUNA I 1.Osso pneumático: possui uma cavidade revestida de mucosa. 2.Osso sesamoide: osso intratendíneo, cuja função é semelhante à de uma polia para os tendões. 3.Osso plano ou chato: duas dimensões são prevalentes. COLUNA II ( ) Encontra-se esse tipo de osso nas mãos e nos pés. ( ) Exemplo: a escápula, o esterno e o frontal. ( ) Nos seres humanos, são cinco: o maxilar, o esfenoide, o etmoide, o frontal e o temporal. Estão localizados ao redor da cavidade nasal, com a qual se comunicam. Assinale a sequência correta.
O esquema corporal é fundamental para a boa postura e para o equilíbrio e, a partir dele, adquirimos conceitos para a estruturação espaço-temporal, a construção do esquema corporal vem por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado: Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas etapas:
O handebol é um dos esportes mais
tradicionais no ambiente escolar. No que diz
respeito à sua história e prática, considere as
seguintes afirmativas:
I- Ao goleiro é permitido: quando na área, tocar a
bola com qualquer parte do corpo numa tentativa
de defesa, bem como deslocar-se livremente com
a bola nas mãos; quando fora da área, tomar parte
do jogo como qualquer outro jogador de quadra;
II- Na sua forma moderna, o handebol foi criado
pelo alemão Hirschmann em 1912 e no mesmo
ano foi introduzido no programa oficial dos Jogos
Olímpicos em Estocolmo, Suécia;
III- O sistema 6:0 no handebol caracteriza-se pela
ofensividade e pela intensa troca de posição entre
os atletas;
IV- Na prática do handebol, três movimentos
naturais acontecem de forma constante: o correr,
o saltar e o arremessar;
Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre endocardite infecciosa, o enfermeiro, como profissional de saúde, tem por alternativa CORRETA que
Uma das figuras nas imagens indica que o objetivo da mulher é permanecer magra. Nesse sentido, a educação física poderá contribuir com ações que conduzam os indivíduos a tomarem consciência de hábitos alimentares saudáveis e da importância da atividade física.
Em 1882 na reforma realizada por Rui Barbosa, foi recomendada que a ginástica:
O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal São tipos de crescimento:
Com relação às regiões corporais, o nosso corpo é dividido tradicionalmente em cabeça, pescoço, tronco e membros. Nesse sentido, ao realizar um exercício para o membro superior, em que o movimento articular envolvido é a extensão do cotovelo, tem-se como músculo agonista dessa ação:
O músculo esquelético é um dos três tipos de músculos do corpo humano e suas fibras estriadas são compostas por diversas miofibrilas, as quais comportam proteínas em forma de filamentos finos e grossos de actina e miosina. Estes filamentos são os principais agentes durante uma contração muscular. No entanto, o músculo esquelético estriado possui contração voluntária, que ocorre a partir de um estimulo intencional. Desse modo, a contração se inicia:
A figura a seguir mostra a taxa anual de crescimento de dois meninos. A partir da interpretação da figura é possível afirmar que:

Ao orientar um exercício, o profissional de Educação Física deve ter conhecimento dos termos específicos utilizados na descrição de determinado movimento. Assim, a partir da posição anatômica, definem-se os movimentos que acontecem nos segmentos corporais, levando-se em consideração os planos e eixos imaginários que são estabelecidos com base nesta posição. Nesse sentido, é correto afirmar que:
O esqueleto humano é formado por um conjunto
de ossos que, além de dar sustentação ao corpo,
protege os órgãos internos, fornece pontos de apoio
para a fixação dos músculos e pode ser dividido em
duas porções: axial e apendicular. Desse modo, a
respeito do esqueleto apendicular, é correto afirmar
que:
O esporte é reconhecidamente um fenômeno sociocultural e este tem sido objeto de discussões em vários estudos de
pesquisadores como Betti, Bracht, Paes, Freire, Moreira, entre outros. Alguns desses pesquisadores se posicionam a favor do
esporte no contexto escolar, outros se posicionam contra. Sobre a utilização do esporte na escola, analise as afirmativas abaixo e,
em seguida, assinale o item que contém o somatório das opções corretas.
(02) O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva
crítica e participativa. Quanto mais diversificadas forem as modalidades esportivas desenvolvidas na escola, maiores serão as
alternativas voltadas para os praticantes.
(04) O esporte deve contemplar, além dos aspectos lúdicos, momentos nos quais seja possível apreender a leitura técnica e tática.
Os alunos precisam compreender como o esporte é evidenciado na sociedade. Assim, mesmo utilizando o lúdico, o esporte na
escola precisa ser uma cópia do esporte de rendimento, tal como predomina na sociedade.
(06) No ensino do esporte na escola, o professor poderá utilizar como estratégia metodológica a adaptação das regras para que os
alunos se apropriem dos conhecimentos do esporte no ato de jogar, de forma que todos possam realmente ser incluídos e possam
jogar.
(08) O esporte na escola diferencia-se do esporte de rendimento. No entanto, nas aulas de Educação Física, o professor deve
abordar pedagogicamente temas relacionados ao esporte de rendimento, a fim de que o aluno faça uma leitura desse fenômeno
sociocultural de forma abrangente, sem, no entanto, ser submetido a práticas da competitividade de forma exacerbada, com a
utilização de regras rígidas, movimentos padronizados, produtividade e vitória.