A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item subsequente.
O diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem crescente, da esquerda para a direita, o que permite a priorização dos problemas.
O Superintendente de um departamento considerou não possuir um estilo de liderança que pudesse lidar com a iminência de uma crise, sem precedentes, entre os seus principais servidores. Diante dessa situação, a competência exigida é a de um estilo de liderança
A motivação no ambiente corporativo vem sendo estudada sob dois diferentes aspectos, redundando nas teorias de conteúdo, que buscam identificar quais fatores geram motivação, e nas teorias de processo, que objetivam explicar como a motivação ocorre. Exemplo clássico da primeira vertente é a Teoria Bifatorial, desenvolvida por Herzberg, que predica a existência de fatores
Uma das ferramentas bastante difundidas, aplicáveis na elaboração do planejamento estratégico das organizações públicas e privadas, é a Matriz SWOT, a qual
Depois de avaliar as atividades exercidas por um determinado vendedor, ao longo de um semestre, o gerente de vendas apontou que ele deveria aprimorar suas habilidades interpessoais. Isso significa dizer que esse vendedor apresentava deficiências em
Os estudos sobre as relações entre autoridade e poder, conforme visto nas organizações, foram em boa parte desenvolvidos por Max Weber (1864-1920). Sabendo da diferença entre poder e autoridade. De acordo com as afirmações, abaixo, em qual delas o poder e a autoridade acontecem ao mesmo tempo?
Considerando os fatores de motivação no trabalho: ( ) Garantia de continuar no emprego. ( ) Sentimento de que faço algo importante. ( ) Preocupação com o salário. ( ) Atmosfera de amizade e cordialidade. ( ) Obrigatoriedade de participar de todos os eventos da empresa. Qual item representa a sequência dos que são verdadeiros e falsos:
São vantagens e fatores condicionantes da participação nos lucros e nos resultados:
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
A respeito da gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue o item a seguir.
No início do século XX, era possível relacionar a qualidade à ausência de defeitos e à uniformidade na produção.
No que se refere à supervisão, à comunicação, à negociação, aos níveis e às habilidades das equipes, à autoridade, à delegação e à descentralização, julgue o item subsequente.
A centralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
As reuniões somente devem ser realizadas quando realmente forem necessárias, evitando-se a sua realização apenas por hábito.
Acerca da definição e das atitudes em relação ao planejamento, à ética, à responsabilidade social e ao atendimento ao público, julgue o seguinte item.
O planejamento estratégico é o mais amplo e abrange toda a organização, embora seja definido por sua cúpula (no nível institucional).
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o seguinte item.
Na estrutura linear, as decisões são mais democráticas e o poder é descentralizado, o que caracteriza uma gestão mais participativa.