Assinale a opção que apresenta um exemplo de endomarketing realizado por uma organização.
Acerca de estrutura organizacional, procedimentos administrativos e arquivamento, julgue o item que se segue.
O rol de procedimentos administrativos elenca as atividades a serem realizadas a fim de que determinado objetivo seja alcançado.
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
Como desvantagem da organização funcional, é possível citar a subordinação múltipla entre os empregados.
Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
O funcionamento das equipes pode apresentar diferenças significativas em função do tipo de trabalho que esteja sendo executado. Este, por sua vez, determina os conhecimentos e as habilidades essenciais para seu desenvolvimento e a necessidade de coordenação e de um plano de trabalho ora mais ora menos flexível.
Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.
De acordo com a teoria X, a maioria das pessoas precisa ser coagida, controlada, dirigida ou ameaçada de punição para que se empenhe no alcance dos objetivos organizacionais.
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
De acordo com Spendolini, benchmarking é um processo contínuo e sistemático de pesquisa para avaliar produtos, serviços e processos de trabalho de empresas ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com o propósito de aprimoramento organizacional.
É considerada fase da função de organizar dentro do processo administrativo:
Em termos de gestão da qualidade, o método de gestão baseado em quatro etapas bastante usado para garantir controle e melhoria contínua dos processos e produtos, no intuito de sempre realizar determinado conjunto de tarefas da forma mais eficiente possível, recebe o nome de:
Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:
Em relação ao comportamento organizacional, caracteriza o “comportamento microorganizacional”:
Quando se procede à Análise Ambiental, no decorrer da elaboração do Planejamento Estratégico, as instituições encontram dois tipos de Análise: a Externa e a Interna. É praticamente impossível afirmar que as instituições não sofrem a influência das variáveis do ambiente externo. Na análise do ambiente externo, as organizações devem interpretar as situações à luz de suas
Para se obter eficiência no gerenciamento de equipes, espera-se que o líder possua as seguintes qualidades, exceto:
O Planejamento Estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão. Sobre o Planejamento Estratégico, é correto afirmar que
A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
De acordo com a lógica da abordagem dos sistemas, haverá sinergia quando o resultado da interação entre as partes que compõem um sistema for equivalente à soma dessas partes.
Acerca do processo administrativo em organizações, julgue o item que se segue.
O gestor de uma organização que utiliza planilhas para acompanhar a qualidade dos serviços prestados por empregados dessa organização exerce a função administrativa de controle.