Atualmente, a qualidade é vista como uma questão estratégica que afeta a todos e a cada um dos processos de qualquer organização. A respeito de qualidade, assinale a alternativa correta.
Em relação ao papel da gestão de pessoas e dos modelos adotados, analise os itens a seguir: I - A gestão de pessoas busca avaliar as necessidades e os recursos dos grupos organizacionais. II - A política de gestão de pessoas de uma empresa deve ser imutável e invariável, sendo soluções temporárias e características de situações rotineiras, baseadas no diagnóstico organizacional. III - Cabe a gestão de pessoas avaliar os cargos e desempenho dos colaboradores, remunerandoos equitativamente para motivá-los. IV - Não compete à gestão de pessoas treinar os colaboradores, melhorar as condições de trabalho e assegurar relações sociais satisfatórias. A sequência CORRETA é:
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
O impacto do fator humano nos resultados organizacionais fez emergir a prática organizacional da gestão estratégica de pessoas
Sobre a evolução do pensamento estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, o planejamento estratégico era formal, complexo e rígido para a formulação de
planos estratégicos; um dos grandes autores Igor Ansoff disseminou o modelo básico SWOT.
( ) Na década de 1980, o autor Michel Porter, em resposta à crise e à pressão dos concorrentes,
fornecedores, entrantes, clientes, produtos substitutos, demonstrou como essas forças competitivas
moldam a estratégia de cada setor.
( ) Na década de 1990, Peter Drucker desenvolveu o mecanismo de gerar estratégias competitivas através
da liderança em custo, diferenciação e ou foco, denominadas estratégias genéricas, além de apresentar o
conceito de cadeias de valor.
( ) No século XXI, Kaplan e Norton desenvolvem sistemas de controle que permitem visualizar um
conjunto de quatro dimensões do desempenho: cliente, inovação, finanças e processos internos,
viabilizando a identificação dos fatores que geram os resultados finais de desempenho, ferramenta
denominada Balanced Scorecard (BSC).
Assinale a sequência correta.
Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “... significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas...”. Este conceito refere-se à função:
O mundo do trabalho está em acelerada mutação por um conjunto de fatores que incluem mudanças sociodemográficas, bem como desenvolvimento tecnológico e competição global. Nesse novo contexto, algumas premissas, metas e ferramentas são fundamentais para o desenvolvimento das organizações, tais como:
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Uma unidade de gestão de pessoas que articula internamente suas iniciativas de trabalho alinhando-as aos planos institucionais, objetivos e características das lideranças organizacionais e da força de trabalho é considerada uma área estratégica para a organização.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de gestão de pessoas e gestão do desempenho.
As vantagens de se adotar o modelo de gestão do desempenho nas organizações incluem a adequada alocação de recursos humanos e financeiros e o fortalecimento do vínculo entre recompensas e resultados.
Em todas as organização são necessárias duas forças em equilíbrio para assegurar o desempenho, a continuidade e a permanência no mercado. Assinale a alternativa que apresenta essas forças importantes para a estabilidade e para proporcionar mudanças e inovações.
A primeira tentativa de definir e estabelecer racionalmente
cargos e tarefas aconteceu com a Administração Científica.
Nesse aspecto, Frederick Taylor foi o pioneiro. Sobre o tema,
considere as seguintes afirmativas.
I. O conceito de eficiência é fundamental para a
Administração Científica. A análise do trabalho e do
estudo dos tempos e movimentos buscava a melhor
maneira de executar uma tarefa e elevar a eficiência do
operário. A eficiência significa a correta utilização dos
recursos (meios de produção) disponíveis.
II. A ênfase sobre as tarefas a serem executadas levou à
simplificação dos cargos no intuito de obter o máximo
de especialização de cada trabalhador: cada operário
ficaria restrito a uma simples e específica tarefa que
deveria ser executada cíclica e repetitivamente para
aumentar sua eficiência. Os cargos e as tarefas são
desenhados para uma execução automatizada por parte
do trabalhador: ele deve fazer e não pensar ou decidir.
III. A Administração Científica baseou-se no conceito de
homo economicus, isto é, do homem econômico.
Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como
influenciada exclusivamente por recompensas salariais,
econômicas e materiais.
Pode-se afirmar que:
Henry Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. Ford introduziu conceitos modernos, concebendo um ritmo de trabalho em cadeia, para poupar tempo e custos. Estabeleceu, portanto, três princípios pelos quais deve se orientar a produção:
A sequência de análise e decisões que compreendem os componentes principais de um processo de planejamento estratégico é:
Tendo em vista as funções administrativas, avalie
os itens a seguir e marque a opção correta.
I. O planejamento é a função administrativa que
define a empresa no início dos planos: o que é,
o que faz, onde e como está e estabelece o que a
empresa quer ser, o que quer fazer, como quer
estar e onde quer estar em determinado
momento do futuro.
II. Organização significa o ato de organizar,
estruturar e integrar os recursos e os órgãos
incumbidos de sua administração e estabelecer
as relações entre eles e as atribuições de cada
um.
III. Controle é a mais complexa função
administrativa porque envolve a orientação,
assistência à execução, comunicação e
motivação.
IV. A última fase do controle é a ação preventiva.
Através dela, poderão ser revistos os objetivos
alcançados e traçados novos rumos.
Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:
Acerca da prática de avaliação e gestão de desempenho nas
organizações, julgue os itens que se seguem.
Entre os fatores que causam o fracasso de uma gestão de desempenho incluem-se a discussão permanente de ideias, a falta de acompanhamento do programa e os erros de avaliação.