Uma empresa de médio porte atua em um mercado inovador e dinâmico. Nesse contexto, a gestão da cadeia de valor deve ser voltada, principalmente, para:
Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do
planejamento estratégico das instituições é a matriz
SWOT, na qual
Determinada empresa cresceu muito nos últimos anos através de aquisições de outras empresas no Brasil e no Exterior tornando–se a maior empresa mundial de proteína animal. Recentemente, tem divulgado internamente e externamente, via mídia nacional, os seus sete valores: atitude de dono, determinação, disciplina, disponibilidade, simplicidade, franqueza e humildade. Do ponto de vista da cultura organizacional, a divulgação
Com relação à gestão estratégica, julgue os itens seguintes.
O resultado da análise por intermédio da matriz SWOT permite a definição dos objetivos estratégicos e das metas para a organização, uma vez que um dos objetivos é a identificação dos rumos que a organização deverá seguir.
Uma empresa quer implantar o balanced scorecard como ferramenta de apoio à gestão estratégica. O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes”, pois acredita que os problemas mais críticos enfrentados pela empresa estão relacionados à criação de valor para os clientes. Seria um indicador essencial para medir objetivos relativos a essa perspectiva:
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.
A análise de Markov no planejamento estratégico de gestão de pessoas possibilita à organização identificar a demanda por novos empregados com base em uma análise do ambiente externo.
Com relação aos indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A subjetividade dos indicadores sociais restringe sua utilização
a sistemas abrangentes de acompanhamento de transformações
sociais, o que torna sua utilização inconsistente com
metodologias de avaliação como o Balanced Scorecard, que
requer indicadores mais objetivos.
Na análise dos ambientes interno e externo, a equipe de
planejamento de uma organização pública do poder judiciário
estadual optou pelo uso da matriz SWOT, também conhecida
como análise FOFA, que contempla as forças, fraquezas,
oportunidades e ameaças.
Como uma fraqueza (weakness), a equipe poderia indicar:
Na gestão estratégica do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO), a figura do gerente estratégico é muito importante ao processo, não devendo ser confundida com a atribuição de outros atores. Nesse sentido, NÃO é uma atribuição do gerente estratégico:
A respeito de controle, gestão de pessoas, gestão da qualidade e
modelo de excelências gerencial, julgue os itens seguintes.
A organização que utilize um sistema de medição de desempenho organizacional como o balanced scorecard deverá considerar que as medidas financeiras estão relacionadas diretamente com os objetivos estratégicos específicos que irão prover vantagem competitiva sustentável
Com relação à gestão estratégica, julgue os itens seguintes.
O planejamento estratégico pode ser desenvolvido por meio das seguintes etapas: determinação dos objetivos; análise ambiental externa; análise organizacional interna; formulação das alternativas estratégicas e escolha das estratégias; elaboração do planejamento e sua implantação mediante planos táticos e planos operacionais.
No que se refere à utilização da ferramenta SWOT para a análise de
cenário, assinale a opção correta.
O departamento de planejamento de determinado tribunal regional
eleitoral estabeleceu a seguinte meta: Estar entre os dois principais
órgãos do Poder Judiciário até 2020, mantendo a atuação como
gerenciador das eleições em âmbito estadual. Essa meta é
considerada
Julgue os próximos itens, referentes a administração geral e pública.
Uma das vantagens trazidas pelo emprego do balanced scorecard é a possibilidade de se alinharem os objetivos individuais com os objetivos estratégicos da organização.
Julgue os itens seguintes, referentes a planejamento estratégico e estratégias organizacionais.
Embora não exista uma metodologia universalmente aceita,
é muito utilizado o planejamento estratégico em quatro fases
básicas, quais sejam: elaboração do diagnóstico estratégico;
definição da missão da empresa; determinação de instrumentos
prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.