Para Piaget, quando houver situações que gere grande desequilíbrio mental:
I- O professor deve adotar passos intermediários para adequá-los às estruturas mentais da fase de desenvolvimento do aluno;
II- O aluno deve exercer um papel passivo e construir seu conhecimento, sob a orientação constante do professor.
Sobre os itens acima:
O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:
Qual o estágio piagetiano em que a criança consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal?
Completa a sentença de acordo com as características marcantes das teorias de Piaget e Vygotsky e após aponte qual alternativa mostra a sequência correta das palavras:
Piaget é ______________, com ênfase no papel estruturante do sujeito, e também que Piaget reformou em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da _______________. Apesar de a teoria de Vygotsky também apresentar um aspecto construtivista, seria na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de _____________. Assim, Vygotsky enfatiza o aspecto _______________, pois considera que é no plano ______________, isto é, na troca entre as pessoas, que tem origem ás funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente de comportamento, ação intencional e liberdade do individuo em relação às características do presente momento.
Leia com atenção.
_____________, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise. ______________, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente. ______________, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo. ______________, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa. ______________, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos.
A sequência correta para preencher os espaços em branco é:
A relação entre professor e aluno poderá ser benéfica, segundo Piaget, caso o professor assuma um papel:
Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.
Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.
De acordo com as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa importante papel no desenvolvimento da criança. Quanto a esse aspecto, julgue os itens a seguir. I A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, tanto para satisfazer seus interesses e necessidades quanto para que ela aprenda conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa. II Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real. III A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole. Assinale a alternativa correta.
“A teoria de __________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
É incorreto afirmar tendo em vista o pensamento de Piaget:
A respeito da concepção e evolução psicogenética da língua escrita identifica –se três períodos: a distinção entre o modo de representação icônico e não icônico; a construção de formas de diferenciação e a fonetização da escrita. Sobre a fonetização da escrita é CORRETO afirmar:
Diferente de Piaget, Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre através da:
Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:
De acordo com as observações de Jean Piaget acerca dos fundamentos e concepções da educação é inadequado afirmar que:
Segundo Jean Piaget, no estágio sensório-motor a criança: