Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 436 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.

A avaliação de desempenho pode ensejar, a depender do preparo e comprometimento do avaliador, determinados vícios ou distorções. Alguns, pela sua recorrência, costumam ser apontados pela literatura, entre os quais a “recenticidade”, que ocorre quando o avaliador

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No que se refere aos mecanismos primários de implementação da cultura organizacional, devem-se observar as regras e os rituais, as histórias e os mitos organizacionais, o design e a estrutura organizacionais e os sistemas e os procedimentos organizacionais.

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.

Para aumentar o envolvimento dos colaboradores com o trabalho, uma organização precisará orientar os seus líderes para que tenham cuidado com as relações com seus subordinados, conceder maior autonomia para que realizem suas tarefas e, para tanto, delimitar papéis e orientações de trabalho de modo amplo.

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

A teoria Y preconiza que os empregados são, por sua própria natureza, resistentes às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que os ponham em perigo.

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.

A liderança racional (ou burocrática) pressupõe que os subordinados aceitem as ordens dos superiores como justificadas porque essa sempre foi a maneira como as coisas foram feitas.

Assinale a alternativa que define corretamente o termo ética.

O conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existem interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos, isso é, estudado pela gestão de conflitos. A causa de conflitos substantivos, pode ser:

Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.

Quando os colaboradores precisam de trabalhar em equipe para cumprir as ordens de seus superiores, eles se sentem mais motivados com o trabalho proposto e a tarefa torna-se mais interessante.

O objetivo principal da implantação de uma Avaliação de Desempenho em uma organização é:

Na hierarquia das necessidades de Maslow, as necessidades humanas relativas à associação, à participação, à aceitação por parte dos companheiros e à troca de amizade, de afeto e de amor são as

De acordo com os conceitos sustentados pela Teoria X, desenvolvida por McGregor acerca da motivação,


Em relação ao conceito de cultura organizacional, assinale a afirmativa correta.

Julgue o item seguinte, referente à cultura organizacional.

Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.

Com relação a motivação e liderança, julgue o próximo item.

A satisfação no trabalho influencia o absenteísmo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282