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O fenômeno da cultura organizacional contempla

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

O fenômeno denominado paradoxo de Abilene consiste na decisão coletiva tomada a partir de pressupostos errados acerca das escolhas de outros membros do grupo.

Considere que determinada entidade da Administração pública tenha contratado uma consultoria de recursos humanos, buscando ampliar o nível de motivação dos seus funcionários. Os trabalhos desenvolvidos pela referida consultoria, baseados na Teoria X, de Macgregor, não surtiram os efeitos desejados e, para muitos, o resultado insatisfatório decorreu das próprias premissas da referida teoria, entre as quais, a de que

Colocar-se no lugar do outro, mediante sentimentos e situações vivenciadas é uma característica humana denominada de:

Nos estudos de McClelland sobre o comportamento humano e suas intenções, o fator n Afiliação corresponde a necessidade de:

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.

A formulação de políticas organizacionais para elevar o desempenho dos trabalhadores com base nas teorias motivacionais deve considerar os seguintes mediadores: significado do trabalho, sistema de recompensas, estilo gerencial e ambiente psicossocial de trabalho.

A respeito de recrutamento e seleção de pessoal, julgue o item subsequente.

Segundo a teoria de motivação de Maslow, as necessidades fisiológicas e de segurança demonstram a satisfação interna do indivíduo e, por este motivo, são predominantes na hierarquia do comportamento.

No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.

A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe que a satisfação ou a insatisfação no cargo dependem única e exclusivamente dos fatores motivacionais.

Quanto ao equilíbrio organizacional, aos objetivos, aos desafios e às características da gestão de pessoas e ao comportamento organizacional, julgue o item a seguir.

De acordo com a teoria de Herzberg, a satisfação dos fatores higiênicos, além de evitar que as pessoas fiquem desmotivadas, produz nelas motivação.

No que diz respeito à Liderança Organizacional, assinale a alternativa correta:

Boa vontade, profissionalismo e respeito ao público são requisitos para um atendimento de qualidade. Igualmente importante é o conhecimento da estrutura organizacional na qual a pessoa trabalha e as atividades realizadas pelos funcionários.

Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta posturas relacionadas a um eficiente atendimento de recepção de pessoal.

Existem diversas maneiras de uma cultura organizacional ser transmitida dentro de uma empresa, podemos destacar como importante vários tipos de artefatos, dentre eles, artefatos comportamentais, tais como:

Analise as assertivas abaixo acerca da temática “Cultura Organizacional", considerando-as verdadeiras “V" ou falsas “F":

( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

( ) A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversas subculturas.

( ) Podemos considerar a cultura organizacional forte como sinônimo de formalização na organização.

( ) Foco na equipe significa o grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno de equipes do que de indivíduos.

( ) Estabilidade é o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a desestabilização do status quo em vez do crescimento.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.

O processo motivacional na teoria do estabelecimento de metas inicia-se com a manifestação, no indivíduo, de um desejo, que se traduz em intenção e, então, em ações dirigidas cujos resultados reorientam os valores, as metas e o próprio desempenho do indivíduo.

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

O estabelecimento de uma política clara de interrupções durante uma reunião é uma tarefa acessória, não devendo ser efetuada antes da realização de uma reunião.

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