A sensação de contato com algo gelado que é sentida ao passar um algodão embebido em álcool em temperatura ambiente na mão é um fenômeno atribuído a
Analise as afirmativas a seguir.
I - É uma organela membranosa, responsável pela respiração celular.
II - É uma organela constituída por um sistema de canais membranosos, que pode ou não conter ribossomos aderidos.
III- É uma organela que contêm as substâncias necessárias à digestão celular.
IV - É uma organela formada por um conjunto de sáculos empilhados que formam vesículas de exportação.
Assinale a opção que nomeia as organelas I, II, III e IV, nessa ordem.
Para uma determinada característica, um casal com fenótipo igual originou um filho com fenótipo diferente do deles. Essa característica segue os padrões de herança decorrentes da la lei de Mendel.
Com base nessas informações, pode-se deduzir, exclusivamente, que:
Considere as principais funções fisiológicas de dois dos principais sais minerais presentes no organismo humano:
I- É regulador de pressão arterial; permite a contração muscular; participa da transmissão do impulso nervoso, do equilíbrio hídrico, da síntese de glicogênio e de proteínas do metabolismo energético.
II- É componente importante de ossos e dentes; é essencial para o armazenamento e a transferência de energia no interior das células; é componente do DNA e do RNA.
b
O esquema abaixo representa algumas etapas distintas da divisão
celular de uma mesma célula em ordem aleatória. Considere a
fi gura seguinte e responda às questões 42 e 43.

Nas imagens 1 e 5, as etapas representadas são respectivamente anáfases da:
Em sua Poética, Aristóteles se pergunta a respeito da natureza do discurso poético e de seu efeito. Em resposta a essas questões, ele apresenta dois conceitos fundamentais para a sua compreensão da tragédia e que terão “grande influência na teoria e na crítica literárias posteriormente”, como comenta Danilo Marcondes na sua Iniciação à história da filosofia. Essas duas noções aristotélicas são:
No capítulo sobre “O empirismo inglês”, da coletânea Curso de filosofia, organizada por Antonio Rezende, Danilo Marcondes reconhece que o empirismo é “uma das grandes correntes formadoras da filosofia moderna”. Na “definição” contida na abertura desse capítulo, o intérprete afirma que os empiristas pretendem dar uma explicação do conhecimento a partir da:
O pensamento filosófico do século XIX concedeu especial relevância ao tema da história, porém nenhum pensador parece tê-lo feito tanto quanto Hegel. Na introdução da Filosofia da história, Hegel apresenta três tipos de abordagem da história, discorrendo sobre cada um deles. As três formas de encarar a história ali apresentadas por Hegel são as seguintes:
No capítulo “Visões da modernidade”, da coletânea Curso de filosofia, organizada por Antonio Rezende, os professores Eduardo Jardim e Katia Muricy recorrem ao pensamento de Hannah Arendt para fazer um diagnóstico da contemporaneidade. “Nosso tempo é marcado, segundo Hannah Arendt, pela crise dos três sustentáculos da civilização ocidental”. Conforme a exposição dos autores, tal crise se apresentou historicamente na seguinte sequência cronológica:
”A era industrial baseou-se numa revolução energética. As tecnologias mecânicas e, mais tarde, elétricas e eletrônicas apoiaram-se essencialmente nos combustíveis fósseis. No século XIX o carvão foi o alicerce energético da indústria e dos modernos meios de transporte. No século XX, o petróleo somou-se ao carvão e acabou tornando-se a principal fonte energética.”.
(MAGNOLI, D. Geografi a para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2012. p. 130)
O consumo energético mundial baseia-se principalmente na queima de combustíveis fósseis, em especial o petróleo, uma vez que as fontes alternativas, como a eólica, a solar e a geotérmica, prosperam em poucas partes do mundo, representando respostas de pouca expressão aos apelos de ambientalistas contrários à queima de combustíveis fósseis.
Considerando-se as reservas, o consumo e a produção de petróleo no mundo, merece destaque:
BRASIL REIVINDICA EXTENSÃO MAIOR DA AMAZÔNIA AZUL
Um território pouco explorado, rico em biodiversidade e recursos naturais. Um mundo submarino com vastas reservas de ouro, diamante, fosfatos, cobalto, entre outras riquezas repousam nesse local. É a Amazônia Azul, assim batizada pela Marinha Brasileira. São 3,5 milhões de quilômetros quadrados, aos quais o Brasil quer somar mais 960 mil quilômetros quadrados de área em águas internacionais. Para isso, o país pediu em 2004 a extensão de seus direitos sobre a Zona econômica exclusiva, de acordo com a Convenção das Nações Unidas Sobre o Direito do Mar. Do total pleiteado, 190 mil quilômetros quadrados não foram concedidos pela ONU, que alegou inconsistências no pedido brasileiro.
( www.naval.com.br (adaptado), acesso em 22/03/2013.)
Apesar da negativa inicial, o Brasil realizou novos estudos para reapresentar o pleito descrito no texto e conseguir a totalidade da área de ampliação da Zona econômica exclusiva junto às Nações Unidas.
O conceito de Zona econômica exclusiva relaciona-se a:
POLÍTICA DO FILHO ÚNICO AFETA COMPORTAMENTO NA CHINA, DIZ ESTUDO
A política do fi lho único criou, na China, uma geração de gente menos confiante, mais relutante ao risco e menos empreendedora, segundo pesquisa publicada na revista “Science”. O estudo foi feito com mais de 400 moradores de Pequim nascidos na época da introdução dessa política. “Descobrimos que as pessoas que cresceram como fi lho único são significativamente menos confiantes, menos confiáveis, mais relutantes ao risco, menos competitivas, mais pessimistas e menos escrupulosas”, explicou o pesquisador Nisvan Erkal, da Universidade de Melbourne.
A China introduziu a política do fi lho único em 1979 para combater o crescimento da população. Os responsáveis pelo planejamento familiar a defenderam, já que, do contrário, em vez de 1,3 bilhão de habitantes, a segunda potência econômica mundial teria agora 1,7 bilhão de pessoas.
(http://g1.globo.com/ciencia-e-saude (adaptado), acesso em 14/01/2013.)
A política do filho único, somada a tradições culturais chinesas, proporcionou uma mudança demográfica no país, que está configurada:
Em “Adeus Professor, Adeus Professora?”, José Carlos Libâneo afirma que a escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, o que implica articular os objetivos convencionais da escola. Isso nos leva a conceber a escola de hoje como espaço de:
Henry Giroux, em “Os Professores como Intelectuais”, situa o problema da definição dos objetivos dos cursos, apontando as dificuldades existentes. Pode-se afirmar, sob a concepção do autor, que constitui um sério problema o seguinte fator:
Respeitadas as normas comuns e as dos seus sistemas de ensino, em conformidade com a Lei 9394/96, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:
Houve, no início da Alta Idade Média, uma importante mudança na história social e educacional do Ocidente. Tal mudança tornou fi xo um novo espaço de formação espiritual e cultural, o qual acabou originando um modelo característico de cultura cristã, que, concomitantemente, se tornou herdeira da tradição clássica e estimuladora da refl exão solitária e da leitura. Grosso modo, podemos dizer que surge, então, um primeiro modelo de “escola cristã”, com iniciativas como as de Bento de Núrsia (480-547). Trata-se de uma referência ao seguinte acontecimento histórico:
Durante o período colonial, o modelo escravista predominou como forma hegemônica nas relações sociais de produção do Brasil. Quanto ao emprego da violência, durante a escravidão colonial no Brasil, a assertiva correta é:
A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o modelo mais característico de revolução burguesa, criando paradigmas e valores que seriam difundidos, pelo menos, por todo o Ocidente. Entretanto, a partir de 1830, o movimento em direção às revoluções burguesas sofreu uma infl exão e mudou de rumo. As mudanças que caracterizam as transformações que deram origem ao que o historiador Eric Hobsbawm denomina “movimentos nacionalistas conscientes” podem ser descritos nos seguintes termos:
Na segunda metade do século XX, eclodiu um movimento social libertário que representou um dos mais importantes marcos históricos de ações políticas vinculados à contracultura. Tal movimento social caracterizou-se por fazer surgir aspectos da luta social que se mostrariam precursores dos movimentos sociais das minorias e por empregar recursos de luta política vinculados à desobediência civil. Este movimento ficou conhecido como:
Um planejamento de ensino efi caz em educação física escolar requer, dentre outras ações, que o professor vá além da condição de ministrador de atividades físicas e que desenvolva refl exões, pesquisas e ações contextualizadas com a realidade social e cultural, ligados ao movimento humano. Campos (2011) desenvolve tais ideias e propõe que, para elaboração do planejamento de ensino, é necessário que o professor observe também os seguintes requisitos:
Na semana de planejamento, a equipe de professores de Educação Física discute sobre os conteúdos a serem selecionados para o ano letivo:
Professor 1- “Temos que fazer com que os alunos vivenciem o jogo.”
Professor 2- “Nada disso! Vamos trabalhar o desenvolvimento motor dessa garotada!”
Professor 3- “Gente! Vamos valorizar o saber do aluno! Vamos trazer para a escola as brincadeiras deles! As brincadeiras populares.”
Professor 4- “Minha gente... Esse pessoal precisa conhecer sobre o jogo que jogam!”
De acordo com os estudos apresentados por Darido (2003), os professores do diálogo reproduzido acima são adeptos, respectivamente, das seguintes abordagens:
A quadrilha é uma dança tradicional das festividades juninas muito comuns nas escolas do Rio de Janeiro. Muitos dos passos executados pelos dançarinos foram influenciados pelos franceses e inspirados na dança da nobreza europeia. Isso explica termos como “anarriê”, “anavantur” e “balancê”. Para orientar atividades como essas, devem os professores de Educação Física se valer tanto do conhecimento histórico-social, quanto do técnico-corporal. Darido e Souza Jr (2007) identifi cam, em seu livro, alguns passos de forma clara e específica. Conforme os autores, o “beija-flor” se realiza quando:
Daólio (2004) observa que o conceito de “ser cultural” vem ganhando notoriedade no seio da Educação Física brasileira, apoiado pelo conceito de cultura da antropologia social de Clifford Geertz. Com base nesse referencial teórico, é possível dimensionar a Educação Física como uma área que trata do seguinte aspecto:
Em “Pensamento Pedagógico Brasileiro”, Gadotti menciona que Paulo Freire, em seu trabalho, não separa método da teoria e esta da prática. É correto afirmar que na sua obra o saber tem um papel:
No circuito esquematizado na fi gura abaixo, os resistores são alimentados por um gerador ideal (de resistência interna desprezível).

Para que a potência dissipada por qualquer um dos resistores não ultrapasse 12 W, a força eletromotriz do gerador pode valer, no máximo:
Uma partícula está percorrendo a trajetória circular de centro em C e de raio R, mostrada na fi gura abaixo. Nela estão representados, por segmentos orientados, o vetor velocidade
e o vetor aceleração
da partícula no instante em que ela passa pela extremidade da direita do diâmetro
horizontal.

O vetor
forma um ângulo de 150º com o vetor
Sendo
o raio R do círculo – trajetória mede:
Quando um ângulo Θ é muito pequeno
Assim, a lei de Snell para a refração de raios luminosos com “pequena incidência” (i < 10º) toma a seguinte forma:

Uma pessoa olhando normalmente (perpendicularmente) à superfície livre da água que se encontra em repouso contida em um tanque, estima em 1,20 m a profundidade da coluna d’água. Nesse caso, sendo o índice de refração da água Nagua = 4/3e o índice de refração do ar nar = 1, a profundidade da coluna d’água mede:
No circuito esquematizado na fi gura, o voltímetro (ideal) indica 12 V, quer esteja a chave C aberta ou fechada.

Com a chave C fechada, o amperímetro (ideal) indica:
Uma física brasileira elucidou, em 1993, a estrutura da perovskita, mineral mais abundante na camada mais ampla do interior do planeta, com uma espessura de 2.200 km, bem menos conhecida que as camadas mais externas. Agora novos estudos indicaram que a camada posterior à perovskita tende a se dissociar em óxidos elementares, como, por exemplo, o óxido de magnésio, à medida que a pressão e a temperatura aumentam, como no interior dos planetas gigantes
Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
(Adaptado de: Revista Pesquisa FAPESP n. 198. Disponível em: http://agencia. fapesp.br/16030. Acesso em janeiro de 2013.)
O óxido citado no texto pode ser classifi cado como:
Lagoas onde são despejadas grandes quantidades de esgoto sofrem com a proliferação de cianobactérias. Esses micro-organismos produzem cianotoxinas que podem envenenar pessoas. A ingestão de 4 mg de uma toxina de massa molar 415 g.mol-1 pode levar uma pessoa à morte.
O número de moléculas dessa toxina que corresponde à dose citada corresponde, aproximadamente, a: