As vertentes críticas do Serviço Social brasileiro propõem, que as soluções dos problemas dos sujeitos singulares só se efetivam com a transformação das bases de produção e reprodução das relações sociais. Essas vertentes reivindicam que a ação profissional seja pensada em sua:
Nos marcos da formulação, administração e execução de políticas públicas, o documento mais abrangente e geral que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação de prioridades de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade é definido como:
Com o neoliberalismo, há, no Brasil, uma tendência à obstaculização do conceito constitucional da seguridade social. Nessa perspectiva, os benefícios, serviços e programas sociais deixam de ser direitos sociais para serem compreendidos como:
Com base em Iamamoto (2007), responda às questões de números 42, 43 e 44:
Atualmente, a questão social passa a ser objeto de um violento “processo de criminalização” que atinge as classes trabalhadoras. Seu enfrentamento ocorre a partir de propostas imediatas que atualizam a articulação do tipo:
Cabe apenas ao assistente social a definição pela utilização de determinado instrumento de trabalho no cotidiano profissional, a exemplo das visitas domiciliares e visitas institucionais. Essa prerrogativa é decorrente da seguinte condição:
As variáveis do ambiente da organização que refletem valores, pressupostos básicos e hábitos que prevalecem numa sociedade e que são introduzidas nas empresas pelas pessoas, são as do seguinte tipo:
O treinamento é utilizado pelas organizações para desenvolver seus talentos. Considere-se que um órgão da Prefeitura deseja promover o crescimento profissional de seus colaboradores melhorando ou desenvolvendo destrezas necessárias à execução de tarefas para operação de equipamentos, máquinas e ferramentas. Nesse caso, o tipo de mudança de comportamento necessário aos colaboradores envolve a transmissão de:
A apreensão de bens é ato administrativo que, segundo o critério das prerrogativas, deve ser classificado como ato:
Uma servidora pública, ocupante de cargo público, aposenta-se compulsoriamente ao atingir a seguinte idade:
A primeira energia de ionização do boro é menor do que a do berílio. Assinale a alternativa CORRETA que justifique esta irregularidade.
Considere a reação hipotética X + Br- → XBr + OH-, a qual ocorre as seguintes etapas: A lei da velocidade da reação pode ser dada por:
Constantemente somos banhados por radiação eletromagnética que possui diferentes
comprimentos de onda (λ). Entre elas encontra-se a radiação visível que consiste num
espectro de cores variando do vermelho na extremidade correspondente ao maior
comprimento de onda, ao violeta, na extremidade correspondente ao menor comprimento de
onda. A radiação visível corresponde a uma pequena parcela do espectro eletromagnético.
Entre outras radiações, podemos citar os Raios-X com aplicação na medicina e na
cristalografia e as micro-ondas, que encontram ampla aplicação na indústria. Há uma relação
inversamente proporcional entre o comprimento de onda e frequência (υ) da radiação
eletromagnética, ao passo que ocorre uma relação diretamente proporcional entre energia (E )
e frequência. Entre as alternativas, verifique qual apresenta a sequência decrescente
CORRETA em termos de comprimento de onda.
Observando os compostos HBr, HI, HF e HCl. Coloque em ordem crescente em termos de diferença de eletronegatividade.
Considere as seguintes assertivas:
I. A massa de sacarose (C12H22O11) necessária para preparar 200 mL de uma solução
aquosa com pressão osmótica de 12 atm a 25 oC é 170,9 gramas.
II. Admitindo que estamos ao nível do mar e utilizando a constante do ponto de congelamento
da água igual a 1,86 oC kg moL-1, verificamos que a temperatura do ponto de congelamento
de uma solução contendo 2,0 g de glicose (C6H12O6) em 100 mL de água é igual a -2,07°C.
III. Um colóide é formado por uma fase dispersa e outra dispersante, ambas no estado gasoso.
IV. A concentração de HCl, em quantidade de matéria, na solução resultante da mistura de 20
mL de uma solução 2,0 mol L-1
com 80 mL de uma solução 4,0 mol L-1 desse soluto e água suficiente para completar 1,0 L é 0,36 mol L-1.
V. A quantidade de matéria de CO2 contidos em uma garrafa de 2,0 L de água mineral, com
concentração de 2,2 g desse gás por litro de solução é aproximadamente 0,10 mol.
Assinale a alternativa com as assertivas FALSAS:
A partir do século XIX, os Estados Unidos da América do Norte passaram a vivenciar um grande desenvolvimento econômico, fato esse que colocaria essa nação entre as grandes potências no século posterior. Analise as afirmativas abaixo que tratam desse episódio da história norte-americana e julgue-as em certo ou errado: ( ) O grande número de imigrantes provocaram um crescimento populacional e ao trabalharem na agricultura, aplicando novas técnicas provenientes dos seus países de origem, aumentaram a eficiência agrícola. ( ) Institucionalmente estabeleceram-se regras para a apropriação das terras, bem como as regras de convivência entre os vários Estados, que contribuiu para o sucesso da atividade econômica nesse pais. ( ) A ausência de tarifas protetoras contra o mercado externo e a unificação do mercado interno devido à melhoria das comunicações e meios de transporte contribuíram para desenvolvimento econômico nesse período. ( ) A necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América. ( ) O desenvolvimento econômico norteamericano caracterizou-se pela expansão de seus territórios, pela diversificação de sua agricultura e pelo apoio estatal e municipalidades ao implantar uma vasta rede de transportes, construção de estradas, portagens e canais. A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte:
“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.” (FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17) Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental. Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:
A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu:
O período da história brasileira marcada pela presença do autoritarismo estatal (1964 -1985) também foi palco para movimentos de resistências e, dentre eles, podemos associar no interior do território alagoano.
No inicio da década de 60, os movimentos populares como as Ligas Camponesas e suas ações como sindicalização rural e ocupação de terras ganharam mais impactos. Do ponto de vista político, o acontecimento que fez acentuar as ações para além da legalidade foi a: C) Veto, por parte do Congresso Nacional (1963), da emenda constitucional que autorizava a desapropriação de terras sem prévia indenização.
Uma questão relevante para Weber, entre outras, é o método individualizante ou histórico. A busca da regra geral ou da lei tende a apagar-se para deixar em evidência a unicidade qualitativa do devir. Trata-se, neste caso, de compreender, o mais objetivamente possível, o sentido das ações humanas: como os homens avaliam, apreciam, utilizam, criam e destroem as diversas relações sociais. A partir do pensamento de Max Weber, julgue as assertivas a seguir: I - O método de Weber é o Verstehen (compreensão). Podemos destacar dois momentos importantes do método compreensivo: 1) cabe ao cientista social o papel de intérprete da ação dos atores, individuais ou coletivos; 2) esta interpretação deve estar relacionada a uma relação causal. Weber entende “ação” como um comportamento humano, seja ele um fazer externo (conversar com alguém), seja ele interno (como o ato de fazer uma oração sozinho), e isto “sempre que e na medida em que o agente ou os agentes o relacionem com o sentido subjetivo”. II - Na perspectiva weberiana, o tipo ideal é um simples recuso metodológico para a pesquisa social, histórica e econômica. Podemos dizer que é uma ferramenta do pesquisador, um conceito puramente abstrato, um quadro de pensamento coerente logicamente, cujas características são retiradas do material histórico de acordo com a conveniência do pesquisador, seus valores etc. A partir daí, o pesquisador exagera, isto é, promove uma “acentuação unilateral” de “um ou vários pontos de vista”, promovendo comparações e imputações causais. III - Para a concepção de “possibilidade objetiva” e causa adequada, assim como a ideia de “imputação causal”, Weber buscou inspiração no jurista Johannes von Kries e seus seguidores, criminalistas e juristas. Não é possível atribuir a um evento, por mais simples que seja, uma causa única. Para Weber, não é possível, a partir de um conjunto de linhas causais, dizer qual delas possui um peso maior na determinação do conjunto. IV - O processo de racionalização pode ser entendido como o processo de fragmentação das várias esferas de ação e a possibilidade de um agir racional (relação meios e fins) referente a cada esfera tomada separadamente. A racionalização é um processo encontrado apenas nas sociedades ocidentais. Como exemplos temos “as racionalizações da vida econômica, da técnica, da pesquisa científica, do treino militar, do direito e da administração”. V - A especificidade do capitalismo no Ocidente é que ele “identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional”. Aqui o capitalismo é considerado enquanto uma forma de ganho aquisitivo privado efetuado de maneira disciplinada, controlada, é uma necessidade de ganhar dinheiro de forma moderada, mas que nunca cessa. É correto afirmar que:
Os indivíduos, dos primeiros momentos da História aos dias de hoje, estabelecem relações entre si que fazem parte de seu cotidiano. As relações desses indivíduos com a sociedade tem sido objeto de muitas análises sociológicas. Sobre a relação indivíduo e sociedade, analisem as frases abaixo: I – Durkheim entendia que a sociedade predominava sobre o indivíduo, impondo-lhe um conjunto de normas e regras de conduta social; II- Karl Marx também presenciava uma sociedade homogênea, sendo os indivíduos inseridos na coletividade a partir de regras de conduta criadas por todos os sujeitos que fazem parte de determinados grupos sociais. III- Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos. Elas são resultados do conjunto das ações individuais e os indivíduos escolhem, o tempo todo, diferentes tipos de ação. Assinale a opção correta:
Em algumas teorias sociológicas, identificamos a estratificação das sociedades segundo o sistema de castas, estamentos e classes sociais. A partir dessas divisões, aponte a alternativa correta sobre esses sistemas de divisão das sociedades em grupos sociais.
“Na medida em que incorpora o fetichismo da mercadoria, o capital como modo estranhado de controle do metabolismo social, permeia o mundo social com enigmas e mistificações que nos provocam. Por isso, a necessidade hoje, mais do que nunca, da consciência crítica capaz de apreender, com radicalidade dialética, processos sociais que surgem na nova temporalidade histórica do capital. Na verdade, no decorrer dos “trinta anos perversos” (1980-2010) de capitalismo global, o neopositivismo e o pós-modernismo debilitaram a consciência crítica dos intelectuais, principalmente nos países capitalistas mais desenvolvidos, onde o poder da ideologia tendeu a ser maior, impedindo, deste modo, a percepção clara do significado radical de enigmas que permeiam o capitalismo global. Um deles é o enigma do precariado, a nova camada social da classe do proletariado que se manifesta hoje, com intensidade e amplitude, nos países capitalistas centrais”. (Giovanni Alves em http://boitempoeditorial.wordpress.com/category/colunas/giovanni-alves/). A respeito do debate contemporâneo sobre as novas configurações das classes sociais na contemporaneidade, assinale a alternativa incorreta:
“Os sociólogos falam em estratificação social para descrever as desigualdades que existem entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Pensamos frequentemente em estratificação em termos de riqueza ou propriedade, mas ela também pode ocorrer com base noutros atributos”. (Giddens, Anthony. Sociologia, 5ª ed. F. C. Gulbenkian, 2007, Lisboa, pág. 284). Sobre a estratificação e mobilidade social, assinale a alternativa incorreta:
O capitalismo, desde a sua existência, tem passado por profundas transformações ao longo do tempo. As mudanças materiais são operadas de forma veloz e tem produzido interferências na vida social e individual daqueles que acompanham o caminhar da modernidade. Hoje vivemos num mundo de incertezas, instabilidades, de rápidas modificações objetivas e subjetivas, vivendo no que Zygmunt Bauman chama de uma modernidade “líquida”. Nessa fase, segundo o autor, a insegurança é a marca dos novos tempo, onde os indivíduos estão envolvidos num palco onde impera o crime organizado, a violência, o terrorismo, o desemprego, a exclusão, a desintegração da solidariedade e a solidão. Pelo menos na parte “desenvolvida” do planeta, segundo o autor, são mudanças que operam de forma interconectadas, criando um ambiente novo e exigindo uma série de desafios. A par dessas informações, analise as assertivas. I. A fase que vivemos atualmente, chamada por Bauman de modernidade “líquida, em que as organizações sociais não podem manter sua forma por muito tempo, as estruturas que limitam as escolhas individuais, como as instituições, não podem servir como referências para as ações humanas, nem para as estratégias existenciais a longo prazo, em razão de sua expectativa de vida curta. II. Na visão de Bauman, em um mundo globalizado e em fase de uma liquidez da vida, um elo é sustentado, as relações entre o poder e a política. Grande parte do poder de agir, antes disponível ao Estado Moderno, agora se afasta na direção de um espaço global. Sendo assim, a política, na visão do autor, essa capacidade de decidir a direção e o objetivo de uma ação, também opera efetivamente na dimensão planetária, sem a permanência local. As instituições políticas, com suas iniciativas e seus empreendimentos, são relevantes para os problemas existenciais dos cidadãos dos Estados–Nações, atraindo cada vez mais a atenção destes. III. Os órgãos do Estado, segundo Bauman, são obrigados a abandonar funções que desempenhavam anteriormente, transferindo as mesmas para as forças do mercado, deixadas para a iniciativa privada e aos cuidados dos indivíduos. A par dessas informações, assinale a opção correta:
O serviço postal e o serviço de telegrama são explorados pela União, por meio de empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações. A empresa criada especificamente para atender a esses serviços é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). O telegrama é
uma mensagem transmitida por sinalização elétrica ou radioelétrica, ou qualquer outra forma equivalente, a ser convertida em comunicação escrita, para entrega ao destinatário. Considere as características a seguir.
I. A assinatura pode ser omitida com permissão regulamentar.
II. Dizeres injuriosos, ameaçadores, ofensivos à moral, ou ainda contrários à ordem pública e aos interesses do País são de responsabilidade do emitente. III. Perpetração de crime ou contravenção ou impedimento de ação da justiça ou da administração.
IV. Notícia alarmante, mas verdadeira.
V. Desacordo com disposições legais ou convenções e acordos internacionais ratificados ou aprovados pelo Brasil.
Das características enumeradas, quais impedem que a EBCT aceite e entregue um telegrama?
O termo arquivo tem vários conceitos. Arquivo pode ser definido como a Instituição ou órgão administrativo responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos sob sua jurisdição. Arquivo também representa o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela instituição (órgãos públicos, instituições de caráter público ou entidades privadas, ou ainda pessoa física) no curso de sua atividade, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos e que foram preservados para servirem como fonte de informação para a execução de suas atividades. Analise as seguintes atividades:
I. Recolher e ordenar todos os documentos que circulam na entidade.
II. Avaliar, selecionar e formalizar a eliminação de documentos que tenham cumprido seu prazo de arquivamento.
III. Atender ao fluxo dos pedidos de documentos provenientes dos diversos órgãos da empresa.
IV. Arquivar os documentos, visando à recuperação da informação.
V. Conservar e assegurar a integridade dos documentos, evitando danos que possam ocasionar a sua perda.
Retratam as atividades dos serviços de arquivo:
o minidicionário de língua portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira conceitua o vocábulo Correspondência corno o "ato ou efeito de corresponder (se); troca de cartas, telegrama etc." Pode-se concluir que o vocábulo correspondência compreende todos os instrumentos de comunicação escrita, tais como bilhetes, cartas, circulares, memorandos, ofícios, requerimentos, telegramas. Dependendo dos fins a que se destinam pode ser citada a correspondência particular, familiar ou social; a correspondência bancária; a correspondência comercial; a correspondência oficial, cada uma com suas características próprias. Tanto a correspondência comercial quanto a oficial devem conter algumas qualidades e características fundamentais: Clareza, Coesão, Concisão, Correção Gramatical, Formalidade e Uniformidade e Impessoalidade. "Deve-se informar economizando palavras, isto é, expressar-se com um mínimo de palavras um máximo de informações." Essa qualidade recebe a denominação de:
A estratégia de administração de uma entidade orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais é denominada Gestão da Qualidade. Ela é realizada por diversas etapas que incluem o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Dispõe-se de várias ferramentas, técnicas facilitadoras, normas e certificações que vêm auxiliar as entidades no sentido de conseguirem a qualidade, ou seja, a ausência cada vez maior de defeitos na elaboração de seus produtos ou execução de serviços. Uma dessas ferramentas consiste na educação, dando ênfase à prática imediata de hábitos saudáveis que permitem a integração de pensar, agir e sentir. Essa ferramenta é denominada:
Salvo disposição de lei em contrário, e de acordo com o Código Tributário Nacional, são os seguintes os efeitos da solidariedade:
I. A isenção de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
II. O pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais.
III. A remissão de crédito exonera todos os obrigados, salvo se outorgada pessoalmente a um deles, subsistindo, nesse caso, a solidariedade quanto aos demais pelo saldo.
IV. A interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece, mas nunca prejudica aos demais.
Quantos incisos estão incorretos?