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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um

indicador que combina o desempenho médio em Língua

Portuguesa e em Matemática na Prova Brasil com o tempo médio

de conclusão da correspondente etapa escolar. Este indicador foi

criado para acompanhar a evolução da educação para todo o

Brasil, de acordo com o Art. 9º da LDB/1996

A existência de um indicador com esta característica pode ser

considerada um marco na política educacional uma vez que

Entenda por que redação do Enem com hino e miojo não vale nota zero
Segundo órgão que aplica o Enem, fuga do tema foi parcial nas redações.
Textos com hino do Palmeiras e receita de miojo tiveram nota 500 e 560
“Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que inseriram uma receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras na redação disseram ao G1 que esperavam tirar nota zero na prova. Segundo eles, a intenção era testar o sistema de correção da prova de redação. No entanto, de acordo com Paulo Portela, diretor-geral do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão da Universidade Federal de Brasília (UnB) responsável pela aplicação do Enem, o edital do exame tem regras claras sobre as transgressões que anulam a prova. E trechos fora de propósito escondidos entre parágrafos pretensamente sérios não configuram uma fuga completa ao tema. Esta falha só existe se o candidato não cita a proposta da prova em nenhuma parte de seu texto.” (Publicado no site G1.com.br em 21/3/2013)
De acordo com o item 14.9 do Edital nº 3, de 24 de maio de 2012, são condições para atribuição de nota zero na redação da prova do ENEM:

Na execução do trabalho de auditoria em um órgão público, um auditor constatou que através de compra direta, o órgão solicitou a contratação de confecções de placas de sinalização. Considerando somente as condições acima descritas, o órgão público, no que se refere ao documento fiscal e respectiva classificação da despesa orçamentária, deverá documentar a operação com uma nota fiscal de

Durante um trabalho de auditoria em uma entidade, um auditor suspeita que pode haver discordâncias entre valores registrados em bancos pelo sistema de contabilidade e informações dos extratos bancários. Nessa situação, que procedimento ele deverá executar?

Paulo pretende candidatar-se a cargo eletivo no município

onde exerce suas funções de servidor público tendo em

vista sua relação com a comunidade local, na qual criou

laços de afeto.

Nos termos da Lei nº 8.112/1990, a Licença para Atividade

Política durará até

A empresa Y Ltda. pretende participar de pregões eletrô- nicos no âmbito da administração federal. Como um dos requisitos exigidos pelo Decreto nº 5.450/2005, deve a empresa cadastrar-se no

O gerente de operações de uma fábrica convoca uma reunião para resolver problemas operacionais. Em determinado momento da discussão, um analista da área de qualidade propõe a utilização de árvores de decisão, pois essa técnica de apoio à decisão permite

Segundo a legislação previdenciária, caracteriza-se o trabalhador autônomo como aquele que

Entre as inúmeras aplicações tradicionais do sistema de informações de RH encontra-se a disciplina. Quando se trata de disciplina numa organização, deve(m)-se considerar

Um formando de prestigiada Universidade pretende seguir carreira no serviço público, em instituição de escol, realizando pesquisas na sua área de especialização. Se optar por ingressar no IBGE, nos termos da normativa própria, a mais alta classe na carreira de nível superior de Pesquisa em Informações Geográficas e Estatísticas poderá ser alcançada caso ele venha a possuir

Quem é servidor efetivo de nivel intermediário do IBGE tem direito à percepção da denominada gratificação de

Um universitário é contratado temporariamente para participar de projeto custeado pelo Governo Federal. Ocorre que, por conveniência e oportunidade da Administração, o projeto vem a ser cancelado. Nos termos da legislação de regência, ele terá direito a receber, a título de indeniza- ção, uma parte do que lhe caberia ganhar, correspondente ao restante do contrato. Nesse caso, em relação ao que lhe resta de contrato, o universitário receberá

Nos termos da Portaria nº 208, de 25 de julho de 2006, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, constitui instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal a(o )

As enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações demandam uma moderna gestão de recursos humanos que responda aos desafios de administrar pessoas.
Nesse contexto, o gestor precisa

Na elaboração do plano de carreiras a organização deve

Qual a diferença entre a missão e a visão organizacionais?

Qual a diferença entre um plano de sucessão e um plano de recolocação interna?

Num processo de seleção, muitas vezes os tomadores de decisões se valem excessivamente da própria experiência, de seus impulsos, instintos e regras de ‘senso comum’ para o julgamento de candidatos.
Nesses vieses comuns à tomada de decisão, há uma tendência de incorrer no erro de

Leonardo, desde muito cedo, almeja assumir um cargo público e exercer suas funções nos rincões mais distantes do país, para devolver, através da solidariedade, aquilo que recebeu de investimento público.
Atingindo a idade legal e obtendo os diplomas necessários à formação dos requisitos para ingressar na seleção para o cargo almejado, verificou que o concurso público, nos termos da Lei n 8.112/90:

Márcia exerce atividade em zona de fronteira, para onde foi transferida por necessidade do serviço. Márcia adaptou-se às circunstâncias do local, apesar de habitar em local ermo, embora localizado em zona urbana de pouca densidade demográfica.
Nos termos da Lei n 8.112/90, ela faz jus ao denominado:

No processo de mensuração, os registros contábeis das transações das entidades do setor público devem

Em todos os arquivos, uma das tarefas mais difíceis é a avaliação de documentos. Quando essa atividade é desenvolvida, algumas perguntas orientam muito quanto aos valores dos documentos. Perguntas como, por exemplo, se o documento contém informações de valor político, científico, tecnológico e cultural que possam contribuir para a reconstituição da memória nacional e se o documento apresenta informações relevantes sobre assuntos de interesse para os pesquisadores de diversas categorias profissionais estão relacionadas diretamente ao valor

Com base na Resolução nº 37/2012, do CONARQ, a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais é amea- çada sempre que eles são transmitidos através de

A Lei de Acesso à Informação faz referência ao fato de órgãos públicos serem obrigados a fornecer informações de interesse geral e coletivo, salvo aquelas protegidas por algum grau de sigilo. A divulgação de informações pelos órgãos públicos, mesmo sem terem sido solicitadas, é conhecida como princí- pio de transparência

Um arquivista de uma empresa pública desenvolve a tarefa de descrever funções de entidades coletivas associadas à produção e à manutenção de arquivos, com base na norma internacional para essa atividade. Assim, ao descrever a área de contextualização, o arquivista deve fornecer uma data ou período que indique o começo e o término da função. No caso de a função ser contínua, o arquivista não precisará fornecer a data

Sabe-se que a degradação do suporte da informação e a obsolescência tecnológica são os fatores principais de comprometimento de preservação de documentos digitais. Assim, um dos critérios para a preservação é a passagem de antigos para novos sistemas. Esse critério refere-se ao processo de

Na avaliação de depósitos de arquivos e acervos, várias condições devem ser observadas. Principalmente no Brasil, que tem clima tropical, alguns itens como umidade relativa do ar, temperatura, luminosidade e filtragem do ar são fundamentais. Para todos os tipos de documentação, a filtragem do ar necessita de aparelhos de ar-condicionado providos de filtros. Além disso, as janelas e os pisos devem obedecer, respectivamente, aos seguintes critérios:

O índice de rotatividade ou “turn-over” representa o número de empregados desligados da empresa num determinado período, comparativamente ao quadro médio de efetivos. Considere os dados relativos à empresa “X” apresentados a seguir: ? Saída de empregados durante o mês de julho: 20 empregados. ? Número de empregados no dia 1º de julho: 480. ? Número de empregados no dia 31 de julho: 520. O índice de rotatividade geral desta empresa foi de

São princípios básicos e finalidades da Previdência Social, EXCETO:

Considerando a Resolução do MTE com relação ao registro eletrônico de ponto, bem como a utilização do SREP, analise estas assertivas. I.O registro das marcações de ponto deverá ser fiel e não serão permitidas restrições de horários às marcações. II.O SREP prevê a marcação automática do ponto, utilizando-se horário pré-determinados ou horário contratual. III.Para a utilização do SREP, é obrigatório o uso do REP no local da prestação de serviço. IV.O comprovante de registro de ponto é um documento impresso para o empregado acompanhar, a cada marcação, o controle de sua jornada de trabalho. São CORRETAS as afirmativas.

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