A unidade de tração é a máquina básica de terraplenagem, pois todos os equipamentos à disposição para executá- la são tratores devidamente modificados ou adaptados para realizar as operações básicas. NÃO é uma característica de unidade de tração:
Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. Na construção civil, os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos, de dimensões e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil. O agregado______________é utilizado principalmente para confeccionar pavimentação asfáltica, lajotas, bloquetes, intertravados, lajes, jateamento de túneis e acabamentos em geral.
Preencha a lacuna a seguir: Um corpo qualquer submetido a um sistema de forças está em equilíbrio______________, caso não haja qualquer tendência à translação ou à rotação.
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Durante_____________ haverá rotação em torno do eixo longitudinal, de uma extremidade da barra em relação à outra.
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. ______________ recebe as águas de lavagem de pisos e efluentes de aparelhos sanitários, EXCETO as de bacias sanitárias.
Segundo o PMBOK, o desenvolvimento do plano de
gerenciamento do projeto é constituído por vários
processos tais como:
(A ) Coletar os requisitos
(B ) Definir o escopo
(C ) Criar a estrutura analítica do projeto (EAP)
(D ) Desenvolver o cronograma
(E ) Planejar o gerenciamento de riscos
Baseando-se numa amostra de 20 pares de observações das variáveis (xi ,yi ), i = 1, 2 ,..., 20, ajustou-se a equação de regressão
linear yi = A + Bxi + ei , onde A e B são os parâmetros do modelo e ei
é o erro aleatório com as respectivas hipóteses do modelo
de regressão linear simples. Sabendo-se que a soma de quadrados da regressão foi de 2540 e a soma de quadrados total foi de
3040, o valor da estatística F para testar a hipótese Ho: B = 0 contra Ha: B ≠ 0 é dado por
Sobre os direitos e garantias constitucionais, de acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta o melhor algoritmo de ordenação para um arquivo “quase” ordenado.
Para a estimação de tendência em séries temporais podem-se utilizar os seguintes métodos, exceto o
Em relação a aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.
No período ‘Como é simples transportá-las, os custos logísticos são baixos’ (l.39-40), a primeira oração expressa, em relação à segunda, circunstância de
Considerando que cada um dos fragmentos apresentados nas opções seguintes são partes sucessivas de texto adaptado da revista CartaCapital (ano 18, n.º 736, 20/2/2013), assinale a opção em que o fragmento está gramaticalmente correto.
As opções que se seguem apresentam alguns trechos do texto reescritos. Assinale a opção em que a estrutura reconstruída está gramaticalmente correta.
As questões de 27 a 29 devem ser respondidas com base no
modelo apresentado a seguir, que constitui parte de uma
correspondência oficial hipotética.
Ministério de Minas e Energia
Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Esplanada dos Ministérios, Bloco “U" – CEP 70.065-900 –
Brasília – DF – BRASIL
Telefone: (61) 2032-0000 Email: [email protected]
_____n.º 221/2013/SPDE
Brasília, 15 de janeiro de 2013.
A Sua Excelência o Senhor
Secretária-Executiva do MP Fulana de Tal
Secretaria-Executiva do MP
70.040-906 – Brasília - DF
Assunto: Redução dos custos de tarifas de energia elétrica
para consumidores individuais
No que se concerne à adequação do formato e à linguagem empregada na correspondência oficial hipotética acima, com fundamento no MRPR, assinale a opção que corresponde o tipo de documento apresentado.
Conforme a Lei n.º 8.112/1990, prejudicar a reputação de colegas
de trabalho, permitir perseguições às pessoas ou que interesses
pessoais interfiram nos relacionamentos de trabalho são condutas
antiéticas configuradas como
Assinale a opção correta no que se refere às técnicas orçamentárias e aos tipos de orçamento.
Assinale a opção correta com relação à LDO.
A LDO estabelece as metas fiscais a serem cumpridas pelo governo e as prioridades que devem ser observadas no orçamento anual, em consonância com o PPA. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.
Por meio da LOA, estimam-se as receitas e fixam-se as despesas para determinado exercício financeiro, definindo-se, assim, a gestão anual dos recursos públicos, em consonância com as orientações estabelecidas pela LDO. A respeito da LOA, assinale a opção correta.
Acerca da evolução do orçamento público no Brasil e no exterior, assinale a opção correta.
A respeito do processo orçamentário, assinale a opção correta.
Um órgão público decidiu instituir um programa para a construção de novas quadras de esporte em escolas públicas. Esse programa não foi previsto originalmente na LOA, e, por esse motivo, o órgão pretendeu alterar seu plano de trabalho. Para tanto, foi necessário propor a criação de uma nova dotação orçamentária, além do reforço de uma dotação preexistente, destinada à compra de material esportivo. Nessa situação hipotética, para que o objetivo seja alcançado, os instrumentos orçamentários apropriados são, respectivamente,
A respeito da classificação da despesa por esfera orçamentária, assinale a opção correta.
Com base na definição das despesas de exercícios anteriores para fins de orçamento público, assinale a opção correta.
Considerando que os excertos abaixo constituem adaptações de textos
disponíveis no sítio do Ministério de Minas e Energia, assinale a opção
em que o excerto apresenta características essenciais ao texto oficial,
segundo o MRPR, a saber: impessoalidade, clareza, uniformidade,
concisão e emprego da norma culta.

A partir da sequência de placas apresentada na figura acima, é
correto concluir que a quantidade de maneiras distintas de trocar
entre si as posições das placas e ainda obter a mesma formação
inicial é igual a
Retardar ou deixar, indevidamente, de praticar ato de ofício é considerado
In relation to the consumption of sugar, one can say, based on the
text, that