Sobre as atitudes a serem tomadas numa situação de acidente, assinale a alternativa correta.
The function of does in “The place does make Miami look like Cleveland” (line 14) is typical of :
The choice of lexical items in the third paragraph implies that the author:
Os cartógrafos sempre se deparam com um problema sem
solução quando buscam mapear o planeta Terra. Não importa
qual projeção será adotada, qualquer que seja a projeção ela vai
apresentar algum tipo de distorção, seja ela na área mapeada, na
forma do que é mapeado ou nas distâncias da superfície terrestre.
As figuras a seguir mostram as variadas projeções cartográficas.
A partir da análise das figuras e de suas características principais,
a relação correta entre a figura, o tipo de projeção e o cartógrafo
que a elaborou é:
“O estado do Rio de Janeiro é oficialmente dividido em oito
regiões do governo, fixadas pelo governo estadual. Ainda que
não tenham uma forma de governo próprio, essas regiões são
importantes para o planejamento das ações governamentais, pois
agrupam municípios com algumas características físicas, sociais
e econômicas semelhantes."
(SANTANA, F.T.; DUARTE, R.G. Rio de Janeiro: Estado e Metrópole – Geografia.
Ensino médio. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. p. 30)
A relação correta entre os algarismos do mapa, uma caraterística
física e uma econômica da região destacada está presente em:
“Região concentrada é a área onde os acréscimos de ciência e tecnologia ao território se verificam de modo contínuo. Expressão mais intensa do meio técnico–científico–informacional, essa região tem como polo as metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nessa região, a modernização generalizada e a intensa circulação interna e com outras regiões e países correspondem a uma marcada divisão territorial do trabalho. Sede da agricultura mais moderna do Brasil e do mais expansivo desenvolvimento industrial e financeiro, essa área concentra, também, os níveis superiores dos sistemas de saúde, educação, lazer e serviços modernos, como a publicidade, cujas demandas são garantidas pelo consumo dessa grande concentração produtiva e populacional”.
(http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Contecsi2004/BrasilEmFoco/port/consnac/ocupa/procurb/rconcen/index.htm (adaptado), acesso em 12/03/2013.)
O conceito de região concentrada, criado em 2001, já sofreu uma atualização, em função da dinâmica econômica e científicotecnológica. A região concentrada atualizada está representada na seguinte figura:
“… de cuello acartonado con engrudo,” (l. 2–3) Con estas palabras se entiende que la camisa:
“Una banda de cobres ...”(l. 21) Lo destacado se refiere a que la banda:
“Salió por la verja …”(l. 12) La palabra destacada, en el texto, se traduce al portugués por:
“…paredes desconchadas por el roce …”(l. 13) Lo destacado, en el texto, es:
O Poder Constituinte Reformador encontra limites na ordem constitucional vigente.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Com relação às previsões constitucionais sobre ciência e tecnologia (Artigos 218 e 219), assinale a afirmativa correta.
Em regra, o poder regulamentar deve ser exercido pelo chefe do Executivo, tendo como base de sustentação uma lei prévia. No entanto, a Constituição da República permite que o Presidente da República faça uso do chamado decreto autônomo, que é editado sem fundamento em uma lei anterior. Assinale a alternativa que apresenta o caso em que esse decreto poderá ser utilizado sem que se configure uma ofensa à separação de poderes.
José funcionou como perito em determinado processo que foi extinto com resolução do mérito em razão da rejeição do pedido do autor. Não foram interpostos recursos, a sentença transitou em julgado e o processo foi arquivado. José não recebeu seus honorários anteriormente aprovados por decisão judicial e ingressou com ação própria a fim de recebê-los. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. O crédito de perito aprovado por decisão judicial constitui título executivo extrajudicial e José poderá se valer do processo de execução para promover a execução forçada.
II. José deverá ingressar primeiro com liquidação dos honorários que se fará, necessariamente, por arbitramento.
III. Trata-se de título executivo judicial e José pode iniciar a fase de cumprimento de sentença.
Assinale:
Maria emprestou R$ 5.000,00 para Cláudia. Uma semana antes do vencimento da obrigação, Cláudia procura Maria propondo que o pagamento seja feito por meio de uma cessão do crédito a alimentos que ela possui com José (pai de Cláudia), avaliado em R$ 20.000,00.
A partir da situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
Com relação à lei penal no espaço, assinale a afirmativa incorreta.
Sobre os recursos em geral, assinale a afirmativa correta.
Sobre a busca e apreensão, assinale a afirmativa incorreta.
A Constituição da República Federativa doo Brasil elenca a competência legislativa dos entes da Federação, estabelecendo competências privativas, concorrentes e residuais.
Assinale a alternativa que estabelece competência legislativa concorrente entre os entes da Federação.
Em relação ao regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargos efetivos, com base nas disposições da Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a afirmativa correta.
A Constituição Federal possui uma série de exigências a respeito do concurso público. Caso a Administração Pública realize um concurso e não nomeie todos os aprovados, segundo a CF, assinale a afirmativa correta.
Dentre os vários instrumentos de controle sobre a Administração Pública encontra‐se a ação civil pública.
Com relação a essa ação assinale a afirmativa correta.
Cláudio e Cristina celebram um negócio jurídico que aparenta conferir direitos à Maria, quando, na verdade e com anuência de Maria, Pedro é que será beneficiado realmente pelo negócio jurídico celebrado. Com base no caso descrito, assinale a afirmativa correta.
José, Maria, Pedro e Caio, por seu advogado Paulo, ingressaram com determinada ação judicial de conhecimento em face da Empresa J, buscando o reconhecimento de relação jurídica e a condenação da Empresa J a devolver verba paga pelos autores. Tratava-se de matéria unicamente de direito e o juízo decidiu casos idênticos que resultaram na total improcedência do pedido. A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Analise a decisão que trata da situação verídica na qual a parte, sem representante processual, assinou a contestação. “O Magistrado sentenciante decretou a revelia do Apelante em razão de não ter constituído procurador nos autos e condenou-o ao pagamento, a título de danos morais, no valor de 30 (trinta) salários mínimos (...) recorrente não trouxe nenhuma justificativa da falta de representação por advogado, fazendo‐o tão somente em sede de Apelação quando junta declarações de pessoas moradoras daquele município, significando preclusão no seu direito, porque não o fez oportunamente”. Partindo da temática em foco, assinale a afirmativa correta.
Sobre a extinção da punibilidade, assinale a afirmativa correta.
João passeava com seu filho de 3 anos em um bosque ermo quando um cão feroz, sem coleira e desacompanhado, tentou atacar a criança. Encontrando um tronco de madeira no chão, pegou o objeto e deu uma paulada no animal, que fugiu machucado. Diante da situação hipotética, João foi denunciado. Nesse caso, de acordo com o entendimento majoritário nos Tribunais pátrios,
Os elementos listados a seguir devem estar presentes necessariamente em qualquer espécie de crime culposo, à exceção de um. Assinale-o.
Um documento de arquivo só tem sentido se relacionado
De acordo com o Decreto n. 4.073/02, o Sistema Nacional de
Arquivos – SINAR tem por finalidade implementar a política
nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à
preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. O SINAR
tem como órgão central: