Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considere as seguintes descrições de relações entre seres vivos: I.A rêmora acompanha o tubarão de perto e fica presa a ele por uma ventosa. Ela aproveita os restos de alimentos do tubarão e também sua locomoção, mas não prejudica e nem beneficia seu hospedeiro. II.A alimentação predominante do cupim é a madeira, que lhe fornece grande quantidade de celulose. Entretanto, ele não possui a capacidade de digeri-la. Quem se responsabiliza pela digestão da mesma é um protozoário que vive em seu intestino, de onde não precisa sair para procurar alimento. III.As ervas de passarinho instalam-se sobre outras plantas, retirando delas água e sais minerais que utilizarão na fotossíntese. IV.Em Agaricia sp., um coral frondoso, e Moussa sp., um coral maciço, ocorre o seguinte: Agaricia cresce mais rapidamente e sombreia Moussa que estende filamentos mesentéricos e digere porções da colônia de Agaricia. Então, Agaricia desenvolve pólipos trinta vezes maiores que os normais, com nematocistos mais potentes e toma conta do espaço. As interações explicitadas nas afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:

O Cladograma abaixo representa a hipótese filogenética mais bem aceita atualmente para a relação de parentesco entre os

principais grupos de seres vivos. Ela possui uma visão evolutiva e é fundamentada em evidências morfológicas e moleculares.

Em relação à proximidade de parentesco, é correto afirmar sobre os grupos que compõem a árvore filogenética apresentada:

Considere o seguinte texto: As cianobactérias são organismos I , II que durante o processo de floração formam grandes massas na superfície da água, resultando em III da qualidade da água. As lacunas I, II e III são corretamente preenchidas com:

Os indicadores da qualidade da água podem ser físicos, químicos ou biológicos. São considerados indicadores químicos usados na análise da qualidade da água:

Para o uso racional da água é necessário

Seguem duas afirmações ligadas pelo conectivo explicativo “porque”:
A Escola Sistêmica, dentro das grandes teorias administrativas, define Administração como a coordenação de recursos em sistemas orgânicos e abertos, com elevada interação e interdependência entre as suas partes PORQUE
os grandes teóricos dessa Escola percebem a necessidade de tratar da complexidade, isto é, dar conta do grande número de variáveis e suas inter-relações, que compõem e contextualizam as organizações e o ambiente onde atuam. Neste caso,

Ciclo de vida do projeto

Um título será descontado em um banco 4 meses antes de seu vencimento. Se for utilizada a operação de desconto racional simples, a uma taxa de desconto de 24% ao ano, então o valor atual do título será de R$ 30.000,00. Se for utilizada a operação de desconto comercial simples, também a uma taxa de desconto de 24% ao ano, o correspondente valor do desconto será, em R$, de

De acordo com as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (Lei n 11.445/2007), uma indústria que está situada em área urbana, abastecida pela rede pública de abastecimento de água e esgotamento sanitário,

Alguns processos de soldagem apresentam inconvenientes que restringem sua aplicação em determinados processos industriais. Para estes casos a soldagem aluminotécnica pode ser a solução por

Examine as projeções ortogonais abaixo.


A projeção ortogonal que corresponde à peça apresentada

nas vistas da figura é

No processo de soldagem por eletrodo revestido, os equipamentos de gerenciamento da corrente elétrica utilizados são:

Quando materiais mais rígidos de revestimento são utilizados no preenchimento por solda em um material de base mais macio, há uma tendência para a camada de revestimento ceder sob condições de carga pesada. Para evitar esta patologia, utiliza-se uma camada intermediária de material

A desconsideração da personalidade jurídica

Em janeiro de 2005, José, vereador de determinado Município, praticou ato de improbidade administrativa, previsto na Lei n8.429/92. Em dezembro de 2008, deu-se o término do exercício do mandato de José e, em janeiro de 2012, o Ministério Público ajuizou a respectiva ação de improbidade administrativa. A propósito dos fatos narrados, a ação ajuizada pelo Ministério Público

Considere as seguintes hipóteses: I. Para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no País, que envolvam, cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão.
II. Para a contratação de serviços técnicos de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.
III. Na celebração de contrato de programa com ente da Federação ou com entidade de sua administração indireta, para a prestação de serviços públicos de forma associada nos termos do autorizado em contrato de consórcio público ou em convênio de cooperação.
IV. Para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais, qualificadas no âmbito das respectivas esferas de governo, para atividades contempladas no contrato de gestão.
Nos termos da Lei n 8.666/93, é dispensável a licitação no que consta APENAS em

Sobre a Lei Orçamentária Anual,

Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento de esgoto provoca a geração de uma fase líquida e outra sólida. Na obtenção da fase líquida e posterior lançamento em um corpo receptor, ela deve sofrer uma série de etapas. A sequência correta de equipamentos utilizados na sua produção é:

Um efluente contendo ácido sulfúrico (H2SO4) com uma concentração de 0,10 mol . L-1 de solução será neutralizado com uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 4,0 mol . L-1 de solução. O tratamento é em batelada e o volume de efluente ácido a tratar é de 20,0 m3. O volume necessário de hidróxido de sódio na concentração de 4,0 mol . L-1 é de

Trata-se de uma tecnologia capaz de separar desde sólidos em suspensão até elementos iônicos. Permite inclusive a reciclagem de águas e efluentes líquidos para finalidades de reuso mais nobres. A tecnologia em questão é a de

Algumas substâncias orgânicas são um desafio à depuração biológica, já que o nível de biodegradação é extremamente baixo ou nulo, e ainda muitas vezes acabam prejudicando a decomposição de outros poluentes associados. Para romper as estruturas desses compostos orgânicos devem ser usados processos

Considere as Cartas de Controle apresentadas a seguir:


Analisando as Cartas de Controle é correto afirmar que:

Em relação à alteração do Código Florestal (Lei n 12.651/2012), a faixa de APP

O local ocupado pela espécie, com todas as suas características abióticas, é definido como

Em relação às cadeias alimentares, é correto afirmar:

Considere as descrições abaixo: I é a fonte de onde se tira o suprimento de água. II é o conjunto de equipamentos e instalações utilizados para retirar água. III é a parte constituída por tubulações para transporte da água até o reservatório de distribuição. As lacunas I, II e III são, respectivamente, preenchidas por:

Ao processo de degradação do solo por intensa remoção química dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, dá- se o nome de

Os principais parâmetros relacionados à contaminação do solo e águas subterrâneas em área urbana são, na seguinte ordem:

No projeto de lajes maciças de concreto armado, a espessura mínima, em centímetros, a ser respeitada em lajes que suportam veículos de peso total menor ou igual a 30 kN, é

Considere a planta da cozinha representada na figura abaixo.

Para o projeto dos interruptores paralelos da instalação elétrica da cozinha no trecho xy, devem ser instalados os condutores

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282