Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311927 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • Certo
    • Errado
  • 26
    • Certo
    • Errado
  • 27
    • Certo
    • Errado
  • 28
    • Certo
    • Errado
  • 29
    • Certo
    • Errado
  • 30
    • Certo
    • Errado

Em gestão de estoque, quando o último item que entra é o que sai primeiro, pode-se afirmar que o critério de gestão adotado é:

Para que se possa realizar inferências sobre a população, é necessário que se trabalhe com amostragem probabilística, são exemplos de amostragem probabilística, EXCETO:

Sobre a Psicologia Comunitária, considere as seguintes afirmações: I. Pressupõe a vida comunitária, segundo uma dinâmica orientada pela dimensão espaço-tempo, na qual os seus membros estão inseridos.
II. Dentre os atributos que se consideram constitutivos do espaço comunitário, temos a continuidade, a veiculação e o engajamento dos seus membros em crenças comuns.
III. Seu foco de abordagem é o estudo, a compreensão e a não intervenção no cenário das questões psicossociais que caracterizam uma comunidade.
Assinale a alternativa que identifica, apenas, o(s) item(ns) CORRETO(S).

Considere a seguinte afirmação: A teoria e a prática psicológica não condizem mais com a _____________ da estrutura do saber acadêmico disciplinar, fechada em si própria e despreparada para a sua _____________ pelas (com as) demais áreas do saber, até então vistas como meros instrumentos auxiliares, quando deveriam ser percebidos como saberes necessários para sua reflexão e prática.
Considerando o campo teórico da interdisciplinaridade, assinale a alternativa cujos termos (conceitos) preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas da definição.

Considerando a teoria de Rogers, analise a seguinte definição: “Ver através dos olhos da outra pessoa, perceber o mundo tal como lhe aparece, aceder, pelo menos parcialmente, ao quadro de referência interna da outra pessoa. Sempre conduzida pelo princípio da não diretividade, a (o) ______________ não tem outro fim que não seja o de transmitir ao cliente os elementos e as condições que promovem o exercício do seu poder de autodireção”.
Assinale a alternativa cujo(s) termo(s) preenche(m), CORRETA e respectivamente, a lacuna.

Um religioso faz a seguinte afirmativa: “A homossexualidade é uma afronta à ordem natural da manutenção da vida e da espiritualidade. Não há escolha diante dos desígnios divinos e da natureza. Aquele que se acha homossexual precisa de cuidado, para, inclusive, desvincular-se do sofrimento que lhe é intrínseco”.
Considerando os fundamentos clínicos que orientam a abordagem da homossexualidade na Psicologia, analise as seguintes intepretações dadas a essa afirmação:
I. O religioso considera o papel da subjetividade (espiritualidade) na definição da sexualidade, ou seja, que ela também é influenciada por desejos conscientes e inconscientes. II. O religioso inclui a homossexualidade no âmbito dos transtornos psíquicos, apoiando-se no pressuposto de que o sofrimento vivido pelo homossexual é derivado do preconceito.
III. O religioso faz uma abordagem atrelada ao reducionismo biológico, o qual desconsidera as influências socioculturais na escolha da opção sexual, seja homo ou heterossexual.
Assinale a alternativa que, segundo os fundamentos psicológicos, identifica, apenas, a(s) interpretação(ões) INCORRETA(S ).

Preocupado com o resgate de jogos populares e reconhecendo o significado de tais atividades para a formação do ser humano, um recreador, preocupado para que sua prática favoreça a consolidação da identidade cultural e contribua para a ampliação do acervo de movimentos do público beneficiado por essas ações, refletiu sobre como proceder. Qual das opções abaixo favorece a materialização das preocupações do recreador?

As práticas em Recreação e Lazer, no caminho de ações afirmativas para a população em geral, apresentam conceitos e finalidades. Algumas delas estão descritas abaixo, EXCETO:

Ao pensarmos a recreação, na perspectiva de parâmetros atuais de educação, podemos dizer que avaliamos sob diversos objetivos, EXCETO:

Para administrar 1500 mL de Soro Fisiológico 0,9% em 16 horas, o gotejamento será de

A oximetria de pulso propicia um meio não invasivo de se avaliar aproximadamente a oxigenação, enquanto

amostragem do sangue arterial fornece informações exatas sobre os gases sanguíneos. Sobre oximetria de pulso,

analise as afirmativas abaixo:

Está(ão) CORRETA(S)

Os artigos hospitalares são definidos de acordo com o grau de risco de aquisição de infecções, nas seguintes

categorias: críticos, semicríticos e não críticos. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

Está(ão) CORRETA(S)

O Técnico de Enfermagem recebe um paciente em uma unidade de assistência à saúde com infecção urinária e história de Diabetes mellitus. Para avaliar a disfunção metabólica desse paciente qual composto bioquímico deve avaliar?

Ao afirmarmos que um documento foi protocolado, estamos nos referindo ao(s)

Ao se realizar um atendimento telefônico, é CORRETO falar o seguinte:

No que diz respeito à numeração de páginas em um ofício ou memorando, é CORRETO afirmar que

Tem o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam à erradicação do analfabetismo; à universalização do atendimento escolar; à melhoria da qualidade do ensino; à formação para o trabalho, à promoção humanística, científica e tecnológica do País e ao estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil (CF/88), estes objetivos devem estar previstos

Sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere:

I. Articula-se com o Ensino Superior e suas modalidades sequenciais, incluindo a educação a distância, e com as dimensões da tecnologia e da ciência.

II. Tem como seu objetivo fundamental a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho.

III. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

IV. Um dos princípios visa ao reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais, assim como dos povos indígenas, quilombolas e populações do campo.

V. Sensibiliza os alunos para o empreendedorismo.

Está correto o que consta APENAS em

De acordo com a CF/88, os Estados e o Distrito Federal atuarão, prioritariamente,

Nos termos do Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado do Amazonas (Lei nº 1.762/1986), o interstício para a promoção horizontal é, em meses, igual a

O comportamento de liderança, caracterizado por ações que têm como objetivo manter uma boa harmonia entre o líder e seu superior, e influenciar esse superior a agir favoravelmente em benefício dos membros do grupo subordinado àquele líder, é denominado, liderança

Segundo Hirigoyen (2012), devido aos desgastes psicológicos que o assédio moral provoca, ele não só diminui a produtividade no trabalho, mas favorece

Atenção: Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996).

Na educação especial:

I. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

II. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III. O atendimento às crianças e aos adolescentes com deficiência estará garantido de zero a dezoito anos de idade.

IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.

Está correto o que consta APENAS em

No âmbito do PMBOK quarta edição, considere:

I. Adequar o processo para atender às necessidades do projeto.

II. Desenvolver detalhes técnicos e de gerenciamento para serem incluídos no plano de gerenciamento do projeto.

III. Determinar recursos e níveis de habilidades necessárias para executar o trabalho do projeto.

IV. Determinar o nível de gerenciamento de configuração a ser usado no projeto.

V. Determinar quais documentos do projeto estarão sujeitos ao processo formal de controle de mudanças.

Durante o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, é utilizada uma técnica para auxiliar nas atividades acima. Tal técnica é conhecida como

Um servidor declarou seus dependentes, para efeito de benefícios, no setor de pessoal da instituição a que está vinculado. Relacionou seus filhos e sua companheira, que vive às suas expensas há 10 anos. O funcionário do setor informou ao servidor que, no serviço público federal, apesar de caracterizada uma união estável, não poderia equiparar sua companheira à sua cônjuge pela ausência do ato formal do casamento. A atitude do funcionário do setor de pessoal, que não equiparou a companheira à condição de cônjuge do servidor, é compatível com o estabelecido na Lei no 8112/1990.

A previsão do consumo do material pode ser calculada por técnicas de projeção que admitem que o

futuro será repetição do passado, seguindo o mesmo padrão observado anteriormente.

Para que a UFSB possa atuar como uma instituição educadora em todos os planos, precisa valorizar sua missão acadêmica em quatro aspectos distintos, porém, complementares: governança, estrutura organizacional, regime letivo e arquitetura curricular.

As atividades de Organização do ciclo ou processo administrativo têm como atribuições principais a determinação de objetivos e a alocação de recursos.

Um cargo de alta direção de uma organização é possuidor de autoridade, mas não de responsabilidade, pois não há, para os altos cargos, divisão de tarefas.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282