Os materiais de consumo se enquadram em materiais com Durabilidade, com Fragilidade, com Perecibilidade, de Incorporabilidade e Transformabilidade, sendo esse último aquele adquirido para fim de transformação. Alguns materiais de consumo são perecíveis, conforme acima mencionado. Assim sendo, é importante o controle de estoque para evitar desperdício que irá acarretar prejuízo por má gestão. Isto posto, identifique a alternativa que descreve a Perecibilidade:
Vários são os tipos ou critérios de classificação de materiais,
determinados em função das informações gerenciais
desejadas pelo gestor de materiais. A possibilidade de fazer
ou comprar é um desses critérios e tem por objetivo prover
a informação de quais materiais poderão ser produzidos
internamente pela organização e quais deverão ser
adquiridos no mercado. As categorias de classificação
podem ser assim listadas: . materiais a serem produzidos
internamente; . materiais a serem adquiridos; . materiais a
serem recondicionados (recuperados) internamente; .
materiais a serem produzidos ou adquiridos (depende de
análise caso a caso pela organização). A decisão sobre
produzir ou adquirir um item de material no mercado é
tomada pela cúpula da organização, considerando os custos
e a estrutura envolvida. Nesse contexto, há duas
estratégias possíveis: a verticalização e a horizontalização.
Podem ser apontadas como desvantagens da verticalização:
I. perda de flexibilidade;
II. maior investimento (custos maiores);
III. dependência de terceiros.
Pode-se afirmar que:
São tendências em armazenagem e em movimentação de materiais e mercadorias, exceto.
Em gestão de estoque, quando o último item que entra é o que sai primeiro, pode-se afirmar que o critério de gestão adotado é:
A embalagem do produto pode ter as seguintes finalidades, EXCETO:
A Logística é muito ampla e engloba as atividades abaixo, exceto:
___________________ é a integração dos processos do negócio, desde os fornecedores até o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente.
Assinale a alternativa correta:
I. Para que possa ser gerenciada de forma integrada, a logística deve ser tratada como um sistema no qual os componentes são interligados e interagem entre si de forma coordenada, com o objetivo de atender aos níveis de serviços estabelecidos pelos clientes ao menor custo.
II. Em logística, um movimento em qualquer um dos componentes de um sistema tem efeito sobre outros componentes do mesmo sistema. A tentativa de otimização de cada um dos componentes, isoladamente, não leva à otimização de todo o sistema.