A respeito de infraestrutura como código, Docker e Kubernetes, julgue o item a seguir.
O Kubernetes pode operar sem usar o Docker e suporta a execução com CRI-O e Containerd.
Julgue o próximo item, relativo a Kanban e Scrum.
Na sprint planning, o product owner é o responsável, para cada item do product backlog, por planejar e definir a forma como será executado o trabalho necessário para criar um incremento que atenda à definição de pronto no Scrum.
No que concerne a governança de dados e ITIL v4, julgue o item a seguir.
Entender as necessidades estratégicas de dados da empresa e desenvolver e manter uma estratégia de dados são exemplos de objetivos na atividade planejamento da gestão de dados de governança de dados.
Expressões regulares são strings de texto especialmente codificadas, utilizadas como padrões para corresponder a conjuntos de strings.
Considere as duas expressões regulares a seguir.
A primeira expressão se refere a um número de telefone (padrão norte-americano, ex: 713-803-4094). A segunda expressão apresenta uma simplificação e generalização da codificação anterior, apresentando uma formulação mais concisa.
Na expressão regular do CÓDIGO-02, a função do (+) “sinal de mais” representa:
As tecnologias Standard Object Access Protocol (SOAP) e Representational State Transfer (REST) representam duas maneiras diferentes de conectar aplicativos e definem como as Application Programming Interface (APIs, ou interfaces de programação de aplicações) são criadas, possibilitando a comunicação dos dados entre aplicações web.
Considerando as diferenças entre as tecnologias SOAP e REST, pode ser identificado que:
Entre as soluções prestadas por plataforma e infraestrutura como serviço para auxiliar a administração de serviços na nuvem, destaca-se:
O agente de polícia Júlio, ao tomar conhecimento da prática de um furto qualificado, solicitou dinheiro a um suspeito, com a promessa de não incluir o nome deste no relatório oficial.
Nessa situação hipotética, Júlio cometeu o crime de
Em relação ao inquérito policial, assinale a opção correta.
A responsabilidade civil de concessionária de transporte rodoviário no exercício do serviço público é
Os números de homicídios, de 2011 a 2021, de determinado país estão representados na tabela a seguir.
Com base nos dados apresentados no texto 2A4-II, julgue os
itens a seguir.
I De 2020 a 2021, o número de homicídios diminuiu em aproximadamente 9,2%.
II No período de 2011 a 2021, o país apresentou uma média de homicídios por ano superior a 3.900.
III Se uma nova sequência de valores for criada, em que a primeira posição corresponda à média entre os anos 2011 e 2015, a segunda corresponda à média entre os anos 2012 e 2016, e assim por diante, o valor máximo dessa nova sequência será a média entre os anos 2015 e 2019.
Assinale a opção correta.
Em uma delegacia, 20 tarefas iguais devem ser distribuídas entre os escrivães de forma que
receba pelo menos duas tarefas,
receba pelo menos três tarefas,
receba pelo menos quatro tarefas e, finalmente,
receba pelo menos cinco tarefas.
Assinale a opção que apresenta a quantidade de maneiras em que as tarefas podem ser distribuídas entre os escrivães nessa situação hipotética.
Se, em uma delegacia, 6 servidores de plantão atendem 28 pessoas em 8 horas, então, para que 42 pessoas sejam atendidas em 6 horas durante um plantão nessa delegacia, a quantidade de servidores disponíveis deverá ser igual a
Mévia, advogada, cedeu a Tícia, sua irmã gêmea, a carteira profissional da OAB, para ela ingressar no presídio, passando-se por advogada, a fim de visitar, quando quisesse, o namorado que se encontrava preso. Tícia, de fato, usou o documento profissional de Mévia, por várias vezes, sendo descoberta na última vez.
Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Recuemos cinco séculos no tempo. Vemos uma Europa, que então era o mundo, saída da Idade Média, possuída pela febre tão inquietante quanto bela e fértil do Renascimento, e
paradoxalmente, envolta em guerras religiosas e conquistas.
Na Península Ibérica, a inquietação criadora tomou outra forma. Povos de navegadores não mais se conformavam em olhar e apenas imaginar o que haveria além do horizonte
atlântico. Pagaram para ver, com risco de suas próprias vidas. Tomando o rumo oeste em pequenas embarcações, Colombo (1492) e Cabral (1500) descobriram o Novo Mundo.
Havia, no entanto, muito a descobrir. Desde o fim do século XIII, os europeus sabiam da existência do Grande Império da China, através da narrativa de Marco Polo que lá vivera cerca de 20 anos. Em seu livro, ele fazia referência ao Japão como um país fantasticamente rico, inatingido, localizado ao lado da costa chinesa. Todavia, dois séculos e meio transcorreriam antes que um europeu pisasse em território dos japoneses.
Com a chegada a Tanegashima, praticamente os portugueses completaram seus postulados, desenhos dos continentes e mares, que constituíam os primeiros mapas de navegação.
No primeiro encontro em Tanegashima, os japoneses conheceram a espingarda, que iria alterar profundamente o comportamento bélico de um povo exímio no uso da espada e do arco e flecha. Em 1546, três anos após o primeiro encontro, três naus portuguesas chegaram a Kyushu, dando início ao intercâmbio comercial com o Japão. Durante quatro décadas, até 1587 (quando chegam os espanhóis), os portugueses foram os únicos parceiros europeus no intercâmbio com o Japão.
(Aliança Cultural Brasil-Japão.
Cultura Japonesa: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba. Adaptado)
As informações textuais permitem concluir corretamente que
Liberdade adiada
Sentia-se cansada. A barriga, as pernas, a cabeça, o corpo todo era um enorme peso que lhe caía irremediavelmente em cima. Esperava que a qualquer momento o coração lhe
perfurasse o peito, lhe rasgasse a blusa.
Como seria o coração?
Teria mesmo aquela forma bonita dos postais coloridos?
… Será que as dores deformam os corações?
Pensou em atirar a lata de água ao chão, esparramar-se no líquido, encharcar-se, fazer-se lama, confundir-se com aqueles caminhos que durante anos e mais anos lhe comiam as solas dos pés, lhe queimavam as veias, lhe roubavam as forças.
Imaginou os filhos que aguardavam e já deviam estar acordados. Os filhos que ela odiava!
Não. Não voltaria para casa.
O barranco olhava-a, boca aberta, num sorriso irresistível, convidando-a para o encontro final.
Conhecia aquele tipo de sorriso e não tinha boas recordações dos tempos que vinham depois. Mas um dia havia de o eternizar. E se fosse agora, no instante que madrugava? A lata e ela, para sempre, juntas no sorriso do barranco.
Gostava de sua lata de carregar água. Tratava bem a lata. Às vezes, em momentos de raiva ou simplesmente indefinidos, areava uma, dez, mil vezes, até que sua lata ficava a
luzir e a cólera, ou a indefinição se perdiam no brilho prateado. Com o fundo de madeira que tivera que mandar colocar, ficou mais pesada, mas não eram daí os seus tormentos.
À borda do barranco, com a lata de água à cabeça e a saia batida pelo vento, pensou nos filhos e levou as mãos ao peito.
O que tinha a ver os filhos com o coração? Os filhos… Como ela os amava, Nossenhor!
Apressou-se a ir ao encontro deles. O mais novito devia estar a chamar por ela.
Correu deixando o barranco e o sonho de liberdade para trás.
(Dina Salústio. Mornas eram as noites. Adaptado)
Pela passagem – Pensou em atirar a lata de água ao chão, esparramar-se no líquido, encharcar-se, fazer-se lama… (5º parágrafo) – é correto afirmar que a personagem