Acerca da desburocratização na administração pública, da eficiência, da eficácia e da efetividade organizacional, da gestão de resultados e da solução de conflitos, julgue o item a seguir.
A eficiência dos processos é condição para o uso racional e adequado dos recursos públicos e a consequente efetividade das políticas públicas.
Em determinado órgão público, 10 servidores, trabalhando 8 horas por dia, atendem em média 300 pessoas por semana. A idade média desses servidores é 40 anos. Para se somar a esse efetivo de atendimento ao público, foram contratados 6 novos servidores.
A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item a seguir.
Se, após a contratação, a idade média dos servidores tiver passado a ser 34 anos, então a média de idade dos 6 novos servidores é inferior a 25 anos.
Hoje, 50% das pessoas vivem nas cidades e a estimativa é que 80% da população mundial esteja vivendo nos centros urbanos, a maior parte, nas metrópoles, até 2050. Isso significa em torno de sete bilhões de pessoas que dividirão condomínios, ruas, praças, centros comerciais e outros espaços urbanos. Possivelmente, se não houver uma mudança na forma de ocupação e exploração das cidades, a vida nesses ambientes ficará insustentável e suscetível a crises energéticas, hídricas e de combustíveis fósseis. Segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2050, 60% da população brasileira será adulta (terá em torno de 30 anos de idade), o que aumentará substancialmente a demanda por moradias.
Absorver o crescimento populacional com o menor impacto ambiental possível e criar moradias, espaços privados e públicos que permitam e incentivem o convívio humano e as relações interpessoais são dois grandes desafios do urbanismo sustentável, cujos ideais surgiram da urgência de minimizar os impactos ambientais causados pela superpopulação e pelo crescimento desenfreado das cidades.
Referência mundial em urbanismo sustentável, o arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, entusiasta dos lugares pensados pelas pessoas e para as pessoas (people friendly places), afirma que o maior desafio atualmente é tornar as cidades habitáveis, saudáveis, seguras e sustentáveis. Gehl cunhou a expressão “arquitetura barata para gasolina”, hoje utilizada por urbanistas de cidades sustentáveis em todo o mundo. Nesse novo urbanismo, voltado para as pessoas e para o ambiente, a primeira regra é acabar com essa arquitetura impulsionada pela acessibilidade do combustível fóssil: com a facilidade de deslocamento de carro para os grandes centros, as periferias cresceram desordenadamente e essa dependência dos automóveis, além de isolar os indivíduos e torná-los mais sedentários, é uma das razões da poluição atmosférica.
Entre as ações determinantes do urbanismo sustentável destacam-se o desenho urbano pautado pela vida pública, para que as pessoas caminhem mais, saiam dos espaços privados e passem mais tempo em espaços públicos; a diversificação do uso desses espaços como forma de incentivar sua ocupação, que, por sua vez, os torna mais seguros, já que a movimentação de pessoas desencoraja a criminalidade; a criação de espaços que permitam experiências multissensoriais, o que requer a adequação das construções às pessoas, evitando-se as megaobras que desconsideram a escala humana e desestimulam o contato e a experiência pessoal; a valorização do transporte público e do transporte compartilhado, além do incentivo a alternativas baratas e eficientes de transporte, como aluguel de bicicleta para quem precisa se deslocar dentro do perímetro urbano; o fortalecimento da economia e da identidade local, por meio do incentivo aos pequenos comércios e da criação de locais próprios para a realização de eventos artísticos e culturais; o cuidado e a manutenção de áreas verdes, para a realização de atividades ao ar livre, como forma de diminuir o estresse e contribuir para o bem-estar da população.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
Em relação às ideias do texto, julgue o item a seguir
A partir da leitura do texto, é correto inferir que a atuação dos urbanistas de cidades sustentáveis prioriza o bem‑estar das pessoas e a redução dos impactos ambientais causados devido ao crescimento desenfreado das cidades.
Julgue o item seguinte, referentes a direito administrativo.
O Tribunal de Contas da União (TCU) é competente para fiscalizar a legalidade dos atos de admissão de servidores efetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF).
O pagamento da remuneração de determinado servidor ocupante de cargo público de nível médio de tribunal regional eleitoral foi suspenso sob a justificativa de ele acumular o cargo público com um emprego público de nível médio em autarquia. O servidor contestou a medida, alegando que, além de haver compatibilidade de horários para o exercício de ambos, a Constituição Federal de 1988 não proíbe a acumulação de cargo e emprego públicos em diferentes instituições.
A partir da situação hipotética anterior, julgue o item seguinte.
A alegação apresentada pelo servidor está equivocada, pois a Constituição Federal de 1988 veda a acumulação remunerada de quaisquer cargos e empregos públicos de nível médio.
No parágrafo 4, o fragmento "que pastaram o restante da vegetação" evidencia um cenário de
Considerando as Resoluções n.º 67/2009, n.º 296/2019, n.º 325/2020 e n.º 395/2021 e a Recomendação n.º 144/2023, todas do CNJ, julgue o item a seguir, referentes às normas institucionais do CNJ.
Compete à Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários supervisionar a implantação do processo judicial eletrônico (PJe).
O estilo de liderança identificado por Kurt Lewin, sob o aspecto da tomada de decisões, onde as diretrizes são debatidas pelo grupo e o líder atua como um orientador, denomina-se:
Ao longo do tempo, a Administração Pública foi influenciada por diversas mudanças globais e locais na forma de administrar. O surgimento de um Estado moderno, destinado a organizar a vida social, introduziu modelos significativos na história do Brasil. O modelo burocrático de Max Weber realizou grandes movimentos na Administração Pública e Privada e no terceiro setor no século XX.
Assinale a opção que apresenta uma disfunção do modelo burocrático weberiano.
Acerca das funções administrativas, a organização em relação ao nível intermediário de sua atuação está relacionada à:
A gestão de projeto é essencialmente interativo e segue uma sequência de fluxos correspondentes aos seus estágios em ordem crescentes de seus passos.
Assinale a opção que indica relação correta na ordem apresentada quanto aos estágios e suas ações.
A Teoria Comportamental enfatiza o papel do administrador na integração e harmonia entre as variáveis organizacionais e humanas, priorizando as necessidades dos clientes e o equilíbrio entre missão, objetivos e estrutura organizacional, e habilidades, atitudes e valores individuais. As funções administrativas tradicionais são cruciais para essa integração, com destaque para a direção. Para alcançar esse equilíbrio, o administrador utiliza mecanismos como processo decisório, sistemas de comunicação, relacionamentos interpessoais e sistema de recompensas e punições, conforme proposto por Likert.
O Sistema 1 Autoritário-coercitivo é caracterizado por:
Em uma equipe que trabalha por projetos, Julia se caracteriza pelo foco no cumprimento dos prazos de entrega de todos os compromissos assumidos. Já Miguel abraça as novas ideias e se empenha em buscar os recursos para implementá-las.
Os papéis que Julia e Miguel desempenham na equipe são, respectivamente, de:
A matriz Ansoff é uma ferramenta cuja finalidade é analisar as variáveis do produto e do mercado com relação ao seu crescimento.
Uma estratégia dessa matriz é a penetração no mercado que tem por característica explorar:
Na abordagem dos sistemas abertos, as organizações são entendidas como em contínuo intercâmbio com o ambiente em
que se inserem. Em um dos modelos conceituais mais conhecidos sobre essa abordagem, Katz e Kahn propõem um conjunto de características das organizações como sistemas abertos. Sobre essas características, considere as seguintes afirmativas:
I) equifinalidade refere-se à concepção de que não existe uma única maneira certa de a organização atingir uma situação estável;
II) homeostase dinâmica refere-se à noção de que as organizações tendem à multiplicação e à elaboração de
funções, substituindo padrões gerais por funções especializadas;
III) entropia negativa refere-se à concepção de que a energia colocada no ambiente retorna à organização para a repetição
de seus ciclos de eventos.
Está correto o que se afirma em