Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A teoria neoclássica da administração conceitua organização

formal como um conjunto de posições funcionais. O princípio básico discutido pelos neoclássicos, e que significa o número de empregados que um gerente pode supervisionar, é

chamado de:

A visão a respeito do homem na empresa evoluiu juntamente com o desenvolvimento da Ciência da Administração. A concepção que contempla valores, percepções, características pessoais e necessidades, de forma a manter o equilíbrio interno diante das demandas que são feitas pelas forças externas do ambiente caracteriza o homem como:

Considere a necessidade de alteração do salário dos colaboradores, com o objetivo de mantê-los na empresa por um período mais prolongado, alterando-se, em consequência, um componente da remuneração, concedido sob a forma de seguro de vida. Essa concessão ocorrida no componente salarial se refere a:

Considere que uma empresa opera em ritmo não uniforme e que o planejamento de estoque é realizado em função de uma demanda por componentes em intervalos irregulares e em quantidades variadas. Para que os componentes estejam disponíveis na oportunidade em que a produção exigir, deverá ser utilizada a seguinte metodologia de cálculo de lote de estoque:

Observe o organograma com visual suave, utilizado quando se deseja reduzir a possibilidade de conflito entre superior e subordinado pela atenuação das linhas de autoridade. Esse organograma, aplicado principalmente em equipes de alto desempenho, como as das áreas acadêmicas de universidades e de hospitais, é o do tipo:

Considere que o gerente de uma empresa recebeu de seu chefe um documento de planejamento que tem por objetivo otimizar sua área de resultados, a médio prazo e para atender ao nível intermediário da organização, com uso eficiente dos recursos disponibilizados. Esse documento se refere ao seguinte planejamento:

Para selecionar fornecedores, as empresas utilizam diversos critérios, dentre os quais destaca-se a preocupação com a capacidade que tanto o fornecedor como o cliente devem possuir, de se ajustarem rapidamente às demandas e mudanças do mercado. Esse critério está relacionado à:

Na gestão da qualidade, o fato de um cliente entrar em contato em qualquer momento com aspectos da organização e favorecer a capacidade de produzir uma imagem sobre a qualidade dos serviços está relacionado ao conceito de:

A cultura organizacional envolve aspectos como hábitos e expectativas compartilhadas pelos integrantes da empresa. O esforço que as organizações fazem através de sequências repetitivas para tornar a cultura organizacional mais presente na vida dos empregados, utilizando-se de atividades planejadas, expressivas e visíveis, está relacionado ao conceito de:

As barreiras à comunicação impedem que a mensagem enviada pelo emissor seja corretamente entendida pelo receptor.
Dentre essas barreiras está o artifício de colorir e adulterar a mensagem, para que ela seja mais bem aceita pelo receptor, e também dizer apenas aquilo que ele quer ouvir. Esses óbices da comunicação referem-se ao do seguinte tipo de ruído:

Sobre o exercício e a fruição do cargo público, é correto afirmar que:

Determinada servidora anteriormente lotada na Secretaria de Obras e Serviços consegue, no curso de processo administrativo disciplinar (PA(D), sua remoção para a Secretaria de Saúde. Em relação à competência disciplinar, é correto afirmar que:

De acordo com as práticas contábeis em vigor, as demonstrações contábeis são mais comumente elaboradas segundo modelo baseado no custo histórico recuperável e no conceito da manutenção do capital financeiro nominal. Sabendo-se disso, pode-se afirmar que:

Para identificar uma conta de resultado, basta lembrar que ela invariavelmente estará na Demonstração do Resultado do Exercício (DR(E). Assim, na DRE:

Uma lei publicada pela prefeitura do Rio de Janeiro está causando dúvida entre os contadores dos clubes de futebol da cidade. De acordo com a nova legislação, os clubes precisarão, até 30 de junho de 2011, treinar e certificar jogadores do elenco profissional para atuar no novo estádio do Maracanã, sem danificar o gramado. No Clube de Regatas Cama de Gato, por exemplo, nenhum dos 30 jogadores do elenco principal terá sido treinado até 31 de dezembro de 2010. Entretanto, a diretoria do clube divulgou nota informando que o treinamento e a certificação estão previstos para acontecer em maio de 2011 a um custo de $ 2.000,00 por atleta. Enquanto isso, a prefeitura tem feito campanhas educativas e ressaltado que os clubes inadimplentes com a determinação do município serão penalizados com multa de R$ 40.000,00 por atleta, devendo ser pagas até 20 dias após o prazo estipulado. Em conformidade com as práticas de contabilidade adotadas no Brasil, deve ser feita em 31 de dezembro de 2010 a seguinte provisão:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282