O professor de língua portuguesa deve ter alguns cuidados pedagógicos para estimular a leitura e, consequentemente, a escrita. São exemplos desses cuidados, EXCETO:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
No terceiro parágrafo, que expressão retoma a ideia apresentada no segundo parágrafo, mostrando que haverá uma continuidade do que foi dito?
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Em “[...] comprovou-se a estreita ligação entre o senso de humor e a vida harmônica da sociedade: aquele que mantém o sorriso no rosto está mais apto a lidar com seus próprios problemas e a se relacionar com os outros.” (§ 1), o emprego dos dois pontos justifica-se por anteceder um(a):
Leia o texto a seguir, para responder à questão.
O que, na frase, gerou a distração do autor e a consequente INADEQUAÇÃO do registro?
Pode-se afirmar que é função da literatura, EXCETO:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “Pode parecer que o cronista faz biscoitos, ou seja, coisinhas pequenas com algum açúcar por cima.” § , o uso das vírgulas se justifica por:
Observe as figuras a seguir:

Em relação às figuras ( I ) e ( II ), pode-se afirmar que:
O único sólido geométrico que NÃO pode ser planificado é o(a):
Os rios que cortam o território do Acre são importantes para o transporte hidroviário no Estado. Entre os rios abaixo aquele que NÃO faz parte da hidrografia acreana é o Rio:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Em “O leitor tem expectativas em relação ao SEU cronista. [...]”( 6), o uso do pronome destacado se justifica por se referir, no texto, ao seguinte trecho:
Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.
Assinale a opção em que a palavra do texto foi acentuada seguindo regra diferente das demais.
De acordo com a norma culta da língua, em apenas uma das frases o pronome pessoal oblíquo foi corretamente colocado.Aponte-a.
De acordo com Veiga (2003), “tanto a inovação regulatória como a emancipatória provocam mudanças na escola, contudo, há diferenças substanciais que acompanham cada uma delas.” Adotar no PPP – Projeto Político Pedagógico uma perspectiva de inovação regulatória pressupõe que as decisões de planejamento:
No planejamento escolar, são necessários elementos como: ordem, objetividade e flexibilidade. Por objetividade, entende-se à:
No século XIX, a sociedade veio a se constituir como “problema” ou “objeto” que deveria ser investigado por uma nova ciência – evidentemente, a Sociologia. Os primeiros “cientistas” da sociedade, como Saint-Simon e Augusto Comte, colocaram que os homens de seu tempo viviam numa sociedade: