Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Na engenharia de software, a engenharia de requisitos fornece o mecanismo que permite o entendimento do que o cliente deseja. Alguns autores consideram que ela é composta por sete tarefas distintas: concepção, levantamento, elaboração, negociação, especifi cação, validação e gestão. Sobre essas tarefas, assinale a alternativa INCORRETA.

Acerca das técnicas de armazenamento e backup, é CORRETO afi rmar que:

O comando ps do Linux permite parâmetros (ou opções) que apresentam:

I - O nome de usuário que iniciou o processo e hora em que o processo foi iniciado.

II - Os processos criados por você e de outros usuários do sistema.

III - A árvore de execução de comandos (comandos que são chamados por outros comandos).

IV - As variáveis de ambiente no momento da inicialização do processo.

Para realizar o que é defi nido nos itens acima serão utilizados, CORRETAMENTE e RESPECTIVAMENTE, os parâmetros:

A Receita na área pública está relacionada ao ingresso e a arrecadação. Assim, a Receita Orçamentária contempla ingressos fi nanceiros de natureza orçamentária pertencentes ao Estado a serem aplicados em despesa pública. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 4.320/64, classifi ca-se a Receita Orçamentária em duas categorias econômicas: Receita Corrente e Receita de Capital. Assinale a alternativa que apresenta apenas Receitas Correntes.

O Orçamento Público é o ato administrativo, revestido de força legal que estabelece um conjunto de ações a serem realizadas, durante um determinado período de tempo. Deve compreender o montante de recursos a serem arrecadados pelos órgãos e entidades públicas e fi xar o montante dos recursos a serem aplicados pelos mesmos na realização/manutenção dos serviços públicos. Para a elaboração do orçamento deverão ser observadas primícias, orientações e recomendações. Em relação a estes Princípios que norteiam o Orçamento Público, assinale a alternativa INCORRETA.

Com base nas contas elencadas, marque

a alternativa que demonstre o valor do Resultado

apurado no período.


O Estado de “Bons Resultados" no fi nal

do exercício fi nanceiro, de determinado período,

apresentou alguns dados do Balanço Patrimonial:


Com base nas informações, assinale a opção

CORRETA:

Sobre a digitalização de documentos é INCORRETO afirmar:

A definição do conceito de Gestão de Documentos encontrada na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, NÃO menciona a seguinte operação técnica:

Sequência de operações técnicas que tem por finalidade dar forma processual ao conjunto de documentos acumulados no decorrer de uma ação administrativa, visando encaminhamento, manifestação e decisão:

“Os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos”. A definição acima se refere ao Princípio Arquivístico da?

No sistema UNIX, qual o resultado do comando man ifconfi g wlan down?

Existem endereços IP que foram reservados para utilização em redes privadas. Um dos mecanismos que permite que uma rede, utilizando endereços privados, possa acessar a internet é fazer com que o IP de origem de um pacote proveniente da rede privada que passam por um router ou fi rewall sejam reescritos para que ele tenha acesso ao exterior na rede pública.
Basicamente é um mapeamento baseado no IP interno e na porta local do computador. Estamos nos referindo ao:

É possível confi gurar diversas restrições a ações de um determinado usuário em um sistema Windows. Em um computador rodando Windows 7 Professional, isto pode ser realizado com uso do Editor de Diretiva de Grupo Local, o qual pode ser invocado usando a linha de comando ou o Console de Gerenciamento Microsoft (MMC).
Para invocá-lo via linha de comando, DEVEMOS executar o arquivo:

Dada a sequência de código Python3, assinale a alternativa CORRETA:
q = [x ** 2 for x in range(5)]

Acerca da etiopatogenia e diagnóstico da doença cárie, assinale a alternativa INCORRETA:

Paciente compareceu ao consultório odontológico relatando dor espontânea e intermitente, agravada pelo calor no elemento 46. A sintomatologia relatada pelo paciente sugere quadro clínico de:

Pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, tais como a hemofilia e a doença de von Willebrand apresentam alto risco de sangramento na cavidade bucal, principalmente após procedimentos cirúrgicos ou traumas mucosos. A respeito deste assunto, assinale a alternativa CORRETA:

O capeamento pulpar indireto ou tratamento expectante representa um procedimento muito realizado na prática clínica. Com relação a essa opção de tratamento, assinale a alternativa CORRETA:

A erosão que acomete principalmente as faces linguais dos dentes superiores de pacientes com transtornos alimentares e que auto-induzem o vômito recebe o nome de:

Segundo Ferreira-Brito (1990), a LIBRAS tem sua estrutura gramatical organizada a partir de alguns parâmetros que estruturam sua formação nos diferentes níveis linguísticos. Três são seus parâmetros principais ou maiores; e outros três constituem seus parâmetros menores. Marque a alternativa CORRETA para os parâmetros menores.
FERREIRA-BRITO, L. Uma abordagem fonológica dos sinais da LSCB. Espaço: Informativo Técnico-científi co do INES, Rio de Janeiro, v.1, p.23-43, 1990

Segundo os deveres do intérprete, elencados no código de ética presente no Regimento Interno do Departamento Nacional de Intérpretes (FENEIS), aprovado por ocasião do II Encontro Nacional de Intérpretes - Rio de Janeiro/RJ/Brasil - 1992, assinale a opção que melhor soluciona a problemática relatada por Rodrigues.

Em relação à questão de neutralidade do tradutor/intérprete da língua de sinais, tendo como base os modelos propostos por Emeli Leite, (2004) citado por Marques, (2012) em Os papéis do intérprete de Libras na sala de aula inclusiva, marque (V ) para VERDADEIRO ou (F ) para FALSO.
( ) No “modelo ajudador”, adota-se uma postura assistencia lista, caritativa, que surgiu antes que a interpretação fosse encarada como profi ssão. Nessa época, a maioria dos intérpretes eram amigos, professores, religiosos ou familia res de pessoas surdas.
( ) No “modelo ajudador”, os intérpretes não possuíam uma formação especifi ca e utilizavam a interpretação simultânea, para resumir ou modifi car o que julgava estar além da compreensão das pessoas surdas.
( ) No “modelo de condutor”, o intérprete é visto como máquina; o intérprete teria que ser como um telefone, apenas “passando” a informação de um lado para o outro, sem se envolver e sem manifestar sua subjetividade
( ) No “modelo de condutor”, os intérpretes queriam um tratamento mais profi ssional e se achavam na obri gação de serem invisíveis, neutros e distantes.
( ) No “modelo de especialista bilíngue e bicultural”, a cultura das partes envolvidas no processo comunicativo não é levada em consideração e também encarada como relevante a situação ou o contexto em que esse processo se dá.
( ) No “modelo de especialista bilíngue e bicultural”, o intérprete deveria “ser assistencial, também, com os ouvintes”.
E o grande perigo seria esse sujeito tentar acumular “funções na tentativa de ser especia lista em tudo, além de tradução: pedagogia, antropologia, sociologia, psicologia etc”.
Assinale a assertiva que apresenta a sequência CORRETA.

Santaella (1986) descreve que a língua é a parte fi xa da linguagem e a linguagem é a língua em movimento, de modo que o ato de compreender, interpretar, traduzir um pensamento em outro, forma um ciclo em movimento ininterrupto. Nessa perspectiva, a linguagem é estabelecida através da associação entre as coisas que são percebidas e as lembranças de sensações, sentimentos e ideias despertadas pela percepção. Na Libras, esse movimento se desdobra por meio da via estrutural de aspectos da iconicidade e da arbitrariedade. Analise as alternativas abaixo, e assinale a única afi rmativa CORRETA em relação aos aspectos básicos da iconicidade e arbitrariedade na LIBRAS:

É correto afirmar que

Assinale a alternativa correta sobre o instituto da posse

e seus efeitos.

Em regra, são objeto de proteção como direitos autorais, de acordo com a Lei n 9.610/98,

São direitos básicos do consumidor:

Quanto à ação popular, assinale a alternativa correta.

Assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282