Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 311928 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 16
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 17
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 18
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 19
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 20
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 21
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 22
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 23
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 24
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 25
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 26
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 27
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 28
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 29
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 30
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nos sistemas computacionais atuais, podemos implementar dois tipos de criptografia: a criptografia simétrica e a assimétrica. A escolha entre uma e/ou outra, depende da necessidade e funcionalidade do software. Assinale a alternativa que apresenta somente algoritmos de criptografia simétricos.

VPN (Virtual Private Network) é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública. Dos protocolos utilizados na VPN, fazem parte:

Use as letras V e F para indicar se as afirmações a seguir acerca do texto são verdadeiras ou falsas. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das letras de cima para baixo. ( ) Ansiedade, estresse, obesidade e crises financeiras são problemas típicos e exclusivos das grandes cidades. ( ) Acordar com sensação de cansaço e não dormir bem são sintomas da apneia do sono, um sério distúrbio de saúde que afeta muitas pessoas. ( ) Aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e tablets, contribuem para prejudicar a qualidade do sono e do descanso noturno. ( ) O Hotel do Sono, na capital paulista, foi uma iniciativa da farmacêutica Medley com o objetivo de conscientizar a população para o problema do sono.

Assinale a única alternativa que apresenta erro.

Se 6 agentes comunitários de saúde visitam 144 famílias em 3 dias de trabalho, quantas famílias serão visitadas por 5 agentes comunitários de saúde, em 6 dias de trabalho?

É direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. Para isso devem ser assegurados, os itens a seguir, exceto:

Com relação à Vigilância em Saúde, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. ( ) A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise permanentes da situação de saúde da população. ( ) São ações de vigilância: promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde. ( ) O conceito de vigilância em saúde inclui apenas a vigilância e o controle das doenças transmissíveis. ( ) A vigilância em saúde deve estar cotidianamente inserida em todos os níveis de atenção da saúde. Marque a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta das letras.

Na organização da atenção, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o Agente de Controle de Endemias (ACE) desempenham papéis fundamentais, pois se constituem como elos entre a comunidade e os serviços de saúde. Quanto ao processo de trabalho do ACS, avalie as assertivas abaixo: I. Deve ser corresponsável pelo controle das endemias. II. Após as visitas domiciliares e identificação dos problemas que não poderão ser resolvidos por ele, deverá transmiti-las ao ACE. III. Deverá desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos, em sua área de abrangência. IV. Deverá somente realizar atividades já programadas ou planejadas pelo enfermeiro supervisor. Estão corretas.

Considerando as ideias de Batista e Mantoan (2005), assinale a assertiva incorreta.

Em relação à CONCEITUAÇÃO DE GRUPO, segundo Zimerman (1993), marque verdadeiro “V” ou falso “F” às afirmações a seguir: ( ) O ser humano somente existe em função de seus inter-relacionamentos internos bem estabelecidos. Caso não se complete corretamente o processo das identificações fundamentais, jamais poderá se relacionar em grupo. ( ) A coesão do grupo está na proporção direta, em cada um e na totalidade, dos sentimentos de “pertinência” e de “pertencência”. ( ) No campo grupal nem sempre se processam fenômenos como os de resistência e contrarresistência, de transferência e contratransferência. Tais fenômenos consistem em uma reprodução exata do que se passa na relação terapêutica bipessoal. ( ) É preciso fazer uma distinção entre a simples emergência de fenômenos grupais e um processo grupal terapêutico. O primeiro é de natureza ubíqua, independente da finalidade dos grupos, enquanto o processo grupal necessita de um enquadre apropriado e é específico dos grupos terapêuticos. ( ) Um conjunto de pessoas constitui um grupo; um conjunto de grupos constitui uma comunidade; e um conjunto interativo de comunidades configura uma sociedade. ( ) Por “agrupamento”, compreende-se uma relação única e especial, com leis e mecanismos próprios. Marque a alternativa que corresponde à sequência correta das letras, de cima para baixo.

Na Psicoterapia Breve Psicodinâmica, as peculiaridades técnicas referidas por Cordioli (2009, p. 183) correspondem corretamente à descrição da alternativa:

Segundo Chiavenato (2010), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo. Sendo assim, podem ser feitas as seguintes afirmações: I. O recrutamento interno abrange os candidatos que se encontram trabalhando na organização, buscando transferi-los ou promovê-los. Esse tipo de recrutamento apresenta prós e contras, ou seja, motiva e encoraja o desenvolvimento dos atuais funcionários, mas, por outro lado, pode reduzir a fidelidade dos mesmos, sendo que se mantém a cultura organizacional. II. O recrutamento externo é realizado com candidatos que não trabalham na empresa, buscando atraí-los por diversos meios. Um dos aspectos positivos desse tipo de recrutamento é que enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades. Um dos fatores negativos consiste em acarretar mais custo e, também, por ser mais demorado o processo. III. Enquanto o recrutamento interno aborda um contingente circunscrito e conhecido de funcionários internos, o externo aborda um enorme contingente de candidatos espalhados pelo mercado de recursos humanos. Por essa razão o recrutamento externo utiliza várias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos. Está (estão) correta(s):

Considerando que o trabalhador passa muitas horas do seu dia em seu ambiente de trabalho, é extremamente importante que as empresas saibam como as pessoas se sentem, como interagem entre si, com os clientes ou elementos externos. Portanto, é relevante que as empresas realizem pesquisas sobre o clima organizacional com vista ao descrito nas alternativas abaixo, exceto a alternativa:

De acordo com Hultz et al (2016), podemos afirmar que o Psicodiagnóstico corresponde corretamente à descrição da alternativa:

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os espaços pontilhados das linhas 4, 5, 15, 17 e 21 do texto II.

Considere a situação hipotética descrita abaixo:

A ideia da Agenda do Diretor, amplamente aplaudida pelos professores e funcionários administrativos da escola, gerou posteriormente o Manual da Boa Comunicação Escolar, sendo solicitado ao secretário escolar que enviasse o Manual ao Secretário Municipal de Educação e ao Reitor da Universidade local.

Ao se dirigir, respectivamente, ao Secretário e ao Reitor, os pronomes de tratamento indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:

Dois auxiliares administrativos, Vitor e Andréia, são encarregados de fazer 110 demonstrativos de pagamento de salário. Os dois começam a fazer os demonstrativos simultaneamente e só param quando todos estiverem prontos. Nota-se ainda que, enquanto Andréia faz 6 demonstrativos, Vitor faz 5. Assinale a alternativa que indica corretamente quantos demonstrativos de pagamento de salário Andréia fez a mais que Vitor.

Segundo a Lei 9.394/96, a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:

I. Por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola.

II. Por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

III. Dependendo da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.

Está correto o que se afirma em:

A Lei 9.394/96 afirma que para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:

I. Atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas.

II. A inclusão de experiência prática de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional.

III. Cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais.

Está incorreto o que se afirma em:

Segundo o documento Projeto Escola Viva, em 1990 ocorreu a Conferência Mundial de Educação para Todos - Declaração Mundial de Educação para Todos, que aconteceu em:

No livro A psicogênese da língua escrita, as autoras falam que, na educação infantil existem duas faces.

Quais são elas?

“União indissolúvel de um significante e um significado". (FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização).

A definição acima refere-se ao:

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, houve um tempo de muita articulação política, até que se chegou à uma nova Lei, onde a Arte deixou de ser uma atividade e passou a ser um componente curricular.

Qual Lei o documento se refere?

“A escola deve proporcionar aos estudantes conhecimentos e instrumentos consistentes [...]. Nesse sentido, o de promover a emancipação dos estudantes, vale lembrar o pensamento de _______________ (1997): “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção"". (Currículo do Estado de São Paulo, p. 32).

A qual educador refere-se o documento?

A Educação Física dentro da sua especificidade deverá abordar os temas transversais, apontados como temas de urgência para o país como um todo, além de poder tratar outros relacionados às necessidades específicas de cada região. Os temas transversais são:

I. Ética.

II. Maturidade.

III. Pluralidade Cultural.

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, está incorreto o que se afirma em:

Em consonância com o livro Geografia: pequena história crítica, assinale quem foi o teórico precursor da escola do Meio-Oeste, da Geografia Norte-americana:

“Os documentos também são materiais mais atrativos e estimulantes para os alunos e estão associados aos métodos ativos ou __________________, conforme as justificativas de algumas propostas curriculares". (BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos, p. 327).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282